Início > Cursos Online > Process Work: Lidando com conflitos internos e sociais (Online)

Process Work: Lidando com conflitos internos e sociais (Online)


O que é Process Work (Trabalho de Processo)?

Um desdobramento da psicoterapia analítica junguiana, o Process Work é uma prática de conscientização que incorpora a cura física, interpessoal e coletiva. Seus métodos são aplicados em uma ampla gama de situações, como uma forma de trabalho interno ou autoterapia; um método de facilitação de trabalho em grupo, situações de conflito e grandes fóruns públicos; como um método de terapia para indivíduos, casais e famílias; problemas de saúde mental como vícios, depressão, ansiedade e transtornos do pânico; trabalhar com sintomas crônicos, com morte e morrer, luto e perda.

Nesta série de introdução composta por duas sessões independentes, investigaremos os principais conceitos de Democracia Profunda e Process Work, que nos levará a uma nova compreensão das diferentes perspectivas em nós mesmos, nas relações e na sociedade. 

Para quem:

Esta vivência é para qualquer pessoa interessada em integrar esta abordagem no seu campo profissional e/ou utilizá-la para o desenvolvimento pessoal. É uma prática eficaz para quem tem interesse em direitos humanos, cultura de paz e ativistas políticos, facilitadores, profissionais de desenvolvimento organizacional, psicoterapeutas, psicólogos, treinadores e qualquer pessoa interessada no nosso bem-estar e no ser humano.

Introdução ao Process Work 1 - Lidando com Conflitos Internos em Tempos Instáveis

Vivemos um momento de instabilidade, estresse, ansiedade e polarização. Uma complexidade que traz desafios e possibilidades, tudo ao mesmo tempo. Às vezes, vivemos em desespero, em outros momentos, sentimos que há um caminho. O que realmente sabemos é que o percurso é cheio de momentos de fluxo e conflito ao mesmo tempo, é a ordem dentro do caos e o caos dentro da ordem.

Usaremos essas inspirações para encontrar novas formas, ferramentas e perspectivas para os desafios que enfrentamos, especialmente internamente para manter um equilíbrio mental. Trabalhando com a inteligência coletiva, diferentes níveis de consciência e o poder do jogo, aprenderemos a encontrar um terceiro caminho para os desafios sistêmicos com os quais lidamos na vida pessoal, comunitária e profissional.

Conteúdo programático

De forma interativa, você compreenderá melhor os princípios básicos do Process Work, a maneira como ele traz do inconsciente para o consciente soluções e novas formas de lidar com os conflitos internalizados. Esta vivência terá como foco:

  • Começar a investigar sua história e desafios pessoais.
  • Conhecer as etapas básicas de resolução de conflitos.
  • Praticar exercícios de trabalho interno.
  • Os campos energéticos das constelações sistêmicas e os papéis que ocupamos dentro disso.
  • Descobrir dois lados do conflito.
  • 1ª e 2ª atenção (consciente / inconsciente).

 

Introdução ao Process Work 2 - Processando conflitos sociais no mundo em transição

Em um mundo tão cheio de conflitos e violência, precisamos de novas maneiras que nos apoiem a facilitar a crise dentro de nós mesmos, nos nossos relacionamentos, nas nossas organizações, nos nossos países e no nosso mundo. Esta abordagem desenvolve nossa consciência e habilidades para sermos capazes de “sentar” no fogo do conflito: permitir-se sentir as emoções acaloradas do atrito com a cabeça fria pode ajudar a mudar o mundo. Muitos métodos de trabalho de conflito tentam suprimir ou transcender paixões e emoções ardentes, porém, ainda assim, precisamos de um método que aprimore a consciência. 

O Process Work procura usar o conflito como caminho para a cura em vez de evitá-lo. Trabalhando com a inteligência coletiva, diferentes níveis de consciência e o poder do jogo, aprenderemos a encontrar um terceiro caminho para os desafios sistêmicos com os quais lidamos na sociedade.

Nesta vivência iremos trabalhar, de uma forma inovadora, questões como inclusão, racismo, opressão, machismo, entre outros aspectos que acontecem na dimensão social e nos colocam no espaço de conflito. Trabalharemos com o modelo de 4 etapas de resolução de conflitos de Process Work e outras ferramentas e perspectivas para os desafios que enfrentamos, especialmente internamente para manter um equilíbrio em nossos dias atuais.

Conteúdo Programático

De forma interativa, você compreenderá melhor os princípios básicos do Process Work, a maneira como ele traz do inconsciente para o consciente soluções e novas formas de lidar com os conflitos internalizados. Este workshop terá como foco:

  • Começar a investigar nossa história e desafios coletivos
  • Conhecer e praticar as 4 etapas de resolução de conflitos
  • Praticar exercícios de resolução de conflitos em grupos pequenos
  • Os campos energéticos das constelações sistêmicas e os papéis que ocupamos dentro disso
  • Descobrir dois lados do conflito e papel fantasma
  • 1ª e 2ª atenção (consciente/inconsciente) 

 

O que você irá receber:

Acesso à vivência, material complementar em pdf e acesso à gravação do encontro.

Carga horária:

3 horas cada sessão.

Plataforma:

Zoom.

Pré-requisitos:

disposição para a experiência.

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

Aguarde novas datas!

X
X