Início > Blog > Harmonizando meu Lar, Harmonizando meu Ser

Harmonizando meu Lar, Harmonizando meu Ser


Lembro de ter crescido ouvindo que limpar e organizar a casa, cozinhar, lavar louça, etc., eram tarefas chatas, cansativas e tidas como ordinárias.

Vivi décadas sem saber cozinhar o mais básico arroz ou lavar um banheiro da minha própria casa, até atravessar pela primeira vez a “porteira verde” de Nazaré Uniluz e participar do Retiro Viver em Grupo, um Programa que traz em si a essência e Princípios universais que norteiam essa Instituição.

retiro-viver-em-grupo

Silencie e mantenha a mente de observador

Ao ser amorosamente convidada a realizar atividades rotineiras como varrer, limpar janelas, lavar e secar louça, pôr a mesa e lavar banheiros, me surpreendi com a forma como as mesmas eram executadas pelo grupo interno: “vamos juntos harmonizar esse espaço”, “perceba para onde vai a sua mente enquanto varre”, “silencie e observe-se enquanto lava a louça”, “coloque amor no que faz, não há certo ou errado, faça o seu melhor”, “mantenha a mente desperta enquanto lava esse banheiro”.

 

“Colocar a meditação em ação, utilizando atividades simples e rotineiras como instrumentos sagrados para a prática da atenção plena”

 

À medida em que fui conduzida a realizar essas tarefas como uma prática meditativa e sagrada, aquela voz interna que me dizia insistentemente: “eu odeio isso”, “não sei fazer aquilo”, “eu não quero fazer isso”, foi milagrosamente silenciando e abrindo novos espaços dentro de mim. Assim me vi varrendo, cozinhando e organizando os espaços tomada por uma alegria, amor e satisfação que desconhecia até então.

 

Atitude interna de ordenação e concentração como guia

Limpando com alegria

No artigo “A Casa um Ser”, co-escrito por residentes em Nazaré Uniluz nos anos 80, temos a seguinte reflexão: “E, quando convidamos você para participar conosco deste desafio de não se sentir separado da vassoura que varre, nem do vaso sanitário que se lava, fazemos isso sabendo da necessidade de disciplina e de uma intenção focalizada na atividade que se executa. A atitude interna de ordenação e concentração enquanto se trabalha pode transformar-se num exercício meditativo. A beleza e o brilho de um lugar limpo e ordenado talvez falem mais claramente que as palavras”.

O budismo também cultiva há milênios a meditação na ação, utilizando atividades simples e rotineiras como instrumentos sagrados para a prática da Atenção Plena (Mindfulness), proporcionando uma limpeza profunda em todos os níveis: físico, mental e espiritual.

 

Cuidado amoroso com tudo

atenção plena na limpezaSofri uma grande metamorfose através das práticas diárias de limpeza em Nazaré Uniluz. Elas me fizeram rever as crenças antigas que limitavam em mim uma expressão sagrada do ser feminino: “de cuidado amoroso com tudo”, me auxiliaram a cultivar um estado de auto percepção enquanto realizo as tarefas no meu cotidiano e, por fim, me ensinaram a desfrutar do prazer que é cultivar espaços harmonizados em mim e além de mim.

Experimente cuidar da sua casa e local de trabalho mantendo uma “atitude de observador” dos seus estados internos e perceba aos poucos que não existe separação entre o que está dentro e o que está fora. Sutilmente verá um sentimento de leveza, alegria e prazer brotando do fundo do seu Ser.

 

 

Por Ana Cláudia Paiva, março/2020.

Facilitadora de Uma Jornada Interior

Certificação Practitioner em Terapia com Mandalas – Ferramenta projetiva de autoconhecimento (M.A.R.I – Mandalas Assessment Research Instrument), Formação em Mandalas Terapêuticas – CEIMAS® – Centro Internacional de Mandala, Arte e Simbolismo e ALUBRAT (em andamento). Formação em CNV (Comunicação Não Violenta), Analista de Mapa Quântico pela Universidade Quantum – SP. Formação em Coaching pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching) e Consultora de Desenvolvimento Humano com 20 anos de experiência em organizações nas áreas de Comunicação e Marketing, Gestão de Pessoas, Consultoria e Facilitação com grupos.

X
X