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7 Dicas para Aliviar a Ansiedade


7 dicas para aliviar a ansiedade

Estar em isolamento social no contexto de Covid-19, em que estamos lidando, enquanto sociedade, com diversas crises ao mesmo tempo e no mundo inteiro, nos influencia enquanto pessoas.

No mundo interno, tenho feito atendimento online de pessoas que trazem vários medos: de pegar o vírus e ter que ir para o hospital; de algum familiar ou amigo ser infectado e não resistir; de estar sozinho em isolamento e não ter com quem contar em uma situação de emergência; de estar em isolamento com várias pessoas e ter que gerenciar conflitos frequentes; de faltar dinheiro para pagar os boletos que continuam chegando; da empresa em que você trabalha não ter dinheiro para pagar seu salário.

Conviver diariamente com esses medos faz aumentar o nível de ansiedade e desespero (muitas pessoas estão desencadeando crises de pânico) bem como melancolia, tristeza e depressão. Muitas vezes, essas condições fazem com que dores no corpo fiquem mais fortes, piorando ainda mais a qualidade de vida.

 

Para lidar com a avalanche emocional e manter a saúde mental é importante criar estratégias, por isso listamos abaixo sete dicas para aliviar a ansiedade.

 

Mas lembre-se: como sempre na história da humanidade, cada ser vive uma realidade e, portanto, dicas genéricas precisam ser analisadas para serem adotadas, adaptadas ou descartadas.

 

Sete dicas para aliviar a ansiedade

 

1. Informe-se, mas não muito

É importante equilibrar a quantidade e a qualidade de informações para não cair em um dos dois extremos: negligência (“não quero saber de nada”) ou desespero (“quero saber de tudo”). Equilíbrio, essa sempre foi a chave para tudo na vida. Então, informe-se, mas com moderação.

Perceba qual horário do dia é melhor para você conseguir se informar e realizar outras atividades sem que a ansiedade ou a tristeza tomem conta. O horário do almoço ou fim de tarde podem ser uma ideia. Não parece uma boa ideia nem antes de dormir, pois pode influenciar seu sono, nem logo que acordar, pois pode dar o tom para o seu dia todo. Além disso, restringir seu tempo de contato com notícias a 1 ou 2h diárias pode ser saudável.

Informe-se em fontes confiáveis, com é o Canal do YouTube do Átila Iamarino, biólogo e pesquisador com pós-doutorado pela USP e pela Yale University. Ele ganhou grande relevância durante a pandemia e é, certamente, uma das vozes mais confiáveis nesse debate.

 

2. Respeite-se

Estamos tentado entender o que é esse mundo novo, essa nova forma de existir e, em algum nível, estamos nos despedindo da nossa velha vida, o que nos leva a uma vivência de luto.

Além disso, a crise na saúde, na economia e na política, todas juntas e ao mesmo tempo, estão trazendo situações complexas e traumáticas que vivendo na pele, cada pessoa com uma intensidade e uma maneira. Mas a realidade é que estamos vivendo um trauma mundial.

Estar em isolamento pode gerar uma montanha-russa emocional. Em uma hora você sente esperança, compaixão, gratidão pelo que você tem, na outra hora, você sente ansiedade, tristeza ou raiva.

Quando você se sente bem, percebe-se com energia e disposição para cuidar de si, da casa, do trabalho. Mas quando se sente mal, a energia vai embora e pode sentir vontade de assistir Netflix, dormir, chorar ou conversar com alguém. Reconheça e, se for possível, respeite suas necessidades. Peça ajuda quando sentir que não está dando conta de lidar sozinho.

 

3. Exercite-se

“Corpo são, mente sã”. 

A frase do filósofo romano Juvenal faz ainda mais sentido no isolamento.

Atividades físicas liberam endorfinas, hormônio responsável pelo bem estar, humor, concentração e autoconfiança.

Existem inúmeros apps e Canais do YouTube que mostram como fazer atividade física em casa. Pesquise para ver com qual você se identifica mais e defina um horário que é mais adequado para você.

 

4. Medite

Meditação é uma forma incrível para se manter no presente e se desfazer de sentimentos que geram desconforto. Para quem não tem o hábito de meditar, as meditações guiadas são uma ótima opção, pois basta ser concentrar no que está sendo orientado.

Eu elaborei uma meditação guiada específica para esse momento e é como uma mini-sessão de ThetaHealing: https://youtu.be/lxbs3PKUr5o

 

5. Controle a ansiedade: técnica de respiração 3-3-6

Esteja atento aos seus sentimentos. A meditação vai te ajudar com isso. Caso você sinta ansiedade, reconheça-a, perceba em que parte do corpo você a sente, qual é a intensidade de 0 a 10 e faça a seguinte técnica:

  • Inspire suavemente contando mentalmente até 3
  • Segure contando mentalmente até 3
  • Expire suavemente contando mentalmente até 6

Volte a atenção para a parte do seu corpo onde estava sentido a ansiedade e veja quanto está sentido de 0 a 10. Repita calmamente a respiração até que a ansiedade fique nível 1 ou 0.

Caso queira olhar de uma forma mais aprofundada para essa situação, pode ser interessante buscar ajuda de um terapeuta com quem você se identifique para tratar a causa raiz da ansiedade.

 

6. Busque apoio

Contato com outras pessoas é fundamental para humanos em momentos de comemorações e de tristezas. A presença de um outro ser fez a alegria ser mais intensa e a dor ser mais amena.

O distanciamento social presencial pode ser amenizado por encontros online com amigos e familiares. Existem apps que permitem reuniões a distância com várias pessoas ao mesmo tempo. Outro dia, eu cozinhei na companhia da minha mãe, ela me dando dicas em São Paulo e eu aprendendo em Campinas, tudo pelo whatsaap. Estamos marcando encontros virtuais com amigos, o que diminui um pouco a saudade.

Os atendimentos de ThetaHealing têm acontecido online e meus clientes conseguem trabalhar suas questões tão bem quanto em sessões presenciais.

Precisamos nos adaptar a essa realidade nesse momento e isso fica mais fácil com a ajuda de outras pessoas, então, busque apoio.

 

7. Responda à pergunta: como você quer sair desse momento?

“Estou aprendendo a cozinhar”, “Percebi que tenho força para cuidar das minhas filhas e da casa sem ajuda”, “Estou lendo mais”, “Estou aprendendo a tocar piano em um curso online”, “Estou organizando a minha casa melhor”.

Nos atendimentos, ao sair do ciclo de reclamações e ver além, para o aprendizado, as pessoas  trazem o que tem visto de bom na situação que estamos passando.

Podemos ver essa crise como uma oportunidade de aprender algo novo sobre qualquer assunto com livros e cursos online e de aprendermos algo sobre nós mesmos, desenvolvermos alguma virtude como paciência, colaboração, comunicação.

Ao responder a pergunta “Como eu quero sair desse momento?” você vai definir um objetivo e poder trilhar um caminho para chegar nele, com calma, respeitando o seu tempo e as suas necessidades. Todas as dicas anteriores te ajudam a responder a questão. Use-as.

 

Por Raquel Ribeiro, março/2020.

Facilitadora do Curso de Thetahealing – DNA Básico

É curiosa por histórias de vida, faz amigos por onde passa. Sempre antenada com o cuidado ao próximo, transborda energia de viver em forma de ideias, inundando o mundo ao seu redor. É doutora em psicologia pela USP e terapeuta ThetaHealer certificada pelo Think (Thetahealing® Institute of Knowledge).

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