“Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar.” – Jung
Neste retiro vamos oferecer um espaço seguro de acolhimento, amorosidade e naturalidade para que todas as pessoas que pertencem ao grupo LGBTQIAP+ possam entrar em contato consigo mesmas reconectando-se com sua autenticidade.
Para quê?
A grande maioria das pessoas LGBTQIAP+ já experimentou em algum momento de sua existência a sensação de que tem algo de errado consigo, de que não é seguro ser quem elas são ou de que é vergonhosa a expressão de sua essência. Essas experiências normalmente levam à desconexão de si e aumentam as chances de sofrimentos da saúde mental.
A intenção deste retiro é criar uma atmosfera para que as pessoas deste grupo possam realmente acolher a si mesmas de uma maneira compassiva, amorosa, gentil e cuidadosa. Uma pessoa que se acolhe consegue se conhecer melhor, perceber suas vulnerabilidades e a partir dessa percepção, tornar-se mais forte. Através de meditações guiadas, círculos de partilha, práticas corporais, dos princípios e atividades de Nazaré Uniluz, vamos aprender como estabelecer a conexão com o coração e relembrar que, sim, todas as pessoas pertencem e não há nada de errado com elas. Investigaremos as barreiras construídas a partir de experiências traumáticas deflagradas pela orientação sexual ou identidade de gênero, em busca de encontrar uma nova perspectiva sobre “quem sou eu de verdade” e assim recuperar a autenticidade.
Para quem?
Todas as pessoas que se identificam como pertencentes ao grupo LGBTQIAP+, independentemente do estágio em que se encontram com relação à sua orientação sexual e identidade de gênero.
Conteúdo:
- Autocompaixão
- Perdão
- Amor próprio
- Autenticidade
- Práticas de DYADs, meditações guiadas, círculos de partilha, Oriente-se
- Princípios e atividades do campus de Nazaré Uniluz
sexta-feira Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto sábado Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Despertando o Coração Autêntico 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 -Atividade Despertando o Coração Autêntico 16h30 – Lanche 17h00 – Atividade Despertando o Coração Autêntico Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Atividade Despertando o Coração Autêntico 22h00 – Silêncio Absoluto domingo Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Despertando o Coração Autêntico 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço
Nota: Este não é um retiro de ativistas. Embora as discussões políticas e acadêmicas sobre tópicos LGBTQIAP+ sejam muito importantes e beneficiem a todas as pessoas, esse não é o objetivo deste retiro. Nossa intenção será olhar para dentro de nós mesmos e nos conectar com nossa experiência interior, nos tornarmos íntimos de quem realmente somos. Promoveremos um mergulho interior – uma introspecção saudável que nos ajude a despertar para nossa totalidade essencial por meio do nosso próprio trabalho pessoal, cultivando nossa força interior e a autenticidade.