Início > Cursos Online > Process Work: Lidando com conflitos internos em tempos instáveis — Curso Online

Process Work: Lidando com conflitos internos em tempos instáveis — Curso Online


O que é:

Um desdobramento da psicoterapia analítica junguiana, o Process Work é uma prática de conscientização que incorpora a cura física, interpessoal e coletiva. Seus métodos são aplicados em uma ampla gama de situações, como uma forma de trabalho interno ou autoterapia. É um método de facilitação de trabalho em grupo, situações de conflito e grandes fóruns públicos, como também um método de terapia para indivíduos, casais e famílias. Indicado para problemas de saúde mental como vícios, depressão, ansiedade e transtornos do pânico, além de trabalhar com sintomas crônicos, com morte e o “morrer”, luto e perda.

Neste curso online composto por 4 encontros sequenciais, iremos trabalhar com diferentes formas de nos relacionar com traumas e nossos conflitos internos, processando-os com base numa filosofia que olha para conflitos como ponto de acesso para a transformação e o trauma como fontes de sabedoria. Através de práticas e exercícios de trabalho interno, vamos aprender a interpretar sinais de nosso corpo, mente e ambiente como possibilidades de resolução. Trabalhando com nosso inconsciente individual e coletivo vamos constelar nossos conflitos, entender as diferentes perspectivas e através das quatro etapas de resolução de conflitos achar novos caminhos.

Contaremos com a participação especial do facilitador Gary Reiss (EUA) em um encontro*, que irá abordar como traumas históricos reverberam dentro de nós e como podemos ser parte do processo de liberar isso.

*Este encontro será realizado em inglês com tradução simultânea para o português.

Para que:

Vivemos um momento de instabilidade, estresse, ansiedade e polarização. Uma complexidade que traz desafios e possibilidades, tudo ao mesmo tempo. Às vezes, vivemos em desespero, em outros momentos, sentimos que há um caminho. O que realmente sabemos é que o percurso é cheio de momentos de fluxo e conflito ao mesmo tempo, é a ordem dentro do caos e o caos dentro da ordem.

Usaremos essas inspirações para encontrar novas formas, ferramentas e perspectivas para os desafios que enfrentamos, em especial internamente, para manter um equilíbrio mental. Trabalhando com a inteligência coletiva, diferentes níveis de consciência e o poder do jogo, aprenderemos a encontrar um terceiro caminho para os desafios sistêmicos com os quais lidamos na vida pessoal, comunitária e profissional.

Para quem:

Esta vivência é para qualquer pessoa interessada em integrar esta abordagem no seu campo profissional e/ou utilizá-la para o desenvolvimento pessoal. É uma prática eficaz para quem tem interesse em direitos humanos, cultura de paz e ativistas políticos, facilitadores, profissionais de desenvolvimento organizacional, psicoterapeutas, psicólogos, treinadores e qualquer pessoa interessada no nosso bem-estar e no ser humano.

Conteúdo:

  • Introdução à história do Process Work e seus vários ramos
  • Treinamento de consciência da primeira e segunda atenção em nós mesmos
  • Como captar as mensagens do processo falando conosco
  • Exercício do poder dos sinais duplos
  • Como lidar com a natureza do conflito
  • Como reconhecer e processar o conflito internalizado
  • O funcionamento da opressão internalizada
  • Captar sinais de onde armazenamos traumas em nosso corpo
  • 5 etapas de traumatologia – facilitador convidado Gary Reiss
  • Como decifrar o código do crítico interno
  • Exercício para lidar com duas perspectivas internas

Programação:

Semana 1 – Como lidar com a natureza do conflito

Neste encontro iremos sentir o que o processo comunica sobre o objetivo escondido do conflito.

  • Introdução à história do Process Work e seus vários ramos
  • Treinamento de consciência da primeira e segunda atenção em nós mesmos. Como captar as mensagens do processo que falam conosco
  • Exercício do poder dos sinais duplos

Semana 2 – O corpo mantém a pontuação: como reconhecer e processar o conflito internalizado

Neste encontro, nosso objetivo é compreender como internalizamos várias situações oprimidas em nossos corpos e como podemos identificar os sinais para ter mais consciência disso. 

  • O funcionamento da opressão internalizada
  • Captar sinais de onde armazenamos os conflitos em nosso corpo
  • 2 exercícios de trabalho com X&U

Semana 3 – 5 etapas de traumatologia - Facilitador convidado: Gary Reiss (EUA)

Neste encontro vamos entender como traumas históricos reverberam dentro de nós e como podemos ser parte do processo de liberar isso.

  • Reconhecer a relação entre sintomas corporais mais crônicos, problemas emocionais, relacionamentos e questões mundiais que se repetem ciclicamente com os fantasmas da história que continuam alimentando velhos padrões
  • Identificar que os conflitos que enfrentamos não são apenas pessoais, mas também são peças remanescentes de nossa herança psicológica 
  • Compreender como o futuro da humanidade, em alguma medida, depende de nosso desenvolvimento e implementação de ferramentas para quebrar o ciclo repetitivo da história não processada

Semana 4 – O trabalho interno em tempos instáveis

Neste encontro trabalharemos com a abordagem de resolução de conflito de Process Work, observando como podemos utilizar as perspectivas diferentes que temos dentro de nós, para encontrarmos um novo caminho.

  • Como decifrar o código do crítico interno
  • Como se livrar da energia negativa acumulada.
  • Processar a diversidade de perspectivas internas conflituosas

O que você irá receber:

Material de apoio escrito e acesso aos encontros gravados

Plataforma: Zoom

Carga horária: 10 horas

Pré-requisitos: Não tem

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

outubro 2021

06out(out 6)00:0027(out 27)00:00Curso Process Work: Lidando com conflitos internos em tempos instáveisOnline

Partilhas

    Assine nossa newsletter


    Eu aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os serviços de Nazaré Uniluz

    *Campos Obrigatórios

    Don't miss out. Subscribe today.
    ×
    ×
    X
    X