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Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia de Abordagem Junguiana – Turma I


de 28 de Abril de 2023 a 30 de março de 2025

O que é:

A Arteterapia integra os conhecimentos advindos da Psicologia às atividades artísticas, trabalhando com o potencial terapêutico, pedagógico e de crescimento pessoal contido em todas as formas de Arte. Atividades expressivas tais como desenho e pintura, colagem, modelagem e escultura, dramatização, contar histórias, escrita criativa, poesia, música, dança e expressão corporal, meditação e visualização criativa, entre outras, são recursos utilizados pelo arteterapeuta para facilitar o reconhecimento de potenciais e desenvolvimento da criatividade, o tratamento do sofrimento psíquico e cuidados paliativos, o processo de ensino-aprendizagem, o autoconhecimento e a promoção da cultura de paz.

A utilização das diversas modalidades da arte como remédio para dores do corpo e da alma remonta a tempos imemoriais. Epidauro, cidade médica da Grécia antiga, era presidida por Asclépio, deus da Medicina, e antes dele pelo seu pai Apolo, condutor das musas, deus das artes, da profecia, da luz e da cura. As doenças eram vistas como decorrentes de causas mentais, e a cura só seria possível através da transformação íntima, para tanto buscava-se promover o autoconhecimento (gnôthi s’autón – conhece-te a ti mesmo). Os procedimentos terapêuticos envolviam a audição de poesia e concertos musicais, assistir a peças teatrais, práticas esportivas, e havia obras de arte por toda a parte. Carl Gustav Jung (1875 – 1961), fundador da Psicologia Analítica, também utilizava recursos artísticos tanto no tratamento de seus pacientes quanto em seu próprio processo de autoconhecimento e autocura.

Atualmente a Arteterapia está no CBO, que é a Classificação Brasileira de Ocupações, e foi incluída pelo Ministério da Saúde nas Práticas Integrativas e Complementares. A formação e Pós-graduação em Arteterapia oferecida pela Profa. Dra. Patrícia Pinna Bernardo em parceria com Nazaré-Uniluz segue os parâmetros da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia) e atende às normas da AATESP (Associação de Arteterapia do estado de São Paulo).

Para que:

O caminho da Arteterapia de abordagem junguiana nos abre e propõe uma nova forma de compreender o homem em seu relacionamento com o seu mundo interno, com o outro e com o meio ambiente. Uma prática afinada com a visão de uma ecologia da alma, ética, integradora e inclusiva, pacífica e respeitosa, da vida e de todas as nossas relações. 

Os recursos arteterapêuticos podem ser utilizados de forma individual ou em grupo em diversos contextos, como em psicoterapia, na coordenação de oficinas de criatividade, em reabilitação, na educação, no trabalho comunitário e institucional, em empresas, podendo atender ao público de todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Esse curso, que é vivencial e teórico, visa capacitar o aprendiz a utilizar os diferentes recursos artísticos com propriedade e critério no trabalho terapêutico, preventivo, pedagógico e institucional, ampliando as possibilidades e o alcance de sua atuação profissional, além de desenvolver o seu potencial criativo. Através do embasamento teórico-vivencial fornecido, a partir das pesquisas dentro do campo da Arteterapia, os recursos artísticos poderão ser integrados à área de atuação e graduação de cada profissional, tendo em vista a promoção do desenvolvimento global e saudável do ser humano, ampliando também o seu campo de trabalho, já que poderá atuar em ateliês terapêuticos, instituições e/ou em equipes multiprofissionais como arteterapeuta.

Para quem:

Esse curso destina-se a profissionais de qualquer área que possuam diploma de graduação em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e que buscam desenvolver o seu potencial criador, podendo vir a aplicar os recursos arteterapêuticos em sua área de atuação. É um curso especialmente interessante para profissionais das áreas da saúde, artes, educação e organizações, tais como Psicologia, Psiquiatria, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Artística, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Enfermagem e áreas afins.

Os diferentes recursos arteterapêuticos são hoje buscados como ferramentas eficazes e de grande utilidade prática na promoção da saúde integral, no tratamento e recuperação de distúrbios psíquicos, na humanização dos espaços de saúde, na promoção da aprendizagem significativa e no desenvolvimento de potenciais.

Em todas as disciplinas teremos um equilíbrio entre conceituação teórica e vivências com recursos artísticos relacionados aos temas abordados, e os aprendizes não precisam ter vivência prévia com atividades artísticas

Formato e duração do Curso:

  • O curso tem a duração de 524 horas, distribuídas em 24 meses, sendo 364 hs de disciplinas + 60 hs de supervisão + 100 hs de prática em local escolhido pelo estudante com a anuência do supervisor. Serão 24 módulos com conteúdo teórico-vivencial, no formato misto (presencial e presencial online).
  • Os módulos são mensais (um fim de semana por mês, de sexta-feira a domingo), sendo que a cada dois o curso acontecerá presencialmente pelo Zoom, intercalando com os encontros em regime de imersão completa no campus de Nazaré Uniluz, que é uma escola de autoconhecimento e convivência em grupo, com atmosfera acolhedora junto à natureza e que potencializa muito o que o curso tem a oferecer.
  • A hospedagem nos finais de semana que serão em Nazaré Uniluz inclui quarto individual, alimentação completa ovolactovegetariana, com opções veganas e sem glúten (5 refeições diárias). O campus oferece vários espaços além das salas de aulas e vivências: lindos jardins, sala de meditação, labirinto, centro comunitário, roda de fogueira, biblioteca, padaria, jardim de ervas e horta orgânica à margem da represa, cozinha, trilha na mata e sala de artes.
  • A programação do curso é intercalada com períodos para práticas de meditação, silêncio e convivência grupal. O campus oferece vários espaços além das salas de aulas e vivências: sala de meditação, labirinto, centro comunitário, roda de fogueira, biblioteca, padaria, horta orgânica com vista para represa, cozinha, trilha na mata e sala de artes
  • Alguns módulos são abertos ao público em geral, consulte a programação
  • *É fundamental que os alunos se hospedem em Nazaré Uniluz para que possam se integrar plenamente ao ritmo dos trabalhos e à linha pedagógica do curso.

Certificação Pós-Graduação (Lato Sensu):

Para os aprendizes que têm interesse em receber um certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, conforme as normas do MEC, a Uniluz firmou uma parceria com uma Instituição de Ensino Superior que emitirá o certificado.

Horário das aulas:

Módulos presenciais (imersão no campus): 

de sexta-feira, a partir das 18h00, até domingo às 13h00.

Módulos Presencial Online (Plataforma Zoom):

6ª-feira: 18h00 às 22h00

Sábado: 8h30 às 18h30h

Domingo: 9h00 às 13h00

Confira aqui o Calendário com as Datas

Ano 2023 Período
Módulo 1 (Presencial) 28 a 30/04
Módulo 2 (On-line) 26 a 28/05
Módulo 3 (Presencial) 23 a 25/06
Módulo 4 (On-line) 28 a 30/07 
Módulo 5 (Presencial) 25 a 27/08
Módulo 6 (On-line) 29/09 a 01/10
Módulo 7 (Presencial) 27 a 29/10
Módulo 8 (On-line) 24 a 28/11 
Módulo 9 (Presencial) 15 a 17/12
Ano 2024 Período
Módulo 10 (Online) 26 a 28/01
Módulo 11 (Presencial) 23 a 25/02
Módulo 12 (Online) 22 a 24/03
Módulo 13 (Presencial) 26 a 28/04
Módulo 14 (Online) 24 a 26/05
Módulo 15 (Presencial) 28 a 30/06
Módulo 16 (Online) 26 a 28/07
Módulo 17 (Presencial) 23 a 25/08
Módulo 18 (Online) 27 a 29/09
Módulo 19 (Presencial) 25 a 27/10
Módulo 20 (Online) 22 a 24/11
Módulo 21 (Presencial) 13 a 15/12
Ano 2025 Período
Módulo 22 (Online) 24 a 26/01
Módulo 23 (Online) 21 a 23/02
Módulo 24 (Presencial) 28 a 30/03

Confira aqui o Conteúdo Programático

CRIATIVIDADE E PROCESSOS CRIADORES 

Considerando-se que a criatividade é a espinha dorsal da Arteterapia, nessa disciplina buscamos elucidar as etapas e a dinâmica do processo criativo, no que ele pode proporcionar em termos de expansão da consciência e desenvolvimento da personalidade. Busca-se ainda ampliar o olhar sobre como promover, através de recursos arteterapêuticos, o acesso e desenvolvimento de potenciais, para que cada um de nós possa se posicionar como ser criador a partir do conhecimento de si próprio, assumindo o seu lugar como co-criador da nossa realidade compartilhada.

Facilitadora: Patrícia Pinna Bernardo

 

ARTETERAPIA: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES 

Nessa disciplina abordaremos a história da Arteterapia, desde a presença e importância das várias formas de arte nos antigos rituais de cura, iniciação e passagem, passando pela sua utilização e teorização a respeito de seu aspecto terapêutico por C. G. Jung, e posteriormente por outras abordagens teóricas dentro da Psicologia. Veremos também como a Arteterapia foi se constituindo como um novo campo do conhecimento e pesquisa, com seus fundamentos. Mostraremos ainda as possibilidades de sua aplicação nas áreas da saúde, artes, educação e instituições, tanto no trabalho individual quanto grupal, e com todas as faixas etárias. 

Facilitadoras: Patrícia Pinna Bernardo, Lídia Lacava, Teresa Kam, Valéria Monteiro

 

O TRABALHO COM GRUPOS EM ARTETERAPIA 

Nesse módulo, que será um dos presenciais no campus de Nazaré Uniluz, haverá a participação nas atividades práticas locais, acompanhadas de reflexões e diálogos, visando o aperfeiçoamento das experiências de convivência grupal, o desenvolvimento da atenção plena, da comunicação não violenta, do autoconhecimento e da espiritualidade. A base para tanto vem da experiência desenvolvida na prática do “Retiro Viver em Grupo”, um método de trabalho aperfeiçoado durante os 40 anos de trabalhos dedicados ao desenvolvimento integral do ser humano realizado por Nazaré Universidade da Luz.

Facilitadora: Sonia Café

 

FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA JUNGUIANA: ARQUÉTIPOS E SÍMBOLOS DO INCONSCIENTE COLETIVO 

Esse será um dos módulos em que abordaremos mais detalhadamente toda a riqueza do universo simbólico que está na base da nossa consciência, ligando-a com suas raízes inconscientes, que se entrelaçam com as de tudo o que existe nessa floresta de símbolos que corresponde à dimensão do inconsciente coletivo, onde dormitam os arquétipos, coordenados pelo Arquétipo Central – que Jung denominou Self. Como os arquétipos são inacessíveis à consciência, por estarem numa região psicóide, muito profunda e carregada de energia psíquica mais intensa do que a consciência suportaria, o símbolo se constitui nessa ponte que liga a consciência ao inconsciente. O trabalho com os símbolos produzidos nos sonhos que temos enquanto dormimos, e no “sonhar acordado” através das atividades expressivas, pode promover o equilíbrio psíquico e a expansão e estruturação da consciência, por trazer energia psíquica necessária à sua expansão e estruturação. E quando ego e Self assim se alinham, mundo interno e externo se harmonizam e as sincronicidades acontecem.

Facilitadoras: Elizabete Lepera e Patrícia Pinna Bernardo

 

CONTOS DE FADAS EM ARTETERAPIA

Nessa disciplina estudaremos a origem e função dos contos de fadas de diferentes origens para o desenvolvimento humano, sua simbologia e como trabalhar com eles em Arteterapia. As histórias nos levam ao mundo dos sonhos repletos de imagens arquetípicas, permitindo assim ganharmos uma visão mais ampla, numa nova perspectiva, da nossa história de vida, encontrando-se aí o seu potencial terapêutico. 

Facilitadora: Oneide Regina Depret

 

OS CICLOS DE DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO 

Nesse módulo estudaremos os ciclos de desenvolvimento da personalidade, de acordo com a visão simbólico-arquetípica da Psicologia Junguiana: ciclo urobórico (gravidez), matriarcal (até mais ou menos 3 anos) patriarcal (a partir da idade em que a criança se autodenomina “eu” até o início da adolescência), alteridade (adolescência e maturidade) e cósmico (velhice). Veremos também a questão da ancestralidade da psique, e o processo que Jung denominou individuação, através do qual nos conectamos com um propósito maior para a nossa jornada em que desenvolvemos e dividimos com o mundo o remédio original que nós somos para nós mesmos e para o universo, ou seja, nossos dons e talentos.

Facilitadora: Patrícia Pinna Bernardo 

 

YOGA, CHAKRAS E ARTETERAPIA 

O caminho do Yoga busca a integração corpo-mente e tem o potencial de promover o equilíbrio biopsíquico através do trabalho com respiração, canto de mantras, posturas corporais, meditação. Jung também incluiu em suas pesquisas a Kundalini Yoga, e observou que os chakras são centros de energia que correspondem a diferentes dimensões da consciência. Eles atuam como reguladores das relações mundo interno-externo, matéria-espírito, e podem ser ativados e alinhados através de recursos arteterapêuticos.

Facilitadora: Marizilda da Fonseca Lopes

 

FUNDAMENTOS E HISTÓRIA DA ARTE 

Nesse módulo estudaremos como a arte, com seus movimentos e escolas, foi a expressão da visão de mundo de uma época e, ao mesmo tempo, lançou luz sobre novas possibilidades de conceber, pensar e manifestar o ser no mundo. As obras de arte contemplam sua função terapêutica para a humanidade quando vão além das aparências e do óbvio, iluminando as tramas do inconsciente coletivo e trazendo à tona novos elementos para a compreensão da atualidade, que a consciência necessita nesse momento para se expandir e equilibrar.

Facilitadores: Patrícia Pinna Bernardo, Valéria Monteiro e Silvio Alvarez

 

AS 4 FUNÇÕES DA CONSCIÊNCIA E ATIVIDADES EXPRESSIVAS RELACIONADAS

As quatro funções da consciência descritas por C. G. Jung: Pensamento, Sentimento, Intuição, Sensação, correspondem a recursos que a consciência dispõe para o seu relacionamento com as ocorrências que lhe chegam pelo mundo interno e/ou externo. Elas são como ferramentas para o seu trabalho de elaboração simbólica através do qual integra na consciência aspectos antes inconscientes, o que a fortalece e expande. Patrícia Pinna Bernardo, em sua pesquisa de doutorado, relacionou essas funções com os aspectos simbólicos dos quatro elementos da natureza: Terra-Sensação, Água-Sentimento, Fogo-Intuição e Ar-Pensamento, e esses com recursos artísticos correspondentes, como um caminho para extrair o potencial terapêutico de crescimento pessoal oferecido por esses diferentes recursos.

Facilitadora: Patrícia Pinna Bernardo

 

RECURSOS EXPRESSIVOS: ESPECIFICIDADE E INDICAÇÕES 

Nessa disciplina trabalharemos com recursos expressivos plásticos diversos, tais como: modelagem, desenho e pintura, colagem e assemblage, mandalas, elucidando a especificidade e indicações terapêuticas de cada um desses recursos. 

Facilitadores: Elainy Mota, Silvio Alvarez e Valéria Monteiro 

 

EXPRESSÃO CORPORAL, DANÇA E MÚSICA

O trabalho com recursos corporais e musicais promove a autopercepção e é um componente que enriquece o processo arteterapêutico. A dança e o movimento expressivo, bem como a música e o canto, são canais através dos quais sentimentos, impressões e concepções de mundo, bem como traumas e bloqueios emocionais, podem ser conscientizados e liberados de forma prazerosa e criativa, restabelecendo o fluxo energético e a mobilidade biopsíquica.

Facilitadores: José Márcio Costa e Ricardo Ribeiro Rodrigues

 

ESCRITA CRIATIVA, POESIA E ELABORAÇÃO DE TEXTOS

Nessa disciplina será trabalhada a questão da autoria de um texto, a elaboração de textos autorais e de textos científicos, observando que um bom texto é aquele em que o leitor pode se ler nele. Veremos também a importância da escrita poética e criativa como recurso em Arteterapia que favorece a auto expressão e o autoconhecimento. 

Facilitadores: José Márcio Costa, Oneide Regina Depret e Ricardo Ribeiro Rodrigues

 

ARTETERAPIA E SAÚDE INTEGRAL 

Nesse módulo será trabalhado o tema da psique do corpo e a dimensão simbólica das doenças. Abordaremos o arquétipo do curador-ferido, mostrando a importância do autocuidado para o profissional que cuida do outro. Veremos ainda como a Arteterapia pode atuar na promoção da saúde integral, e também promover a humanização dos espaços de saúde.

Facilitadora: Oneide Regina Depret

 

MITOLOGIA CRIATIVA E ARTETERAPIA 

Nessa disciplina veremos o que são mitologemas e como os símbolos arquetípicos presentes nas Mitologias grega e africana expressam forças psíquicas presentes no ser humano de todas as culturas e época, demonstrando sua aplicação no processo arteterapêutico. A partir do trabalho com recursos artísticos essas forças, que aparecem como deuses e deusas na Mitologia, são convidadas a participar da nossa vida. A perspectiva descortinada pela Mitologia, segundo Hollis, “nos deixa menos passivos na presença dos deuses. Nós os convidamos, embora convidados ou não, eles estejam presentes. Se não forem convidados, eles virão como patologias”. Disso decorre o efeito terapêutico que o trabalho com recursos arteterapêuticos associados aos mitos pode proporcionar, ao promover o intercâmbio energético com essa dimensão arquetípica onde a nossa consciência está enraizada e de onde extrai o alimento psíquico necessário à sua estruturação e expansão. 

Facilitadora: Oneide Regina Depret

 

TEATRO E MITODRAMA

Nesse módulo abordaremos o Mitodrama e os jogos teatrais e performáticos, envolvendo narração e encenação de histórias e mitos, confecção de máscaras e recursos criativos diversos, como um ramo da Arteterapia, elucidando como esses recursos podem contribuir significativamente para a expansão e estruturação da consciência, num trabalho sobre a mitologia pessoal.

Facilitadora: Patrícia Pinna Bernardo

 

PROJETOS EM ARTETERAPIA 

Nessa disciplina os estudantes serão orientados sobre como elaborar projetos de intervenção em Arteterapia em diferentes contextos, para guiá-los na elaboração de seus projetos de aplicação prática (que serão supervisionados), considerando a estreita relação entre teoria e prática, buscando ainda a correlação entre temas de trabalho e recursos criativos correspondentes. Ética e postura terapêutica serão temas fundamentais a serem considerados nesse processo.

Facilitadoras: Oneide Regina Depret e Patrícia Pinna Bernardo 

 

ARTETERAPIA APLICADA À EDUCAÇÃO E A INSTITUIÇÕES 

Nesse módulo será elucidada a estreita relação entre conhecimento e autoconhecimento, mostrando a riqueza e pertinência da utilização de recursos arteterapêuticos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Também abordaremos o trabalho da Arteterapia com grupos em instituições.

Facilitadora: Lídia Lacava

 

ARTETERAPIA ON-LINE 

O trabalho com Arteterapia em plataformas digitais, além de ser uma das possibilidades abertas para o arteterapeuta, se mostrou como fundamental em momentos como o que vivenciamos na pandemia, em que a pessoa não teria como acessar esse processo de outra forma. Nesse módulo veremos como montar o setting arteterapêutico, garantindo o sigilo e a ética nos atendimentos on-line. Abordaremos ainda formas de segurança digital e a adaptação de estratégias arteterapêuticas para públicos e contextos diversos nos atendimentos on-line.

Facilitadora: Valéria Monteiro

 

PSICOPATOLOGIA SIMBÓLICA 

Nessa disciplina será elucidado o que caracteriza um desenvolvimento normal e como podemos pensar as questões que podem levar ao desenvolvimento de quadros psicopatológicos. Essa compreensão será levada a cabo através do estudo simbólico dos arcanos maiores do tarô em sua correlação com a jornada heroica da individuação. Veremos ainda sobre a grande contribuição da terapeuta ocupacional Nise da Silveira na utilização de recursos artísticos e a emoção de lidar no tratamento psiquiátrico no Brasil.

Facilitadora: Oneide Regina Depret

 

SUPERVISÃO DE ATENDIMENTOS EM ARTETERAPIA 

Os estudantes terão a oportunidade de, nos últimos meses de curso, aplicar os seus projetos de atendimento em Arteterapia, nas modalidades presencial e on-line, sendo supervisionados desde o projeto até a finalização da sua aplicação, dentro do nosso cronograma de aulas. Nesses atendimentos é muito importante promover a construção do vínculo, desenvolver o olhar sensível às necessidades dos atendidos, o diagnóstico e a ética no atendimento em Arteterapia.

Facilitadoras: Oneide Regina Depret e Patrícia Pinna Bernardo

 

BIBLIOTERAPIA, CINETERAPIA, FOTOGRAFIA E VÍDEO EM ARTETERAPIA 

Podemos identificar padrões mitológicos nas artes e extrair de suas produções caminhos para o reencantamento do mundo. Há histórias que curam e nos ensinam a viver. O livro, o cinema, a fotografia e os processos criativos envolvendo esses recursos podem ser concebidos como viagens oníricas e caminhos para a leitura de si e do mundo, constituindo-se em recursos valiosos no trabalho arteterapêutico.

Facilitadoras:  Carmelina de Toledo Piza, Elisabete Lepera e Patrícia Pinna Bernardo

 

ECOARTETERAPIA, XAMANISMO E INDIVIDUAÇÃO 

Os povos indígenas possuem uma concepção integrada entre forças psíquicas e a natureza à nossa volta, conhecimento estudado pelo antropólogo M. Eliade, pelo mitólogo J. Campbell, por C. G. Jung, e por Patrícia Pinna Bernardo em seu doutorado (2001) ao relacionar essa concepção com recursos e temas trabalhados em Arteterapia. Podemos considerar o arteterapeuta como um xamã da nossa época, por promover o intercâmbio energético, mediado pelo símbolo, entre a consciência e a dimensão do inconsciente. A Arteterapia de base junguiana, ao fornecer à alma meios artísticos para a expressão de seus conteúdos, reunindo eu-outro-meio-ambiente e cosmo numa rede de relações significativas tecida pelos fios da linguagem simbólica, pode ser caracterizada como uma Ecoarteterapia. 

Facilitadora: Patrícia Pinna Bernardo

 

PRÁTICA 100hs

Aplicação prática do projeto de intervenção, desenvolvido pelo estudante e supervisionado, que será realizada em local escolhido pelo estudante com a anuência do supervisor.

Coordenadora e Corpo Docente

Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu

Profa. Dra. Patrícia Pinna Bernardo

Titulação: Doutora e Pós-doutora 

Psicóloga (USP, 1982, CRP: 06/16725). Arte-educadora (FAAP, 1980). Arteterapeuta (AATESP: 056/0905). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP, 1994). Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP, 2001). Pós-doutora em Educação (USP, 2005) sobre o tema: Arteterapia e Mitologia Criativa. Coordenadora, orientadora e professora de Pós-graduações lato-sensu em Arteterapia desde 2004. Criadora, coordenadora e professora de Pós-graduações em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica (desde 2012), e em Mitodrama e Teatro Arquetípico: Arteterapia em Cena (desde 2019). Atua como Professora Universitária em cursos de graduação e Pós desde 1995 (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e coordenadora de Workshops e cursos livres sobre Arteterapia, Mitologia Criativa Comparada e Psicologia Junguiana. Psicoterapeuta e artepsicoterapeuta desde 1983, atuando com todas as faixas etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e em diferentes campos (institucional, pedagógico, terapêutico). Autora e editora da coleção A Prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos (6 volumes) e da série: Jogos Arteterapêuticos (2 volumes).

Canal do Youtube: Patrícia Pinna – Arteterapia.

 

Corpo docente:

Patrícia Pinna Bernardo

Titulação: Doutora e Pós-doutora

 

Carmelina de Toledo Piza

Titulação: Mestre

Possui graduação em Letras pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (1974). Possui Mestrado em Educação (Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2005), pós-graduação em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Salesiano de Americana, SP (1997). Possui mestrado em Educação Comunitária pelo Centro Universitário Salesiano de Americana, SP (2002). Possui Qualificação Técnica de Nível Médio de Radialista – Setor Locução, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Limeira, SP (2010). Possui pós-graduação especialista em Arteterapia Aplicada à Saúde, Artes, Educação e Organizações pela Universidade Paulista, SP (2013). Possui pós-graduação em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica pela Universidade Paulista, SP (2017). Membro da Academia Piracicabana de letras, ocupando a cadeira 29. Tem o Programa de Rádio de Literatura Infantil: “BALAIO TRANÇADO DE HISTÓRIAS” pela Rádio Web Pira Mix. Escritora, ilustradora, contadora de histórias e formadora de contadores de histórias.

 

Elainy Mota

Titulação: Mestre e doutoranda

Doutoranda em Artes pela UNESP – Universidade Estadual Paulista.

Mestrado no curso de Pós-Graduação em Artes no Instituto de Artes da UNESP/Universidade Estadual Paulista (2018). Graduada como Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998). Possui Latu Sensu em Arteterapia pela UNIP (2006). Possui Latu Sensu em Formação de Professor para o Ensino Superior pela UNIP (2009). Atua na área de consultoria e elaboração de projetos sociais e culturais através de Leis de Incentivos Fiscais. Idealizadora do projeto Ser  mica: A Modelagem de Um Novo Amanhã, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social.

José Marcio da Silva Costa

Titulação: Mestre

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2004), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e formações complementares em Teatro, Dança e Artes Visuais. Tem atuado como professor em cursos de especialização nas áreas de Artes, Arteterapia e Psicopedagogia. É fundador do núcleo de pesquisa e criação em artes e educação Os Coletores de Sonhos, que desde 2007 vem realizando atividades em parceria com o Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora, localizado na cidade de Viña del Mar, Chile.

Lídia Lacava

Titulação: Mestre

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo – USP (1970) e em Direito pela Potifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1980), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1996), especialista em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (2005). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuação como Psicopedagoga e Arteterapeuta no Centro de Referência da Infância e da Adolescência – CRIA – Departamento de Psiquiatria do Hospital São Paulo – Unifesp (2003-2005). Atuação Clínica em consultório particular desde 1996. Professora em Cursos de Pós-Graduação na área de Psicopedagogia e Arteterapia. AATESP: 039/0504

Marizilda da Fonseca Lopes

Titulação: Especialista

Psicóloga, com Pós-graduação em Arteterapia (Unip, 2010), Formação em Terapia Cognitivo Comportamental (CETCC, 2013), Professional & Self Coaching / Behavioral Analyst / Leader Coaching – Brazilian Institute Coaching e Behavioral Coaching Institute (2013). Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade Cruzeiro do Sul – em formação – 2017/2018, e professora de Yoga formada pelo Instituto Narayana. Especialização como professora de Yoga no Yoginapp reconhecida pelo Yoga Alliance RYT 200. Pós-graduanda em Neurociências pela PUC-SP.

Oneide Regina Depret

Titulação: Mestre

Psicóloga (USP), Arteterapeuta (UNIP), Mestre em Ciências da Saúde (UNIFESP). Atualmente trabalha em clínica particular, onde atende adolescentes e adultos em Psicoterapia individual e grupos vivenciais em Arteterapia, integrando a utilização de mitos com recursos expressivos na busca de autoconhecimento e equilíbrio, nos contextos preventivo e terapêutico. Exerceu o cargo de coordenadora técnica de Casas-Abrigo da Secretaria da Criança, Família e Bem-Estar Social por sete anos, atendendo crianças e adolescentes em situação de risco social e vitimização, orientando famílias e supervisionando educadores e outros profissionais. Professora Universitária em cursos de especialização em Arte-Educação e Arteterapia. Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais. Psicoterapeuta e arteterapeuta com foco no trabalho individual e em grupos voltados para o autoconhecimento.

Ricardo Alexandre Ribeiro Rodrigues

Titulação: Mestre

Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Mestre em Artes (Área de Concentração Artes Cênicas) pelo Instituto de Artes da UNESP, com a pesquisa “Busca de princípios para uma atuação a partir de estudos sobre os griots africanos e os jograis medievais europeus”. Fez cursos de música (canto e violão), narração de histórias e participou de formações com Augusto Boal, Jan Ferslev (Odin Teatret), Robert Seven Crows (Canadá), Hassane Kouyaté (Burkina Faso) e Mahomed Bamba (Costa do Marfim – UFBA). Como ator, participou de diversos espetáculos teatrais no Brasil, Portugal, França e Chile, com destaque para o Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, un cerro de cultura, organizado pelo Coletivo Teatral y Centro Cultural La Mandrágora (Viña del Mar, Chile). Trabalhou como professor de teatro em escolas e ONG s; na formação de educadores em diversos projetos do Núcleo de Trabalhos Comunitários, da PUC-SP; como assessor cultural do Projeto Bibliotecas Comunitárias, da Fundação Fé e Alegria do Brasil; e como ator-formador do Projeto Teatro nas Prisões, da FUNAP (SP). 

Teresa Kam Teng

Titulação: Especialista

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1985), graduada em Direito pela FMU- S.P (1991), com pós-graduação em Arteterapia pela UNIP (2012) e pós-graduação em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica pela UNIP (2015). Arteterapeuta na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) no setor de Arte Reabilitação – onde atende pacientes de várias clínicas: infantil e adulto. Arteterapeuta na ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – onde atende pacientes acometidos com Esclerose Múltipla. Terapeuta PICs (Práticas integrativas complementares) no Espaço Yki, onde faz atendimentos individuais em Reiki, Litoterapia e Cromoterapia. Membro associada da AATESP (238/0512). Membro diretoria UBAAT – União Brasileira de Associações de Arteterapia.

Valéria Gonçalves da Cruz Monteiro

Título: Mestre

Mestra em Ciências da Saúde – com pesquisa em neurociências pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein (IIEP-HIAE). Mestrado em Administradora de empresas (FGV-SP) com Pós-graduação em Arteterapia (UNIP-SP), formação em pintura a óleo (Lorenzo de Médici- Firenze, IT). Especialização em Técnicas de Desenho utilizando a integração das lateralidades cerebrais. Profissionalmente, atua como arteterapeuta, artista plástica, reiki máster, terapeuta floral, cromoterapeuta, terapeuta holística.

 

Professores convidados:

Elisabete Lepera

Titulação: Mestre 

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Especialização em Psicoterapia Junguiana coligada a técnicas Corporais Petho Sandor, pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga. Psicoterapeuta junguiana. Supervisora clínica. Pesquisadora de contos, mitos e símbolos. Autora do livro “Sincronicidade: O tempo de Kairós na Psicoterapia” (Editora Vetor).

Silvio Alvarez

Artista plástico autodidata, dedica-se à técnica da colagem desde 1989. Criador dos projetos Artistas do Futuro e Lições de Encantamento, realiza oficinas para públicos de todas as faixas etárias, nas quais, sempre de forma lúdica, aliando conceitos de arte – criatividade – sensibilidade – conscientização ambiental, busca ressaltar o potencial criativo presente em cada um de nós. É professor convidado de pós-graduações em Arteterapia desde 2008 e dedica-se à formação técnica em colagem de professores e de profissionais nas áreas de Psicologia, Arteterapia e Assistência Social.

Sônia Café

Título: Especialista

Escritora. Graduada em Letras pela UFBA, foi consultora editorial da Editora Pensamento-Cultrix durante 20 anos, tornando-se uma profunda conhecedora da literatura mundial voltada para o desenvolvimento da consciência humana. Livros de sua autoria foram publicados em diversas línguas, entre eles “Meditando com os Anjos”, e “O Livro das Atitudes”.  No início dos anos 1980 participou da criação de Nazaré – Centro de Luz, centro de vida espiritual e educação holística localizado em Nazaré Paulista, hoje transformado em Nazaré Universidade da Luz.

Inscrição:

Para se candidatar ao curso, o requisito básico é ter um diploma de graduação reconhecido pelo MEC e passar por uma entrevista com a Coordenadora: Profa Dra. Patrícia Pinna Bernardo.

Se você estiver realmente interessado em se candidatar, envie um e-mail para posarteterapia@nazareuniluz.org.br assinalando na linha do ASSUNTO “QUERO ME CANDIDATAR” e enviando também os seguintes dados: nome completo / data de nascimento / RG / CPF / área de formação / telefones / endereço completo.

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

abril 2023

28abr00:0000:00Pós-graduação em Arteterapia de Abordagem Junguiana – Turma IA partir de 28 de abril de 2023 a 30 de março de 2025

Confira as datas dos workshops sobre o Curso:

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