aconselhamento CONSCIENCIAL
A consciência não tem conteúdo. Não é pensamento, nem percepção, nem sensação, nem sentimento e nem intuição. Disso decorre uma dificuldade fundamental: como se referir a ela (a consciência) usando a linguagem oral ou escrita, que são manifestações próprias do pensamento?
Só podemos fazê-lo usando o atributo que define a consciência da maneira mais aproximada possível, usando a linguagem, mas sem nos subjugarmos inteiramente a ela. Precisamos aceitar que qualquer dizer, por mais preciso que seja, nunca dá conta do inefável.
Entretanto, fazendo uso da palavra podemos dizer que consciência é então, o dar-se conta. Dar-se conta do próprio pensamento, das sensações, das intuições e dos sentimentos. Isto pode parecer com o que costumamos chamar de autoconhecimento. Cada nível de consciência individual nasce de um infinito oceano consciencial que é, segundo muitas tradições sapienciais, o manancial de toda a manifestação: o Deus, o Vazio, a Totalidade, a Unidade.
Se compartilhamos a ideia de que o autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano, então trafegar por esses níveis de consciência, na direção do seu manancial infinito, é a tarefa primordial de qualquer ser humano, em busca do conhecimento de si mesmo.
Especificidades do aconselhamento Consciencial
Inserido nas atribuições do COAN – (Conselho de Anciões de Nazaré Uniluz) – está o que denominamos Aconselhamento Consciencial, ou seja, a possibilidade de que um indivíduo ou um grupo possa se reunir com membros desse Conselho, envolvendo um cuidado amoroso com qualquer tema ou assunto que diga respeito a uma ampliação ou a um esclarecimento, no âmbito da consciência.
Conheça abaixo os membros do Conselho de Anciões que estão disponíveis para estabelecer diálogos com pessoas que buscam o autoconhecimento para o seu desenvolvimento integral como ser humano:
” Mindfulness é o milagre pelo qual nossa mente dispersa pode ser chamada de volta, num instante, e ser restaurada saudavelmente, para que possamos viver cada minuto da vida”
– Thich Nhat Hanh
Cultivo de práticas meditativas que possibilitam ampliar habilidades e estados de atenção que já trazemos conosco para viver no presente com a experiência presente, assim como ela é, com abertura, clareza mental, curiosidade, aceitação, consciência gentil e sem julgamentos. Isso possibilita o discernimento para responder com as melhores ações e escolhas ao que a vida nos apresenta e, também, nos darmos conta que muitas vezes ficamos desatentos, perdidos em memórias do passado, ansiosos pelo que vai acontecer, em autocríticas e julgamentos, reagindo com padrões automáticos.
Tempo: encontros semanais virtuais de 1h.
Preço: Não há cobrança de um valor monetário especificado, mas há o convite para que você faça uma contribuição consciente*. (Clique aqui para mais esclarecimentos sobre isso.)
É Instrutora de Mindfulness e de Mindful Eating. Possui formação em Psicologia Transpessoal, atuando também como Terapeuta Transpessoal.
Em sua trajetória de aprofundamento interior e de nutrição do Ser com valores, fez a Formação Holística de Base da UNIPAZ, uma jornada transformadora de educação e liderança para uma Cultura de Paz.
Foi residente em Nazaré Universidade da Luz, onde vivenciou os princípios de atenção plena e práticas meditativas que favorecem o desenvolvimento integral do Ser Humano. Atualmente é associada, membro do Conselho Diretor e do Conselho de Anciões.
Mentor e conselheiro espiritual. É atualmente Associado e membro do Conselho de Anciões, exerceu vários cargos no Conselho Diretor e foi também residente em Nazaré Uniluz.
Oferece aconselhamento sobre como agir em casos de problemas com relacionamentos, trabalho, novos projetos, situações estressantes, espiritualidade e saúde, identificando possíveis resoluções.
Tempo: encontros semanais virtuais de 1h.
Preço: Não há cobrança de um valor monetário especificado, mas há o convite para que você faça uma contribuição consciente*. (Clique aqui para mais esclarecimentos sobre isso.)
Coach e Mentor com abordagem espiritualista. Chefe do tambor em danças e líder de cerimônias sagradas. Iniciado no Caminho Vermelho por Joseph Rael, Beautiful Painted Arrow (chefe nativo norte-americano).
Um encontro de afinidades entre duas ou mais pessoas, no qual a palavra, a escuta, o silêncio ou mesmo ferramentas didáticas podem participar. Cada encontro é único, podendo ser repetido ou não. O contexto não é psicológico nem terapêutico, mas o de um dar-se conta que pode servir para afinar o entendimento do que realmente somos, entrar em sintonia com isso, convergir entendimentos, harmonizar conflitos, ampliar o diálogo consigo mesmo, a visão e a percepção de si mesmo, discernir possibilidades, encontrar caminhos, gerar perguntas, gerar respostas, enfim, ampliar e despertar a consciência, em razão das permutas geradas no próprio encontro.
Tempo: encontros semanais virtuais de 1h.
Preço: Não há cobrança de um valor monetário especificado, mas há o convite para que você faça uma contribuição consciente*. (Clique aqui para mais esclarecimentos sobre isso.)
É escritora, autora de vários livros publicados pela Editora Pensamento-Cultrix e muito interessada em tudo que envolva o estudo e a pesquisa sobre a ‘consciência’. Sonia também é uma das pessoas que integrou o grupo fundador de Nazaré Uniluz, onde inicialmente residiu por 7 anos. Sua participação e colaboração institucional perdura até os dias atuais, como Associada e membro de Conselho de Anciões.
“Nosso mais elevado ideal é apoiar o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes de tomar seu destino em suas próprias mãos e imprimir propósito e direção a suas vidas…” R. Steiner
Os encontros se destinam a um trabalho individual ou em grupo, cujo objetivo principal é a busca de si mesmo por conta de um desejo autêntico e livre de expansão da consciência. Através de uma escuta amorosa e tendo como ferramenta de apoio a argila, a modelagem vai trazendo à tona formas despretensiosas, mas que na maioria das vezes mostram o que se encontra no mais profundo do seu ser, até mesmo no seu inconsciente.
O trabalho com argila favorece a busca do equilíbrio das formas, não somente na estética, mas também na própria vida e, assim, reequilibrando a saúde física, emocional e mental.
Tempo: encontros semanais virtuais de 1h.
Preço: Não há cobrança de um valor monetário especificado, mas há o convite para que você faça uma contribuição consciente*. (Clique aqui para mais esclarecimentos sobre isso.)
Pedagoga com formação acadêmica, cursou Pedagogia Waldorf, especializou-se em escultura em barro, pedra sabão e madeira. Durante seis anos trabalhou com acompanhamento de pais e familiares das crianças da Prefeitura Municipal de Nazaré Paulista. Colaborou com o processo de municipalização das escolas da mesma Prefeitura. A mais ou menos 15 anos, oferece oficinas de Argila e Pintura em Aquarela na Universidade da Luz e em outras Instituições. Nos últimos doze anos fez parte da equipe de gestores da Universidade. Atualmente é membro do COAN (Conselho de Anciões).
Encontros para pessoas que gostariam de expandir suas visões de mundo, a compreensão de si mesmas e de seu papel na existência; pessoas que querem evoluir, estabelecer um diálogo “comprometido”, através de um encontro intencional aberto à escuta atenta e à discussão qualificada.
Coloco-me à disposição para atender a essas demandas que afloram em muitos indivíduos buscadores de uma compreensão mais abrangente do sentido da existência e que desejam estar no mundo com mais consciência.
Nesses diálogos, vamos evocar a filosofia, a arte, a ciência e as tradições espirituais para trazerem luz e paz em nossas existências.
Tempo: encontros semanais virtuais de 1h.
Preço: Não há cobrança de um valor monetário especificado, mas há o convite para que você faça uma contribuição consciente*. (Clique aqui para mais esclarecimentos sobre isso.)
É filósofo e escritor. Graduado em Filosofia pela PUC/SP. Doutor e Mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Especialista em Epistemologia da Ciência pela UB (Buenos Aires – Argentina). Trabalhou no IRPEACS/CNRS (Lyon – França) como pesquisador em meios audiovisuais para comunicação científica. Foi professor universitário. Foi produtor, roteirista, diretor e fotógrafo de cinema e vídeo. Recebeu vários prêmios importantes (nacionais e internacionais) pelos seus trabalhos. É atualmente coordenador do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da UNILUZ. É facilitador de seminários e workshops sobre Ciência e Espiritualidade em diversas instituições. É cofundador do Instituto Núcleo de Estudos da relação Homem Natureza (NEHON). Autor do livro “ALQUIMIA DO CONHECIMENTO – Reflexões sobre Histórias e Saberes entrelaçados”
contribuição consciente
Nosso convite é que você faça sua contribuição de forma livre e consciente, a partir de um lugar de abundância e prosperidade ao valorizar essa experiência.
O que deve ser considerado para contribuir de forma consciente? Algumas perguntas talvez lhe ajudem a compreender melhor:
“Como esta experiência contribuiu para a minha vida?”
“Qual valor financeiro seria justo para o conselheiro que se dedicou ao trabalho oferecido?”
“Qual é o valor que eu efetivamente posso contribuir?”
Para que Nazaré Uniluz mantenha essa modalidade de contribuição consciente é indispensável a sua participação. Desde já agradecemos imensamente.
Conheça mais sobre o Conselho de Anciões – COAN
As atribuições do Conselho de Anciões – COAN (Conselho de Anciões)– incluem assuntos que vão desde dar parecer sobre assuntos que envolvem o futuro da instituição, assim como manter vivos os valores essenciais e atemporais expressos em seus princípios. Apoiar a resolução de questões que exijam reflexões mais profundas e ser guardião da identidade da Instituição no campo sutil e espiritual, assim como zelar pela memória da Instituição, pela comunicação interna entre todos e pela linguagem na comunicação externa da Instituição.
Os membros do Conselho de Anciões são eleitos pelos associados na Assembleia Geral, como forma de reconhecimento pelo trabalho já realizado na Instituição, considerando-se a experiência de vida vivida dos indicados, a habilidade de realizar uma escuta impessoal e imparcial e a disponibilidade de servir incondicionalmente e acolher demandas individuais e grupais. (SAIBA MAIS)