O que é:
Nesta oficina você poderá aprender a técnica de tecer dos povos orientais chamada Kilim. Para estes povos, os tapetes são bem mais que uma peça decorativa e utilitária, eles são um elemento importante da vida pessoal e familiar que carregam um simbolismo espiritual, cultural e das tradições dessa arte milenar passada de geração a geração.
Ao tecer o seu próprio tapete, com desenhos geométricos de muitas cores, você poderá acessar o seu potencial criativo, desenvolver habilidades manuais e aprender em grupo de maneira lúdica e prazerosa a milenar arte de tecer fios e histórias.
A oficina também contará com contação de história e com práticas corporais como a Eutonia – terapia e educação corporal –, e Lian Gong – ginástica terapêutica chinesa – em sua programação, tornando a sua vivência ainda mais enriquecedora.
Para que:
- Aprender a tecer tapetes kilim no tear Pente-Liço
- Para que as atividades práticas da tecelagem te auxiliem a se organizar melhor e a conquistar um ritmo e uma disciplina internos
- Estar em um estado de viver o momento presente, mais centrado, com mais harmonia, paz, equilíbrio e quietude
- Explorar o potencial criativo e artístico
Para quem:
Para pessoas que queiram aprender a tecer desenhos em tapetes, no tear pente-liço, com qualidade e precisão.
Indicada tanto para iniciantes como para pessoas que já possuam alguma experiência com tecelagem manual.
Conteúdo Programático:
- Ensino do “passo a passo” para produzir um Tapete Kilim.
- Preparação da urdidura: cortar os fios, colocar no pente, prender no rolo urdidor, enrolar, prender no rolo da trama.
- Iniciar a trama aprendendo como executar listras, pontilhados, fendas, interpenetrações, uniões e diferentes ângulos de inclinações.
- Práticas corporais para auto cuidado.
- Apostila e barbantes coloridos fornecidos no curso, com os quais o aprendiz tecerá um pequeno tapete/mostruário que levará consigo.
Sexta-Feira Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto Sábado a Quarta-feira Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Tecelagem 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 -Atividade Tecelagem 16h30 – Lanche 17h00 – Atividade Tecelagem Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Livre 22h00 – Silêncio Absoluto Quinta-feira Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Tecelagem 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço
Pré-requisito:
Não é necessário experiência ou habilidades com a tecelagem. Gradualmente os dons artísticos se revelam no fazer.
Carga horária:
30 horas