Era uma vez uma garotinha que morava numa região próxima a um deserto. Era o mês de julho, verão no hemisfério norte, e ela ia fazer aniversário. Seus pais disseram para ela pedir secretamente um presente ao Universo, pois certamente receberia um.
Mais tarde, os pais, curiosos, quiseram saber o que ela havia pedido. Então, ela disse sorrindo:
“Quero que caia muita neve no meu aniversário, para eu poder brincar com meus amiguinhos.”
Os pais ficaram desolados ao saberem do pedido, pois seria algo impossível de acontecer naquela época e naquele lugar. Faltando alguns dias para a data, a menina disse que queria que eles preparassem também uma festinha para seus amiguinhos. Isso foi feito, todos os amiguinhos vieram e se divertiram muito. A garotinha estava muito feliz.
Quando todos se foram, os pais quiseram saber da menina se ela estava desapontada com o Universo, pelo fato de não ter recebido uma resposta dele.
“Mas ele me respondeu!”, ela disse prontamente. “Ele me disse ‘Não!’”.
Uma reflexão:
Algumas pessoas acham que sabem como o Universo funciona – como aconteceu com os pais da garotinha. Elas estão sempre desapontadas e ficam tentando entender por que as coisas acontecem do jeito que acontecem. Elas ficam felizes com algumas respostas e infelizes com outras. “Por que o Universo fez isso comigo? Isso não é justo.” A diferença entre essas pessoas e a garotinha é a confiança. Ela está feliz com qualquer resposta que o Universo lhe dê. Ela confia que aquele “não” é a melhor resposta agora.
*Universo – a totalidade da Vida inteligente, amorosa e impessoal que inclui tudo que existe.
Por Sônia Café – Escritora, Co Fundadora e Colaboradora de Nazaré Uniluz.