O que é:
A arte de bordar é uma arte ancestral. Traduzir em fios, expressar pelas linhas, dar vida e cores através do bordado livre, pode oferecer um encontro com a nossa subjetividade, promovendo um mergulho em nossas memórias afetivas. Este retiro tem como base o processo do bordado a partir das Arpilleras (técnica nascida no Chile durante a ditadura, onde mulheres bordavam com retalhos e sobras de tecidos das roupas de seus familiares desaparecidos, retratando suas dores e condição social) e contará também com dinâmicas corporais e leitura de contos. Uma oportunidade de adentrar o universo da arteterapia, bem como a sacralidade do encontro do “fazer com as mãos”, permitindo aos participantes uma profunda conexão espiritual e de autoconhecimento.
Para que:
- Promover a sensibilização através do corpo e contos, costurando a história e memórias de cada indivíduo
- Trabalhar com o “fazer com as mãos”, permitindo o encontro com a subjetividade
- Reencontro com a ancestralidade
- Promover o encontro coletivo, bem como sua diversidade através das atividades manuais, corporais e auditivas
- Desenvolver habilidades perceptivas, cognitivas bem como a criatividade
Para quem:
Para todas as pessoas que queiram se aprofundar no autoconhecimento e experimentar, através da arteterapia, as técnicas de bordado das Arpilleras.
Conteúdo Programático:
- Dinâmica corporal
- Contos
- Técnicas de bordado
- Escolha e manejo de tecidos
- Sensibilização corporal, escuta conto e mito
- Rodas de Histórias sobre tecer, fiar e costurar
- Construção do poema coletivo
- Trocas de percepções e experiências
Sexta-feira Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto Sábado Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade O Bordado como Expressão da Alma 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 – Atividade O Bordado como Expressão da Alma 16h30 – Lanche 18h – Atividade O Bordado como Expressão da Alma Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Atividade O Bordado como Expressão da Alma 22h00 – Silêncio Absoluto Domingo Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade O Bordado como Expressão da Alma 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço Pré-requisito: Não há necessidade de nenhuma experiência prévia. Carga horária: 11 horas