O que é:
Um desdobramento da psicoterapia analítica junguiana, o Process Work é uma prática de conscientização que incorpora a cura física, interpessoal e coletiva. Seus métodos são aplicados em uma ampla gama de situações: como uma forma de trabalho interno ou autoterapia, como um método de facilitação de trabalho em grupo, situações de conflito e grandes fóruns públicos; como um método de terapia para indivíduos, casais e famílias; problemas de saúde mental como vícios, depressão, ansiedade e transtornos do pânico, e para trabalhar com sintomas crônicos, como a morte e o morrer, luto e perda.
Muitos dos nossos sintomas corporais mais crônicos, problemas emocionais, relacionamentos e questões mundiais se repetem continuamente porque não estamos trabalhando com os fantasmas da história que continuam alimentando esses velhos padrões.Grande parte dos problemas que enfrentamos não são apenas pessoais, mas também são peças remanescentes de nossa herança psicológica. Em grande medida, o futuro da humanidade depende de nosso desenvolvimento e implementação de ferramentas para quebrar o ciclo repetitivo da história não processada.
Neste curso online composto por 4 encontros sequenciais, iremos focar em conflitos mundiais e como podemos compreendê-los mais profundamente, aliviando as tensões que existem em nós ou entre nós e as outras pessoas. Dentro da abordagem do Process Work, a linha conhecida como Worldwork procura trabalhar com a democracia profunda, a riqueza da diversidade de perspectivas e como podemos incluir vozes e perspectivas oprimidas. O grupo pode trazer temas quentes, questões como exclusão, racismo, violência de gênero, impacto de mudanças climáticas, conflitos familiares, comunitários e políticos, enfim, todo tipo de conflitos do mundo que aquecem nossos corações e ativam muitas emoções.
Contaremos com a participação especial do facilitador Sergi Peix Barrentos (ESP) em um encontro*, que irá conduzir um group process a partir de um assunto mundial, trazendo novas perspectivas sobre como ver conflitos mundiais de uma outra forma.
*Este encontro será realizado em inglês com tradução simultânea para o português.
Para que:
Em um mundo tão cheio de conflitos e violência, precisamos de novas maneiras que nos apoiem a facilitar a crise dentro de nós mesmos, nos nossos relacionamentos, nas nossas organizações, nos nossos países e no nosso mundo. Esta abordagem desenvolve nossa consciência e habilidades para sermos capazes de “sentar” no fogo do conflito: permitir-se sentir as emoções acaloradas do atrito com a cabeça fria pode ajudar a mudar o mundo. Muitos métodos de trabalho de conflito tentam suprimir ou transcender paixões e emoções ardentes, porém, ainda assim, precisamos de um método que aprimore a consciência.
O Process Work procura usar o conflito como caminho para a cura em vez de evitá-lo. Trabalhando com a inteligência coletiva, diferentes níveis de consciência e o poder do jogo, aprenderemos a encontrar um terceiro caminho para os desafios sistêmicos com os quais lidamos na sociedade.
Para quem:
Esta vivência é para qualquer pessoa interessada em integrar esta abordagem no seu campo profissional e/ou utilizá-la para o desenvolvimento pessoal. É uma prática eficaz para quem tem interesse em direitos humanos, cultura de paz e ativistas políticos, facilitadores, profissionais de desenvolvimento organizacional, psicoterapeutas, psicólogos, treinadores e qualquer pessoa interessada no nosso bem-estar e no ser humano.
Semana 1 – Introdução à história do trabalho mundial Neste encontro vamos explorar os assuntos que estão presentes em nosso grupo e entender como podemos ocupar vários papéis num campo conflituoso. Semana 2 – Sentados no fogo e como processar questões sociais juntos Neste encontro trabalharemos com as 4 etapas de resolução de conflito de Process Work e experienciar como o fogo do conflito pode ser o canal de acesso para a transformação do coletivo. Semana 3 – Processo de grupo – Facilitador convidado: Sergi Peix Barrentos (ESP) Neste encontro experienciamos com nosso convidado um group process e vamos mergulhar num assunto mundial quente com o grupo inteiro. Entrar no conflito de uma forma guiada vai nos trazer várias novas perspectivas sobre como ver conflitos mundiais de uma outra forma. Semana 4 – Os diferentes canais que o mundo se comunica conosco Neste encontro iremos experimentar como podemos abrir nossos olhos para os vários níveis de realidade e como podemos ver, sentir e escutar o potencial de transformação.
O que você irá receber:
Material de apoio escrito e acesso aos encontros gravados
Plataforma:
Zoom
Carga horária: 10 horas
Pré-requisitos: Nenhum