O que é:
Baseado no princípio do cuidado amoroso, que Sara Marriott influenciou o cultivo com grande excelência desde o início da história de Nazaré Uniluz, este retiro nos convida a experimentar ferramentas que nos ajudam a integrar habilidades de autocompaixão em nosso dia a dia e também que nos permitem responder a momentos difíceis com gentileza, cuidado e compreensão.
A compaixão é um sentimento genuíno dos seres humanos caracterizado pelo desejo e ação para mitigar o sofrimento percebido. A autocompaixão é esse mesmo movimento em direção a nós mesmos, ajudando-nos intrinsecamente a reconhecer e acolher nosso próprio sofrimento com consciência amorosa e tratar-nos com a mesma disposição com que trataríamos um ser querido quando está em dificuldades.
É sobre sermos cuidadosos nos momentos de nossos acertos ou erros, acolhendo a realidade, mesmo quando as emoções (raiva, medo, alegria, tristeza) nos visitam, evitando, assim, sermos auto indulgentes e vítimas das situações que se apresentam.
Quando treinamos e desenvolvemos habilidades de autocompaixão, estimulamos uma parte do cérebro que resulta em mais empatia e generosidade, permitindo-nos assim conduzir melhor a dor da desconexão que muitas relações apresentam.
A autocompaixão pode ser treinada e estudos científicos demonstram melhora relevante nos parâmetros de bem estar em pessoas com maiores níveis de autocompaixão. Observa-se redução significativa nos estados de ansiedade, estresse e depressão e aumento da resiliência, equilíbrio emocional e cuidados com a saúde.
Será um encontro teórico e vivencial que irá além do entendimento racional desta ciência, mas também a experienciar estes benefícios:
- Descobrindo a autocompaixão e como lidar com as relações difíceis
- Aprender a reduzir críticas e julgamentos por nós e pelos outros
- Aumentar a auto segurança
- Melhorar relacionamentos na vida cotidiana
- Trocar o excesso de empatia pela compaixão equilibrada.
Para quem:
Qualquer pessoa que deseja o autoconhecimento e que tenha acima de 15 anos
Conteúdo Programático:
- Apresentação de conteúdo teórico da ciência da autocompaixão.
- Meditações sentadas e caminhando.
- Partilhas.
- Elaborar de forma conduzida a caixa de frases compassivas.
- Práticas inspiradas na Comunicação Não Violenta.
- Reflexões baseadas nos ensinamentos de Sara Marriot.
Sexta-feira Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto Sábado Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Autocompaixão 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 – Atividade Autocompaixão 16h30 – Lanche 17h00 – Atividade Autocompaixão Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Atividade Autocompaixão 22h00 – Silêncio Absoluto Domingo Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Autocompaixão 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço
Pré-requisito: Não há necessidade de experiência prévia.