Início > Cursos de Longa Duração > Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal – Turma VII

Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal – Turma VII


O que é:

A Psicologia Transpessoal reconhece que o ser humano pode acessar múltiplos estados da consciência e que todos estes estados emanam de uma única consciência mais ampla: a Consciência de Unidade.  Compreende o ser humano como um Ser integral: biológico, psicológico, social, cultural, ecológico, cósmico e espiritual. Entende que a transcendência e a espiritualidade são fenômenos legítimos e inerentes à natureza humana.

O prefixo “trans” significa “mais além” e “através de”. Isto não quer dizer que a Psicologia Transpessoal desconsidere a dimensão pessoal, biográfica do ser humano. Ao contrário, essa dimensão existencial é fundamental, porém é preciso ir mais além, integrando a transcendência e a espiritualidade à pessoalidade.  Essa integração só se torna possível com o enraizamento na dimensão encarnada, a partir da qual se dá a abertura para níveis mais sutis de realidade. 

A Psicologia Transpessoal é um “campo de conhecimento” de vasta amplitude: abarca e integra diversas outras áreas do saber, o que a torna, necessariamente, “transdisciplinar”. Podemos, nesse sentido, dizer que a Psicologia Transpessoal é ao mesmo tempo  antropologia, física, biologia, cosmologia, etc.

Para que:

O curso de Psicologia Transpessoal de Nazaré Uniluz é uma jornada  de autoconhecimento e de autotransformação. As perguntas fundamentais que iniciam essa jornada são: “quem sou eu?”, “o que é o ser humano?”, “o que é a Vida?”. 

Através de conhecimento teórico, de vivências, de dinâmicas grupais, da escuta atenta do outro, do exercício da empatia e de partilhas, realiza-se um processo de estímulo ao autoconhecimento, possibilitando o despertar do “cuidador”, do “terapeuta”, resultado direto do processo de autotransformação. 

Para poder cuidar do outro é preciso, antes, saber cuidar de si mesmo. Ao final da jornada, os aprendizes se sentem autorizados a atuar como cuidadores nas áreas para as quais estão vocacionados. 

O curso oferece uma importante contribuição para a atuação do terapeuta no campo da clínica, da educação, da saúde, das organizações, das associações humanas em geral, onde quer que seja necessária a construção e a lapidação de um humano pleno.

Para quem:

Este curso acolhe os “buscadores”, aqueles que estão incomodados com a desarmonia do mundo ao seu redor e que sentem a necessidade e o impulso de cuidarem de si mesmos, cuidarem do outro, cuidarem da sociedade, das instituições, cuidarem do meio ambiente.

O curso está aberto a candidatos que possuem formação superior, ou mesmo àqueles que não a possuem, uma vez que a visão transdisciplinar é inclusiva. Costumamos ter como aprendizes: terapeutas, psicólogos, educadores, psiquiatras, médicos, arquitetos, advogados, economistas, coachs, profissionais de empresas e organizações e quaisquer outros profissionais de qualquer área que desejem fazer uma jornada de autoconhecimento, ampliar seus conhecimentos ou aperfeiçoar a prática terapêutica por meio do cuidado do Ser Integral.

Formato e duração do Curso:

  • O curso tem duração de 400 horas/aula distribuídas em 21 módulos com conteúdo teórico-vivencial
  • Os módulos são mensais (um fim de semana por mês, de sexta-feira a domingo) em regime de imersão completa no campus de Nazaré Uniluz que é um espaço acolhedor junto à natureza que potencializa muito o que o curso tem a oferecer. 
  •  A hospedagem no final de semana inclui quarto individual, alimentação completa ovolactovegetariana, com opções veganas e sem glúten (5 refeições diárias).
  • Nazaré Uniluz é o local ideal para esta jornada, porque as orientações maiores da Visão Transpessoal estão em perfeita consonância com os princípios da instituição
  • A programação do curso é intercalada com períodos para práticas de meditação, silêncio e convivência grupal. O campus oferece vários espaços além das salas de aulas e vivências: sala de meditação, labirinto, centro comunitário, roda de fogueira, biblioteca, padaria, horta orgânica com vista para represa, cozinha, trilha na mata e sala de artes
  • Alguns módulos são abertos ao público em geral, consulte a programação

*É fundamental que os alunos se hospedem em Nazaré Uniluz para que possam se integrar plenamente ao ritmo dos trabalhos e à linha pedagógica do curso.

Calendário completo com as datas do curso e conteúdo programático:

Confira aqui o Calendário com as Datas – Turma VII

Ano 2023 Período
Módulo 1  15 a 17/09
Módulo 2 20 a 22/10
Módulo 3 17 a 19/11
Módulo 4  08 a 10/12
Ano 2024 Período
Módulo 5 02 a 04/02
Módulo 6 08 a 10/03
Módulo 7 12 a 14/04
Módulo 8 17 a 19/05
Módulo 9 21 a 23/06
Módulo 10  02 a 04/08
Módulo 11 13 a 15/09
Módulo 12 18 a 20/10
Módulo 13 08 a 10/11
Módulo 14 13 a 15/12
Ano 2025 Período
Módulo 15 07 a 09/02
Módulo 16 07 a 09/03
Módulo 17 11 a 13/04
Módulo 18 16 a 18/05
Módulo 19 20 a 22/06
Módulo 20 15 a 17/08
Módulo 21 19 a 21/09

Confira aqui o Conteúdo Programático

1. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA TRANSPESSOAL I

Este módulo apresenta elementos da história da psicologia a partir da pergunta: qual a necessidade fundamental que fez surgir uma nova Psicologia, a Transpessoal, e em que contexto cultural e científico isso aconteceu? Discute as escolas que se enquadram dentro do paradigma racionalista cientificista clássico até a passagem pela revolução freudiana que admitiu a dimensão inconsciente do conhecimento, visitando os novos campos de investigação, como o inconsciente coletivo proposto por C. G. Jung, o movimento do potencial humano proposto pela psicologia Humanista, até a criação da Psicologia Transpessoal, cuja principal contribuição é o reconhecimento da existência de diferentes estados de consciência e de que todos eles são aspectos de uma subjacente unidade fundamental do Ser. Discute também os conceitos de vida, ego, unidade, estados de consciência e cartografia da consciência, agregando toda a contribuição do pensamento oriental através das suas tradições sapienciais como o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, etc. Tudo isso dentro de um conjunto de vivências práticas que visam reconhecer os diferentes níveis de consciência, promovendo a autotransformação e o autoconhecimento.

Facilitadora: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

2. INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA TRANSPESSOAL II

Este módulo apresenta os conceitos de Consciência da Unidade, de Separatividade, de Normose e suas correlações com os valores humanos fundamentais. Discute os conceitos de Ego, a configuração para além do Ego e as Cartografias da Consciência, acolhendo as contribuições de Sigmund Freud, Carl G. Jung, Jean-Yves Leloup, Abraham Maslow e Pierre Weil. Discute o conceito de Vida como uma teia que interliga tudo. Promove um conjunto de vivências práticas que visam reconhecer os diferentes níveis de consciência, facilitando a autotransformação e o autoconhecimento.

Facilitador: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

3. OS SONHOS NA ABORDAGEM TRANSPESSOAL

Este módulo convida a um mergulho no universo dos sonhos, vivenciando e refletindo sobre os vários aspectos deste estado especial de consciência que é uma importante fonte de autoconhecimento. Mostra como os sonhos nos trazem informações vindas de níveis profundos de nosso Inconsciente e que tentar compreendê-las é fundamental para ampliar nosso autoconhecimento. Propõe exercícios práticos relacionados para explorar diferentes estados de consciência com os recursos e a metodologia da Abordagem Transpessoal. Discute a importância dos sonhos como recurso terapêutico, de autoconhecimento, desenvolvimento da intuição, expressão da criatividade e ampliação da consciência.

Facilitadora: Profa. Me. Arlete Silvá Àcciari

4. EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Focaliza a contraposição entre a crise da racionalidade moderna e a emergência de um novo paradigma em Educação, apresentando e analisando a Abordagem Transpessoal que acolhe a consciência da Unidade e que sustenta uma visão de mundo que inclui a espiritualidade, o renascimento do sagrado, a busca de sentido e do encantamento na educação.

Facilitadores: Prof. Dr. Severino Antônio e Prof. Dr. Taunay Daniel (coordenador geral)

5. CONVIVÊNCIA GRUPAL NA ABORDAGEM TRANSPESSOAL

Atividades práticas, reflexões e diálogos, visando o aperfeiçoamento das experiências de convivência grupal. Trabalha o desenvolvimento da atenção plena, da comunicação não violenta, do autoconhecimento e da espiritualidade, tendo como base a experiência desenvolvida na prática do “Retiro Viver em Grupo”, um método de trabalho aperfeiçoado durante os 38 anos de trabalhos dedicados ao desenvolvimento integral do ser humano realizado por Nazaré Universidade da Luz.

Facilitadora: Profa. Esp. Sônia Café

6. MANDALAS, AUTOCONHECIMENTO E CURA

Neste módulo iremos explorar como os desenhos e pinturas das mandalas são ferramentas importantes para a abertura do nosso campo intuitivo e o autoconhecimento. Além disso, veremos como as formas, as cores, a intensidade dos traços e o preenchimento do espaço gráfico nas mandalas expressam intuições, pensamentos, sentimentos e sensações e podem representar estágios de evolução psíquica.  Iremos demonstrar como a prática regular do desenho e pintura de mandalas é um instrumento poderoso para o autoconhecimento, a cura e para a transcendência na perspectiva da Abordagem Transpessoal. Realizaremos vivências práticas de caminhar em um labirinto, um tipo especial de mandala, que representa a matriz divina dentro das leis da geometria sagrada e mostraremos como essa caminhada em silêncio nos faz entrar na sacralidade de nosso próprio caminho evolutivo.

Facilitadora: Prof. Esp. Myrian Romero

7. OS GRANDES MESTRES DA VISÃO TRANSPESSOAL

O objetivo desse módulo é conhecer e aprofundar as linhas mestras que delinearam as bases conceituais da Psicologia Transpessoal, a partir de textos selecionados de Abraham Maslow, Stanislav Grof, Ken Wilber, Jean-Yves Leloup, Roberto Assagioli e outros. Iremos apresentar a contribuição (teoria e prática vivencial) de autores e fundadores da Transpessoal no Brasil como Pierre Weil, Roberto Crema e Vera Saldanha. Apresentaremos também os principais aspectos das tradições sapienciais e da filosofia oriental como fontes de inspiração para o nascimento da Psicologia Transpessoal. É um módulo de costura e ampliação de saberes que já foram acolhidos em outros módulos e que nos conduz a responder a uma pergunta fundamental: quem somos nós, a essência do Ser? Este módulo trabalha, portanto, o estímulo ao autoconhecimento e autotransformação com a ajuda de exercícios e vivências que reforçam desidentificações com padrões normóticos e também abre caminho para novos passos no processo de uma alquimia interna de afinação da escuta terapêutica.

Facilitadora: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

8. ABORDAGEM INTEGRATIVA TRANSPESSOAL

Este módulo apresenta e explora a Abordagem Integrativa Transpessoal – AIT, sistematizada por Vera Saldanha, em seus aspectos teóricos e práticos, estrutural e dinâmico, como metodologia para o trabalho de orientação transpessoal na clínica, na educação e nas organizações. Demonstra e estimula de maneira vivencial a compreensão do eixo experiencial (razão, emoção, intuição e sensação), e do eixo evolutivo (expansão da consciência rumo a ordem mental superior). Discute como a tarefa da Psicoterapia Transpessoal, de um olhar transpessoal, é redimensionar o ego na travessia ascendente, no entrelaçamento dos eixos experiencial e evolutivo, através das etapas de reconhecimento, identificação, desidentificacão possibilitando a ocorrência das etapas posteriores da transmutação e transformação, na direção de uma nova atitude (elaboração) e de uma integração com o verdadeiro eu, nosso Ser integral.

Facilitadora: Profa. Me. Arlete Silvá Àcciari

9. CARTOGRAFIA DA CONSCIÊNCIA I

Este módulo trabalha a Cartografia da Consciência do Sistema dos Chakras a partir de textos sapienciais de Mestres do Yoga e do Vedanta e de pesquisas realizadas por Pierre Weil, além de contribuições inspiradas de Dulce Magalhães. Apresenta a correlação entre os sete centros vitais e as sete etapas integrativas no desenvolvimento do ser, da abordagem integrativa transpessoal. Propõe trabalhos práticos e vivenciais sobre os sete níveis da consciência no sistema dos chakras.

Facilitadora: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

10. NORMOSE, PSICOPATOLOGIA E EMERGÊNCIA ESPIRITUAL

O objetivo deste módulo é identificar e esclarecer os diferentes tipos de transtornos mentais sob ótica da Abordagem Transpessoal e a dinâmica destes transtornos através dos diferentes estados de consciência. Mostra como se faz cada vez mais importante compreender o diagnóstico diferencial entre psicoses e emergências espirituais (que antes do surgimento da Abordagem Transpessoal eram vistos como uma mesma coisa) para encaminhamentos e tratamentos mais efetivos. Discute como essa diferenciação de sintomas aparentemente idênticos exige olhar mais atento, esclarecedor e profundo. Módulo com vivências.

Facilitador: Prof. Me. Manoel Simão

11. CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Este módulo apresenta a história do nascimento e desenvolvimento da ciência clássica. A invenção do racionalismo e a crença na objetividade do conhecimento científico. Discute os quatro traços principais da ciência clássica: determinismo, mecanicismo, materialismo e laboratorismo. Apresenta a dissolução dos paradigmas da ciência clássica, impulsionados pelas descobertas da física no século XX, que, por sua vez, sugeriram a insustentabilidade do racionalismo clássico e produziram o enfraquecimento da objetividade do conhecimento no domínio da mecânica quântica, obrigando a aceitação da subjetividade como elemento essencial na produção do conhecimento científico. Aborda os níveis sutis da realidade e a ampliação do conceito de vida. Propõe a aceitação do Mistério como um elemento constituinte do conhecimento e a Consciência como o possível elemento básico constituinte da matéria. Exercícios e vivências que facilitam a percepção de modelos cristalizados de representação da realidade.

Facilitador: Prof. Dr. Taunay Daniel (coordenador geral)

12. LIDERANÇA TRANSPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

Este módulo discute a importância e o papel das organizações humanas no destino das sociedades e da civilização. Analisa os diferentes tipos de liderança e o seu impacto na dinâmica das organizações. Discute a evolução e as possíveis transformações das organizações segundo a visão transpessoal. Mostra como, para assumir uma liderança eficiente e benigna, a líder precisa, antes de mais nada, ser um cuidador de si mesmo para, somente então, cuidar do outro, do grupo, da comunidade, do meio ambiente e do planeta. Dinâmicas de grupo e vivências inspiradas em jogos cooperativos.

Facilitador: Edgard Gouveia

13. METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Diálogos sobre a questão da Pesquisa, tanto no sentido da lógica da investigação, como da lógica da exposição. Reflexões sobre a correspondência entre concepção teórica e opção metodológica. Reconhecimento de algumas das perspectivas e epistemologias: positivismo, marxismo, fenomenologia, complexidade, dentre outras. A pesquisa qualitativa em ciências humanas. Procedimentos: relatos de experiência, entrevista, questionário, história de vida, estudo de caso, pesquisa participante, dentre outros. A questão da escrita lógico-expositiva: apresentação de tema e tese, organização dos argumentos, arquitetação dos capítulos, elaboração da linguagem dissertativa. Incorporação de novos modos de raciocínio e de processos criativos – da filosofia, das artes, da literatura – no escrever o texto dissertativo, com singularidade e autoria.

Facilitador: Prof. Dr. Severino Antônio

14. CORPO E ESPIRITUALIDADE

Este módulo traz uma reflexão sobre o significado e a representação simbólica do corpo em diferentes culturas e tradições. Apresenta as estruturas de defesa de caráter de acordo com as dimensões da energia criativa descritas na Ciência de Cura de Barbara Brennan. Estabelece as relações entre as estruturas de defesa e as manifestações psicossomáticas. Elabora uma visão integral da saúde contemplando a linguagem do corpo, as dimensões da energia criativa, o corpo e os desafios da condição humana, as estruturas de defesa de caráter, a psicossomática, o cuidado integral e o propósito de vida. Propõe exercícios práticos e vivenciais para a compreensão e integração desses temas.

Facilitadora: Prof. Célia Burgos

15. TRANSDISCIPLINARIDADE

Neste módulo pretende-se trabalhar uma nova Antropologia do Ser que busca responder à pergunta “o que é o ser humano”? Apresenta as quatro dimensões constituintes do homem (soma, psique, nous e pneuma) para propor uma cartografia ampla da inteireza humana. Apresenta e explora a visão transdisciplinar como uma emergência necessária para dar conta da complementaridade entre a ciência moderna e a tradição sapiencial ocidental e oriental, buscando compreender a realidade através do resgate da unidade do conhecimento, transgredindo a dualidade cartesiana e transcendendo a noção cientificista de uma realidade unidimensional, na lógica aberta do terceiro incluído.

Facilitador: Prof. Me. Roberto Crema

16. ARTE E EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA

Este módulo discute a arte como abertura para a expressão da pulsão transcendente natural do desenvolvimento humano na perspectiva transpessoal. Discute como a arte é um elemento fundamental para facilitar o acesso espontâneo a diferentes estados de consciência e a valores fundamentais do Ser, na medida em que facilita o contato com a expressão saudável do Si-mesmo. Trabalha de modo prático e vivencial o poder da música, da dança e da expressão corporal como instrumentos para ascender a níveis superiores de consciência. Mostra como a arte-terapia grupal produz relações mais cooperativas e harmoniosas para a compreensão da unidade do Ser. Demonstra como a produção e o reconhecimento da sintonia e da beleza, geram mais confiança e sentimento de bem-aventurança.

Facilitador: Zuza Gonçalves

17. CARTOGRAFIA DA CONSCIÊNCIA II

Este módulo apresenta um grande panorama, uma visão comparada das principais Cartografias da Consciência que se inserem na abordagem Transpessoal, incluindo a Cartografia da Consciência Tupi-guarani, estabelecendo correlações com as sete etapas da Abordagem Integrativa Transpessoal. Entrelaça todos estes saberes para servir como bússola para nosso caminho evolutivo, ampliando o autoconhecimento e disponibilizando preciosas ferramentas para nosso trabalho enquanto terapeutas clínicos, educacionais, sociais, ambientais, organizacionais, como cuidadores do Ser. Oferece um conjunto de vivências práticas que visam reconhecer os diferentes níveis de consciência, promovendo a autotransformação e o autoconhecimento.

Facilitadora: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

18. FEMININO E MASCULINO NA ABORDAGEM TRANSPESSOAL

Este módulo discute como os aspectos femininos e masculinos integrados na personalidade ajudam o ser humano a tornar-se mais inteiro e saudável em suas ações e decisões. Mostra como o conhecimento e identificação destes aspectos e suas polaridades na psique humana é fundamental para um desenvolvimento saudável do Ser. Discute como, na Abordagem da Psicologia Transpessoal, esse conhecimento se faz cada vez mais presente e necessário para a compreensão da natureza humana. Propõe exercícios práticos e vivenciais para a compreensão e integração desses temas.

Facilitador: Prof. Me. Manoel Simão

19. APLICAÇÕES DA TEORIA E DAS PRÁTICAS TRANSPESSOAIS I

Este módulo é um laboratório de aplicação de exercícios e vivências, objetivando aprofundar e mostrar como a ética, a teoria e a prática da visão transpessoal e transdisciplinar podem servir como ferramentas a serem utilizadas por terapeutas e/ou profissionais que atuem nas áreas clínica, social (educação, organizações, instituições de saúde, etc.) e ambiental. Aborda temas como o Propósito, a Vocação, o “Dharma”, o Conceito de Vida, Morte-Renascimento na visão transpessoal. Promove práticas e reflexões sobre o Aprendizado do Amor, a Responsabilidade do Serviço e a Maestria da Escuta, inspiradas na pedagogia Iniciática dos Terapeutas do Ser.

Facilitadora: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

20. APLICAÇÕES DA TEORIA E DAS PRÁTICAS TRANSPESSOAIS II

Este módulo é um laboratório de aplicação de exercícios e vivências, objetivando aprofundar e mostrar como a ética, a teoria e a prática da visão transpessoal e transdisciplinar podem servir como ferramentas a serem utilizadas por terapeutas e/ou profissionais que atuem nas áreas clínica, social (educação, organizações, instituições de saúde, etc.) e ambiental. Aborda temas como o Propósito, a Vocação, o “Dharma”, o Conceito de Vida, Morte-Renascimento na visão transpessoal. Promove práticas e reflexões sobre o Aprendizado do Amor, a Responsabilidade do Serviço e a Maestria da Escuta, inspiradas na pedagogia Iniciática dos Terapeutas do Ser.

Facilitadora: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)

21. APRESENTAÇÃO DAS OBRAS PRIMAS

Este módulo é o fechamento do curso. Os aprendizes têm a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos de trabalho de conclusão de curso, beneficiados por um acolhimento amoroso e uma escuta atenta e plena dos outros aprendizes e da coordenação. As apresentações são intercaladas com momentos para apreciação e colaboração de todos. O objetivo deste módulo é realizar a colheita de tudo o que a jornada do curso produziu como autoconhecimento e transformação, promovendo uma bênção coletiva a tudo o que pôde ser conquistado por cada um.

Facilitadores: Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica) e Prof. Dr. Taunay Daniel (coordenador geral)

Certificação Pós-Graduação (Lato Sensu):

Para os aprendizes que têm interesse em receber um certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, conforme as normas do MEC, a Uniluz firmou uma parceria com uma Instituição de Ensino Superior que emitirá o certificado.

Horário das aulas:

Imersão (uma vez por mês): de sexta-feira, a partir das 18h00, até domingo às 13h00. 

Inscrição:

Para se candidatar ao curso, o requisito básico é passar por uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica, Prof.ª Me. Lia Beatriz Grillo Daniel. Após o preenchimento do formulário de pré-inscrição, nossa equipe entrará em contato para agendar a entrevista.

Corpo docente:

Coordenadores da Pós-Graduação Lato Sensu: Lia Beatriz Grillo Daniel e Taunay Magalhães Daniel.

Contamos com um corpo docente de excelência, entre eles estão:

  • Profa. Me. Arlete Silvá Àcciari
  • Profa. Me. Lia Grillo Daniel (coordenadora pedagógica)
  • Prof. Me. Manoel Simão
  • Prof. Esp. Myrian Romero
  • Prof. Me. Roberto Crema
  • Prof. Dr. Severino Antônio
  • Profa. Esp. Sônia Café
  • Prof. Célia Burgos
  • Zuza Gonçalves
  • Edgard Gouveia
  • Prof. Dr. Taunay Daniel (coordenador geral)
Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

Aguarde novas datas!

Confira as datas dos workshops sobre o Curso:

Aguarde novas datas!

Partilhas
Doar Faz Bem
X
X