Pesquisar

Nazaré Uniluz é um centro de aprendizagem contínua que se faz por intermédio de estudos e atividades práticas e sutis, tacitamente diversificadas e orientadas para o autoconhecimento, num contexto de liberdade, singularidade e interesse pelo bem comum.

sobre

nazaré uniluz

quem somos

Desde a sua criação, o campus de Nazaré Uniluz se coloca à disposição de qualquer pessoa vivendo um momento existencial que pede por uma pausa silenciosa e um aprofundamento meditativo no âmago da própria Alma, e oferece o apoio grupal para viver isso diretamente e sem intermediários, no campo infinito e luminoso de sua própria consciência.

No ato de ‘contar a história’ tentaremos aqui expressar e revelar o que somos:

A gênese oficial de Nazaré Uniluz deu-se na segunda metade do ano de 1981. José Trigueirinho Netto, filósofo espiritualista, palestrante e autor, começou a reunir pessoas em torno da ideia de realizar, no ano seguinte, um retiro espiritual de silêncio, estudos e meditação, durante seis meses, na cidade de Belo Horizonte. Quando o grupo inicial de pessoas interessadas – vindas de diferentes cidades do Brasil – foi finalmente reunido, muitas mudanças estratégicas já haviam acontecido e, em 7 de março de 1982, o grupo se encontrou em Nazaré Paulista, SP.

o plano

Construir um centro de vida espiritual não sectária e sem associações com denominações religiosas, voltado para o desenvolvimento e o despertar incondicional da consciência humana, tendo a meditação e a atenção plena (mindfulness) como práticas de autoconhecimento e de contato direto e interior com a própria Alma.

Servir desinteressadamente – o serviço altruísta dedicado ao despertar humano, impessoal e amorosamente, como um grupo de servidores do mundo, ao mesmo tempo em que se aprendia a cuidar da Natureza e uns dos outros, num contexto de viver em grupo.

a motivação essencial

a comunidade

Ao longo de décadas, Nazaré Uniluz vem atraindo pessoas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo, seja como residentes, voluntários ou participantes de vivências e cursos – todos a serviço de um mundo melhor e que buscam o encontro com sua real essência.

O trabalho anímico que Nazaré Uniluz desenvolve alinha-se plenamente com as novas formas de percebermos o que chamamos de realidade no campo da ciência e da espiritualidade. A ideia de fragmentação entre espírito e matéria, corpo e alma, forma e essência, uma vez investigada num contexto como o da nossa Universidade, pode dar lugar a um sentido de unidade e inseparabilidade e revelar uma humanidade que desperta para a sua integração com a totalidade da Vida.

o contexto atual

Somos uma Universidade porque nos alinhamos com a origem essencial da própria palavra, ou seja, nos interessa pesquisar e investigar significados que envolvem o Todo: o Universo como Unidade vertida numa multiplicidade cativante e encantadora de eventos e processos que promovem e estimulam investigação e autoconhecimento.

Nossas salas de aula transcendem o convencional e incluem a totalidade da natureza e todos os espaços abertos ou fechados, nos quais as interações humanas de natureza pessoal e transpessoal ocorrem para criar aprendizagens essenciais e transformadoras.

nazaré uniluz há mais de 40 anos praticando o despertar

artigos do blog