Início > Cursos e Vivências > Os Sete Ensinamentos Sagrados da Mulher Búfalo Branco

Os Sete Ensinamentos Sagrados da Mulher Búfalo Branco


Sabedoria para os buscadores espirituais

A Mulher Novilho de Búfalo Branco

A Mulher Novilho de Búfalo Branco (Ptesáŋwiŋ na língua Lakota) é uma mulher sagrada, com poderes sobrenaturais, tida como a principal personagem da sabedoria espiritual para alguns povos nativos norte-americanos. As tradições orais relatam que ela foi a responsável por trazer os “Sete Ritos Sagrados” para o povo Lakota.

A Lenda

A história tradicional é contada há mais de 2.000 anos, tempo em que houve um período de fome. O chefe dos Lakota enviou dois batedores para procurar por comida. Enquanto os jovens viajavam, viram uma figura à distância e, ao se aproximarem, viram que era uma bela jovem de pele branca. Ela tinha cabelos e olhos escuros.

Um dos homens ficou assustado e começou a puxar o arco. Mas a santa mulher o acalmou, dizendo-lhe que nenhum mal lhe aconteceria.

A mulher explicou que era wakȟáŋ (santa, com poderes espirituais e sobrenaturais). Ela explicou que se fosse feito o que ela pedia, seu povo se levantaria novamente. O batedor prometeu seguir seus conselhos. Foi instruído a voltar ao acampamento, chamar o Conselho e preparar um banquete para sua chegada.

Ela compareceu ao acampamento foi recebida com honras e ensinou aos Lakota os Sete Ritos Sagrados que são usados até hoje.

Depois despediu-se e voltou para suas origens, prometendo voltar sempre que fosse necessário.

A Metáfora

  • A figura da Mulher Novilho de Búfalo Branco é cheia de metáforas:
  • A mulher representa o princípio feminino em ação
  • A santidade e o sagrado estão nela representados
  • A novilha representa a juventude, a pureza, a inocência
  • O búfalo remete ao início da criação, à medicina dos antepassados
  • O búfalo branco, além de muito raro, é também muito belo

A Vivência

Os Sete Ensinamentos Sagrados da Mulher Novilho de Búfalo Branco, também conhecidos como os Sete Ensinamentos Avós (Ancestrais), vieram para ser compartilhados e valorizados por todos os povos.

Os ensinamentos podem ser encontrados em todos os lugares, na natureza, na música, no trabalho e nas coisas comuns do dia-a-dia. Eles poderão ser vivenciados de uma forma especial para serem compreendidos em toda a sua profundidade e para trazer paz e prosperidade a todos os corações. Basta estar aberto e atento a eles.

A esperança é que esta vivência venha unir as pessoas, curando divisões, levar a todos uma maior coragem e sabedoria e, finalmente, alcançar e entender o que é verdadeiro na jornada da vida.

Profecias dizem que este é o momento de um coração, uma mente e um tambor. Com a ajuda da medicina do tambor e das canções sagradas, visões vão ser facilitadas para o acesso dos participantes à real natureza de cada ensinamento.

A programação conta com discussão conceitual-teórica sobre o tema, meditação ativa com tambor e cantos sagrados, relaxamento e visualizações criativas.

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

janeiro 2020

27jan(jan 27)00:0031(jan 31)00:00Os Sete Ensinamentos Sagrados da Mulher Búfalo BrancoSabedoria para os buscadores espirituais

X
X