Início > Blog > As Diferenças entre Yoga e Mindfulness

As Diferenças entre Yoga e Mindfulness


Pedras empilhadas, rock balancing

Você já percebeu que Mindfulness e Yoga têm sido super valorizadas como as práticas espirituais e de cura do momento? Aparecem em diversas capas de revistas e jornais, vários atletas e pessoas em altos cargos corporativos dizem que essas práticas têm trazido muitas vantagens nesse mundo competitivo, estando cada vez mais presentes nos tratamentos eficazes de estresse e depressão, além de serem material de estudo científico no mundo todo.

 

Mas, afinal, o que é mindfulness?

Mindfulness é uma qualidade da mente, é a capacidade de estar presente e conscientemente saber o que está acontecendo na sua experiência a cada momento. Você pode aplicar essa atenção à sua mente, corpo, ou ambiente. Apesar de todos nós termos acesso a essa qualidade nata de atenção e presença, leva-se um tempo de prática, paciência e perseverança para que isso se torne parte integral de quem somos. O que é uma ótima notícia, certo? Saber que podemos treinar nossa mente para que ela nos sirva melhor. E é justamente isso o que fazemos com essas práticas de Yoga e mindfulness, treinar a mente e ensiná-la sobre estabilidade, permanência e abertura.

 

yoga no por do solUm aspecto essencial do Yoga

Yoga é uma prática holística que inclui movimento físico (asana), respiração (pranayama), meditação (dhyana) e relaxamento (savasana). É uma prática que cultiva consciência do corpo e mente, promove o movimento físico e cria intimidade com nossa experiência interna, ou seja, emoções, pensamentos e sensações físicas. Tradicionalmente as posturas de Yoga são praticadas para preparar tanto o corpo quanto a mente para a meditação e concentração. Portanto, mindfulness ou atenção plena sempre foi um aspecto essencial e inerente na prática do Yoga.

 

Para algumas pessoas, a prática sentada de meditação não parece possível ou atraente, devido a alguma condição física ou psicológica intensas. Nesses casos, o elemento físico em uma prática de yoga que integre ferramentas de mindfulness pode ajudar o praticante a trabalhar com suas dores, rigidez, resistências e tensões musculares e alcançar um caminho de presença com menos sofrimento.

A mente consciente

Se você pratica Yoga sabendo o que você está fazendo, ou seja, enquanto alonga seu quadril você está consciente das sensações físicas, sabe onde anda a sua mente e está consciente se existe aversão às sensações ou não. Se essa é sua experiência então você está “mindful” e atento durante sua prática. Isso também pode acontecer enquanto você lava a louça ou toma banho. Você pode trazer mindfulness em qualquer situação e momento de sua vida. E o oposto também é verdade, você pode praticar Yoga ou lavar a louça totalmente no piloto automático e sem presença alguma. Depende da intenção, atitude e atenção que você traz para a prática ou para o que quer que faça na sua vida. Para muitos de nós, o corpo em movimento, ao invés dele sentado em meditação, propicia uma experiência mental mais calma, e uma capacidade maior de observar nossa experiência.

posição de yoga

As várias modalidades do Yoga 

Como sabemos, existem várias modalidades de Yoga: Iyengar Yoga, com o foco em alinhamento, Vinyasa Yoga, uma prática mais fluída e muitas vezes mais forte, entre outras. Mindfulness Yoga é uma dessas modalidades de Yoga, que combina as práticas Budistas de mindfulness com a tradição Hindu do Yoga. A diferença entre Mindfulness Yoga e os outros tipos de Yoga, é que o foco é na consciência corporal e profundidade de presença, ao invés do foco em alinhamento preciso e na forma das posturas, o que para muitos facilita entrar nesse estado de mais presença.

 

As pessoas reportam se sentirem mais felizes quando estão presentes, mesmo em tarefas mundanas e simples como varrer o chão ou passar roupa. Então, por que não começar com essas práticas agora e trazer mais bem-estar na sua vida?


Por Juliana Bizare, dezembro/2020.

Juliana Bizare pratica meditação e yoga há mais de vinte anos. Viveu entre Índia, Nepal, Inglaterra e Califórnia por 15 anos e estudou com vários mestres reconhecidos internacionalmente, como Tenzin Palmo, Katchie Ananda, Os Chanchani, Jack Kornfield. Começou a ministrar aulas de yoga no Tushita Meditation Centre na Índia, onde viveu imersa por 6 meses em 2010. Participou de retiros e treinamentos em diferentes centros pelo mundo, incluindo Spirit Rock na Califórnia. Pós graduada em Psicologia Transpessoal pela Uniluz, onde residiu por um ano e pôde desenvolver um trabalho profundo com meditação. Há dois anos tem estudado Calling Work, com Richard Condon de Nova York. Atualmente vive na Floresta Amazônica no Peru, onde desenvolve um trabalho que combina Mindfulness, Yoga, Medicina das Plantas e Calling Work, num centro internacional que recebe pessoas do mundo todo.

“Meu chamado é que as pessoas experimentem a liberdade de serem elas mesmas!”

X
X