O que é:
Um desdobramento da psicoterapia analítica junguiana, o Process Work é uma prática de conscientização que incorpora a cura física, interpessoal e coletiva. Seus métodos são aplicados em uma ampla gama de situações, como uma forma de trabalho interno ou autoterapia. É um método de facilitação de trabalho em grupo, situações de conflito e grandes fóruns públicos, como também um método de terapia para indivíduos, casais e famílias. Indicado para problemas de saúde mental como vícios, depressão, ansiedade e transtornos do pânico, além de trabalhar com sintomas crônicos, com morte e o “morrer”, luto e perda.
Neste curso online composto por 4 encontros sequenciais, iremos trabalhar com diferentes formas de nos relacionar com traumas e nossos conflitos internos, processando-os com base numa filosofia que olha para conflitos como ponto de acesso para a transformação e o trauma como fontes de sabedoria. Através de práticas e exercícios de trabalho interno, vamos aprender a interpretar sinais de nosso corpo, mente e ambiente como possibilidades de resolução. Trabalhando com nosso inconsciente individual e coletivo vamos constelar nossos conflitos, entender as diferentes perspectivas e através das quatro etapas de resolução de conflitos achar novos caminhos.
Contaremos com a participação especial do facilitador Gary Reiss (EUA) em um encontro*, que irá abordar como traumas históricos reverberam dentro de nós e como podemos ser parte do processo de liberar isso.
*Este encontro será realizado em inglês com tradução simultânea para o português.
Para que:
Vivemos um momento de instabilidade, estresse, ansiedade e polarização. Uma complexidade que traz desafios e possibilidades, tudo ao mesmo tempo. Às vezes, vivemos em desespero, em outros momentos, sentimos que há um caminho. O que realmente sabemos é que o percurso é cheio de momentos de fluxo e conflito ao mesmo tempo, é a ordem dentro do caos e o caos dentro da ordem.
Usaremos essas inspirações para encontrar novas formas, ferramentas e perspectivas para os desafios que enfrentamos, em especial internamente, para manter um equilíbrio mental. Trabalhando com a inteligência coletiva, diferentes níveis de consciência e o poder do jogo, aprenderemos a encontrar um terceiro caminho para os desafios sistêmicos com os quais lidamos na vida pessoal, comunitária e profissional.
Para quem:
Esta vivência é para qualquer pessoa interessada em integrar esta abordagem no seu campo profissional e/ou utilizá-la para o desenvolvimento pessoal. É uma prática eficaz para quem tem interesse em direitos humanos, cultura de paz e ativistas políticos, facilitadores, profissionais de desenvolvimento organizacional, psicoterapeutas, psicólogos, treinadores e qualquer pessoa interessada no nosso bem-estar e no ser humano.
Conteúdo:
- Introdução à história do Process Work e seus vários ramos
- Treinamento de consciência da primeira e segunda atenção em nós mesmos
- Como captar as mensagens do processo falando conosco
- Exercício do poder dos sinais duplos
- Como lidar com a natureza do conflito
- Como reconhecer e processar o conflito internalizado
- O funcionamento da opressão internalizada
- Captar sinais de onde armazenamos traumas em nosso corpo
- 5 etapas de traumatologia – facilitador convidado Gary Reiss
- Como decifrar o código do crítico interno
- Exercício para lidar com duas perspectivas internas
Programação:
Neste encontro iremos sentir o que o processo comunica sobre o objetivo escondido do conflito.
Neste encontro, nosso objetivo é compreender como internalizamos várias situações oprimidas em nossos corpos e como podemos identificar os sinais para ter mais consciência disso.
Neste encontro vamos entender como traumas históricos reverberam dentro de nós e como podemos ser parte do processo de liberar isso.
Neste encontro trabalharemos com a abordagem de resolução de conflito de Process Work, observando como podemos utilizar as perspectivas diferentes que temos dentro de nós, para encontrarmos um novo caminho.
O que você irá receber:
Material de apoio escrito e acesso aos encontros gravados
Plataforma: Zoom
Carga horária: 10 horas
Pré-requisitos: Não tem