Início > Retiros > Retiro Viver em Grupo: 4 Passos para um Novo Ciclo

Retiro Viver em Grupo: 4 Passos para um Novo Ciclo


O que é:

Uma experiência para redescobrir os valores espirituais presentes a todo instante nas atividades simples do cotidiano, como o trabalho nos jardins, na cozinha, na padaria, na horta orgânica e demais espaços do nosso campus, cultivando princípios como atenção plena, cuidado amoroso, serviço altruísta, silêncio, simplicidade, entre outros. Neste retiro, através de práticas meditativas, vamos desfrutar de 4 virtudes intrínsecas como passos para um novo ciclo: Alegria, Liberdade, Paz e Harmonia.

Alegria – (abertura) a alegria já habita dentro de nós, pequenas coisas quando atentos nos fazem sorrir. O sorriso é o combustível da tranquilidade, dessa forma a química do cérebro atua em nosso benefício.

Liberdade (momento presente) – a liberdade se encontra quando vivemos momento a momento em atenção plena, essa é a prática. Estar consciente do andar, do respirar, do comer… no dia a dia. A liberdade se faz quando você está no agora.

Paz (impermanência) – paz não é estar lá, é estar aqui e dizer “cheguei em casa”. A paz está no sentir o começo, o meio e o fim de cada micro ação e desfrutar disso, você não precisa esperar pelo próximo estágio. Cada começo, meio ou fim é sentir que chegou.

Harmonia (compaixão) – a harmonia é o resultado do equilíbrio entre o eu e o outro. É quando percebo o todo como sendo um. Antes de tudo me aceito como sou, conhecer a mim mesmo é a primeira prática do amor.

Para que:

Para desacelerar o ritmo intenso da vida moderna, se reconectar com a natureza, olhar mais para dentro e abrir-se para fazer novas amizades. Viver em comunidade e mergulhar no sentir, deixando que os 5 sentidos aprofundem suas experiências. Uma verdadeira oportunidade de desenvolver uma intimidade com sua mente e fazer escolhas conscientes. O convite é uma entrega no presente, momento a momento, deixando o corpo repousar, curar e revigorar.

Conteúdo Programático:

  • Vida em comunidade
  • Práticas meditativas para cultivar as 4 virtudes: Sorriso interior, Sons sorrindo, Caminhada consciente, Respiração consciente com poemas, Movimento Consciente, Prática de bondade amorosa, Prática da Árvore, Tonglen, entre outras
  • Momentos de silêncio
  • Vivência dos princípios do espaço: silêncio, atenção plena (Mindfulness), simplicidade, cuidado amoroso, cuidado com a natureza, serviço altruísta, etc., enquanto realiza atividades simples do cotidiano – entrar em contato com a terra nos jardins e na horta orgânica, preparar alimentos saudáveis na cozinha, fazer o pão em nossa padaria, organizar os espaços coletivos do campus, etc.
  • Momentos para descanso, relaxamento e contemplação da natureza

 

Veja abaixo mais detalhes sobre o que viveremos durante este ciclo

Quinta-feira

Tarde: 

A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas

Noite: 

19h00 – Meditação

19h20 – Jantar

20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz

22h – Silêncio Absoluto

Sexta e Sábado

Manhã: 

07h00 – Meditação

07h20 – Desjejum

08h15 – Roda de Abertura da Manhã

08h30 – Atividade Viver em Grupo Princípios Uniluz

12h00 – Meditação

12h20 – Almoço

Tarde: 

14h30 –  Atividade Viver em Grupo 4 passos para um novo ciclo

16h30 – Lanche

17h15 –  Atividade Viver em Grupo 4 passos para um novo ciclo

Noite: 

19h00 – Meditação

19h20 – Jantar

20h30 –  Atividade Viver em Grupo 4 passos para um novo ciclo

22h00 – Silêncio Absoluto

Domingo

Manhã: 

07h00 – Meditação

07h20 – Desjejum

08h15 – Roda de Abertura da Manhã

08h30 – Atividade Viver em Grupo Princípios Uniluz

11h00 – Partilha de fechamento

12h00 – Meditação

12h20 – Almoço

Saída do campus após o almoço

Para quem:

É para quem busca desfrutar de toda a alegria e integralidade do nosso Ser Essencial através da vivência da vida em comunidade, dos princípios de Nazaré Uniluz e que tem interesse em descobrir e vivenciar 4 virtudes intrínsecas através de práticas meditativas.

Pré-requisito:

Não há necessidade de nenhuma experiência prévia.

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

abril 2022

14abr(abr 14)00:0017(abr 17)00:00Retiro Viver em Grupo: 4 Passos para um Novo Ciclo

X
X