Início > Cursos e Vivências > Oficina de tecelagem – Arte, beleza e autodescoberta

Oficina de tecelagem – Arte, beleza e autodescoberta


oficina-de-tecelagem-capa-site-nazare-uniluz

“Se foi tarefa dos anjos tecer nossos dias como se fossem sonhos, eles não se esqueceram de nos deixar como legado os fios enredados na vastidão do chão: o frágil tecido humano”.

(Ângela Dumont)

O que é:

Nesta oficina você conhecerá a técnica de tecer dos povos orientais chamada Kilim. Para estes povos, os tapetes são bem mais que uma peça decorativa e utilitária, eles são um elemento importante da vida pessoal e familiar que carregam um simbolismo espiritual, cultural e das tradições dessa arte milenar passada de geração a geração.
Ao tecer o seu próprio tapete, com desenhos geométricos de muitas cores, você irá acessar o seu potencial criativo, desenvolver habilidades manuais e aprender em grupo de maneira lúdica e prazerosa a milenar arte de tecer fios e histórias.
A oficina também contará com contação de história e com práticas corporais como a Eutonia – terapia e educação corporal –, e Lian Gong – ginástica terapêutica chinesa – em sua programação, tornando a sua vivência ainda mais enriquecedora.

Para que:

O contato com o tear e suas técnicas é um convite para acessar o ser criativo, promovendo harmonia, paz interior, quietude e autoconhecimento, pois ao concentrar-se em si e desligar-se do externo nos harmonizamos com a nossa luz e expressão individual.
Além de desfrutar de uma atividade manual prazerosa, a experiência também oferece técnicas para que você possa explorar com qualidade os seus dons artísticos.

Para quem:

Pessoas que buscam uma experiência descontraída e lúdica no ato de criar, conviver e se reconhecer. Não é necessário experiência ou habilidades com a tecelagem. Gradualmente os dons artísticos se revelam no fazer.

Carga horária:

30 horas

 

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

julho 2019

26jul01agoOficina de tecelagemArte, beleza e autodescoberta

agosto 2019

26jul01agoOficina de tecelagemArte, beleza e autodescoberta

Partilhas

Foi uma experiência muito importante. Conviver em grupo, partilhar experiências, entrar em contato com seu interior, ouvir o silêncio, perceber o próprio corpo e exercer o cuidado amoroso na partilha das atividades de manutenção do campus de Nazaré Uniluz, fez com que me sentisse mais viva, renovada, em paz. Me senti presente, útil. E assim descobri que é este o verdadeiro sentido da vida!

Sempre que vou encontro um espaço onde posso me reenergizar, refletir sobre minha vida e vislumbrar novos caminhos. É um lugar calmo e muito lindo, onde podemos conviver com pessoas sensíveis, que comungam nossos objetivos. Sempre que puder, voltarei.

As vivências em Nazaré Uniluz são sempre importantes para o crescimento interior e evolução espiritual e energética. Para mim o reforço positivo para os bons pensamentos, boas ações, serenidade, que é vivido neste espaço nos faz mais vivos e mais fortes para continuar nessa vida moderna e acelerada. Sempre me sinto imensamente melhor ao sair daí, e ansiando para voltar o mais breve possível. Gratidão!

Como sempre foi incrível estar num lugar tão especial, participando pela primeira vez de um retiro de silêncio. Um espaço de tempo que permitiu que eu olhasse mais para mim, me escutasse e entendesse melhor. Impossível sair dessa experiência da mesma maneira em que entrei. Renova a alma!

“Nazaré Uniluz é ENCANTADOR! Tudo é perfeito, gostei de todas as vivências. Tudo me agradou, difícil escolher o que mais me agradou. Nazaré Uniluz apresenta uma estrutura maravilhosa, mas o mais importante é a energia do local e das pessoas. Perfeita sincronia! Sinto-me com o coração tranquilo, em paz e transbordando de GRATIDÃO! Estar aqui e agora me trouxe um despertar para minha busca espiritual”

Achei o ambiente maravilhoso. Todos são muito atenciosos e gentis, isso cria uma energia mágica no local. As aulas são maravilhosas e apesar de ter passado pouco tempo (apenas um fim de semana), a vivência é muito intensa, o que provoca uma mudança a nível quântico no seu interior. O maior desafio é manter esse estado de plenitude na vida externa (fora de Nazaré Uniluz).
Obs: a sala de meditação é um local mágico!

Adorei cada momento em Nazaré Uniluz. O contato com a natureza e com a energia amorosa das pessoas e do local me fizeram um bem enorme. A paz e a tranquilidade que existem neste espaço me proporcionaram momentos de introspecção e de reflexão. Pude me reequilibrar ao mesmo tempo em que conheci pessoas maravilhosas. Saí de lá mais serena e tranquila.

É um lugar abençoado. Todas as pessoas, todos os lugares, tudo está a serviço de fazer você se sentir bem, à vontade e feliz.
Sai muito melhor do que cheguei e sinto que todas as pessoas tiveram a mesma impressão!
Nazaré Uniluz é um lugar para se sentir em comunhão com o Universo. Estou muito feliz de ter a oportunidade de poder fazer esse curso em um lugar tão especial.

Nazaré Uniluz inspira e expira amor. Ao chegar senti um clima bem diferente, fiquei com receio e até sem expectativa de ser interessante. Mas quando adentrei nesse universo do cuidado amoroso, da atenção plena, da simplicidade, do amor em gestos concretos… fui “contaminada” pela energia pulsante. Vivi intensamente os 3 dias do curso, e parece que o tempo não existiu, foi atemporal, sem ordem cronológica… simplesmente foi, aconteceu. Sem sombras de dúvidas não sou mais a mesma de quando entrei.

Cada vez que vou para Nazaré Uniluz parece que aciono mais um degrau no meu autoconhecimento e na paz interior. O convívio em grupo flui harmônico, onde as palavras passam a ser essenciais, enquanto o silêncio e a interação não verbal frutifica e fortalece as relações em grupo, transformando em alegria como suas danças circulares.

O lugar é fantástico, as pessoas são muito bacanas e deu vontade de conhecer a proposta de vocês. Apesar de não ter falado e nem olhado ninguém, pois o retiro foi silencioso e somente olhava para o chão, eu pude perceber o cuidado carinhoso das pessoas nos pequenos gestos e na forma como as coisas eram feitas, as pétalas espalhadas no lugar onde se seca a louça, o pessoal abrindo espaço para que eu pudesse passar, apesar de andar tão lentamente, etc. Nas horas difíceis este amor cuidadoso foi muito importante para que eu continuasse a prática.

Verdadeiramente transformador. Quero levar os aprendizados e o ritmo de Nazaré Uniluz para a minha vida. Me sinto uma pessoa melhor do que entrei. Gratidão pela energia, pelos princípios, pela simplicidade, pelo amor compartilhado.

Ter o privilégio de passar as festas de fim de ano em Nazaré Uniluz era tudo que eu precisava.
Não sou fã de aglomerações, festas, barulho, em outras palavras, me sinto melhor no silencio e na solitude.
O contato com a natureza, junto com as vivências desse espaço fazem que cada vez eu saia daí mais renovado, mais centrado, mais aterrado e pronto pra enfrentar o mundo ilusório aqui fora.

Obrigado pela ajuda e pelo acolhimento.

Nazaré Uniluz é um lugar especial pra mim… desde 2011 que venho aqui me abastecer dessa energia mágica.
Tenho muitos insights quando estou aí! Já trouxe muitas amigas comigo e todas gostaram muito.

Participar do Retiro de Ano Novo em Nazaré Uniluz trouxe a sensação de um encontro com partes essenciais do meu ser, abrindo um campo de cura e esvaziamento interno. A partir daí, uma escuta verdadeira possibilitou um acesso a uma fonte de ensinamentos sobre mim e a vida na terra. As vivências neste período ajudaram a realizar algumas transformações pessoais, solidificando uma segurança interna e um apaziguamento. Gratidão a todos os seres que contribuíram para que isto se tornasse uma realidade.
Foram momentos incríveis vivenciados neste Retiro. Sinto que cada instante trazia um ensinamento, uma compreensão, uma nova perspectiva…
Muita gratidão. Vocês são excelentes anfitriões. Parabéns pela organização, dedicação e empenho!

Foi maravilhoso! O campus nos dá a exata dimensão do que é equilíbrio ambiental e espiritual. Fico muito grata pela oportunidade de poder vivenciar este equilíbrio.
A experiência em Nazaré Uniluz superou minhas expectativas. Encontrei tudo que buscava.

AMOR E LUZ. Eu escolhi o amor. Eu escolhi a luz. Eu escolhi servir a Deus e unicamente a ele. AMEI TUDO! Cheguei como uma paulistana estressada, apressada, com os olhos arregalados com crachá, celular e laptop – ligando de 1 em 1 min, porque não queria me atrasar. Dormi muito os primeiros 2 dias. Hoje, levo daqui amor e foco com os compromissos que fiz comigo para 2014. Encontrei meu lugar.

Fiz muitas descobertas e foi extremamente gratificante estar aqui. Mágico! Recomendarei para algumas pessoas, tamanha a satisfação e encantamento que tive aqui. O espaço seria pequeno para expressar tudo que vivi e senti durante esses dias. Portanto, vou me limitar a agradecer por ter tido essa chance, sair daqui melhor e mais feliz do que quando cheguei e pretendo voltar.

É sempre um enorme prazer estar em Nazaré Uniluz, uma benção, pois é sempre um chamado que vem da alma e, a partir daí, a certeza de que não poderia estar em outro lugar. Namastê! Tudo é sempre maravilhoso. O que mais gostei dessa vez foi ter contato com a tecelagem e o fazer pão.

Fazer o retiro de passagem de ano aqui era minha forma de agradecimento à Nazaré Uniluz. Muita gratidão aos residentes! A descoberta do amor verdadeiro, o amor sem apegos, o amor livre, só poderia ter acontecido aqui em Nazaré Uniluz!

Inicialmente me senti deslocado. Boa parte do grupo já se conhecia de ciclos anteriores mas logo me identifiquei com o lugar. Nas tarefas de harmonização vi surgir uma série de dependências e condicionamentos. Sai de uma rotina e pude ver com um pouco mais de clareza. Tive insights relacionados a caminho, propósito, vocação, altruísmo, amor, compaixão, paternidade, amizade e da necessidade que todos temos de momentos de mergulho em nós mesmos para entregarmos a riqueza que formos cultivando, a quem amamos. Percebi que na vida, quando deixamos o amor falar mais alto que o medo as coisas fluem para algo lindo. Você não é desamparado. Senti em Nazaré Uniluz um lugar para tomar refúgio. Sempre voltarei.

Obrigado.

Em meus aniversários, geralmente eu faço “retiros”.
Para “me avaliar” no ano que passou e para definir algumas metas para os próximos 365 dias….
Neste ano, eu tinha a intensão de ir para a praia, caminhar na areia e mergulhar no mar…
Mas acabei conhecendo Nazaré Uniluz…e, por sorte, mergulhei em mim!
Foi uma troca muito rica, o silenciar, o ouvir, aquietar-se, o ajudar, o clima do lugar e principalmente as várias propostas de vivência e convivência me fizeram “sair muito melhor do que eu entrei”.
Só de lembrar já faz transbordar o sentimento de GRATIDÃO!!!

Cheguei em Nazaré Uniluz sem saber bem o que estava buscando. Acho que buscava um lugar tranquilo, com natureza e espaço para meditação. Encontrei muito mais do que eu poderia imaginar. Cuidado amoroso, vivências em grupo, conexão com as pessoas, carinho, gratidão, muito amor, silêncio e risadas, catarses e despertar. Voltei e ainda colho os frutos dessa experiência única, que me marcou e modificou de uma forma que jamais imaginei. Gratidão eterna a esse espaço, seus residentes, sua energia.

Nazaré Uniluz é um lugar de cura. Estava cansada fisicamente, mas infinitamente mais esgotada mentalmente. Assim que cheguei tive certeza que estava no lugar certo para receber o que precisava. Permaneci por nove dias, aquietei a mente, reencontrei minha essência e o que tenho de mais puro, simples e belo. Antes de ir embora já pensava na minha volta, bem como meu interesse pelo voluntariado.

Me senti acolhida, em harmonia com todos, com a filosofia de Nazaré Uniluz, muito amor. As minhas percepções foram muito positivas em relação a todas as vivências. Com certeza absoluta voltarei e um dia gostaria de ser voluntária e quem sabe residente. Tudo me agradou e foi muito acolhedor. Cheguei aqui em desarmonia comigo, com o ritmo, com o todo, com minha essência. Saio feliz, com paz de espírito, tranquila. De bem com a natureza, com o ritmo. Esperançosa, acreditando que vai dar certo, com amor, em sintonia comigo e com o todo.

Senti-me muito bem acolhido e respeitado por Nazaré Uniluz e todos que a servem. Foi ótimo estar como voluntário, despertar o serviço altruísta. Por vezes me senti muito contente de poder harmonizar os espaços e deixar minha contribuição. Foi uma rica experiência no sentido mais INTEGRAL da palavra. Muita gratidão. Lindo trabalho de despertar.

Neste momento tenho grande dificuldade financeira, o obstáculo mais difícil para mim, e saio do curso feliz e sabendo que estou aprendendo e ensinando aos meus filhos o que realmente importa na vida. O curso me mostrou que essa é uma grande oportunidade para crescer.

Fui em busca de mim mesma. Me (re)encontrei. No labirinto, conversei com o medo de escuro que me assombrava e a Lua o levou; e lá mesmo, fiz as pazes com o eterno zumbido dos meus ouvidos, mesclando-o aos sons da natureza. Paguei com prazer excesso de bagagem ao trazer as lindas lembranças e os grandes aprendizados. Feliz, deixei os males que persistiam em morar em meu coração, agora leve e em paz.
Gratidão eterna.

A beleza, tranquilidade e simplicidade do espaço, as vivências e partilhas, a meditação, a alimentação e, por último, mas não menos importante, as meninas que conduziram tudo isso, me proporcionaram uma oportunidade de parar e refletir. Redescobri também a alegria de estar comigo mesma e a importância da “presença, da atenção plena e do cuidado amoroso”. Senti que fui tocada pela luz de Nazaré Uniluz. Cheguei cansada, agitada e saí cheia de energia e com o coração pleno.
Gratidão por tudo que recebi!

Cheguei em Nazaré Uniluz sem saber bem o que estava buscando. Acho que buscava um lugar tranquilo, com natureza e espaço pra meditação. Encontrei muito mais do que eu poderia imaginar. Cuidado amoroso, vivências em grupo, conexão com as pessoas, carinho, gratidão, muito amor, silêncio e risadas, catarses e despertar. Voltei ontem e ainda colho os frutos dessa experiência única, que me marcou e modificou de uma forma que jamais imaginei. Gratidão eterna a esse espaço, seus residentes, sua energia.

Cheguei sem saber o verdadeiro sentido do que eu mesma procurava e voltei com a certeza de que procurava por mim mesma e por minha paz.

O lugar e a energia são encantadores, as pessoas harmoniosas e tudo flui bem, minha percepção foi muito positiva. A estrutura, comida e limpeza são excelentes, e só tenho a agradecer por esse contato. Com certeza irei mais vezes, e meu muito obrigado a todos.

Foram momentos de muitas descobertas em um clima de acolhimento, carinho e compreensão. É um lugar de cura, de respostas e de renovação. Ideal para quem está reaprendendo a viver. Toda a minha gratidão a todos que conheci e ao lugar que é literalmente uma “Universidade de Luz”…

Tudo é muito cuidado, alimentação balanceada e colhida da horta, tudo fresquinho e de época, ambientes limpos e harmônicos, sustentabilidade, ar puro e muita vegetação. E tem uma lareira para as noites frias!! Voltei satisfeita da minha estadia e pretendo retornar em outras ocasiões, agradeço a todos vocês que promovem este espaço tão único nos dias de hoje!

Total diferença, quando a gente sai de Nazaré Uniluz parece que tudo está mais leve, todos os nossos problemas parecem pequenos, nossa essência fica mais clara. Não sei descrever tamanha emoção.

Assim que cheguei em casa no dia primeiro de janeiro, após vivenciar por 6 dias em Nazaré Uniluz, tive o sentimento que este lugar já fazia parte de mim. E neste fim de semana isso se confirmou. Estar do outro lado (bastidores) e servir como fui servida foi de elevada intensidade, que me trouxe alegria e ampliou minhas expectativas. Sinto neste momento meu coração batendo muito próximo ao meu ouvido. Nunca havia percebido isso! Ou o silêncio de Nazaré Uniluz ou meu silêncio interior…

A decisão para o voluntariado foi o respeito que tive devido a um grande chamado. Assim, ouvi, vim e imergi. Realizei muita limpeza interna durante esta imersão, esvaziando-me de tudo que não seja amor, compaixão e respeito. Gratidão.

Como voluntária, mergulhei mais uma vez no coração bondoso desse espaço, e encontrei a simplicidade de estar bem. O reencontro da alegria imperturbável da confiança no centro da meditação e do ritmo. O que não pode ser perdido ou ameaçado, o que me mantém alegre e leve, mesmo de volta para casa. Coisas a colocar em ordem, decisões a tomar, e algo que se mantém brincante em mim que sabe que está tudo certo. Meu sorriso interno é a partilha e o abraço em cada um de vocês. É como a resposta mais linda que existe diante de algo gigante. Nazaré Uniluz merece nada menos que paz no coração de cada um que toca esse chão.

Minha experiência foi maravilhosa. Tudo aconteceu com muito amor. O curso foi muito intenso e mágico. As pessoas do campus são acolhedoras e muito amorosas. Tudo em Nazaré Universidade da Luz tem a Luz Angelical que nos envolve desde a entrada até a certeza que, sim, até breve eu voltarei!

Nazaré Uniliuz, um lugar maravilhoso em meio a uma natureza encantadora. Amei o ritmo da vivência, o silencio, meditar, aprender, e a comida excelente! Um lugar mágico onde podemos nos conectar com o nosso Eu.
Gratidão pela acolhida!

Adorei a vivência na Nazaré Uniluz, é a segunda vez que vou, e posso dizer que ao sair do campus, me senti extremamente energizada, com muitas vibrações positivas e com um novo olhar sobre a vida aqui fora! É uma experiência fascinante estar dentro de deste espaço, participar de seu ritmo, fazer atividades que nos colocam em comunhão com o Grande Ser! Gratidão!!!

Me sinto plena, serena e grata. Foi uma das experiências mais completas que tive na vida. Me sinto hoje parte de Nazaré Uniluz, ela irá comigo para sempre.

A atmosfera de Nazaré Uniluz é incrível, me sinto sempre muito acolhido e confortável aqui. A proposta existencial deste espaço, somada à sua história e experiência daqueles que preservam o lugar vivo e mágico como é, são capazes de proporcionar mudanças profundas e amadurecimento espiritual àqueles abertos e dispostos que atendem a esse lugar.

As pessoas envolvidas na recepção e organização foram muito claras e simples nas explicações, me deixando muito à vontade e com a sensação de que esta era minha casa. Sou muito grata por quem idealizou este lugar e por todos que tem feito este trabalho continuar. Estarei aqui sempre que puder e convidarei meus amigos e família. Toda a estrutura Nazaré Uniluz superou minhas expectativas, a energia existente aqui não havia experimentado antes. A alimentação daqui me fez repensar sobre o que como fora daqui. Hoje eu saio com a certeza de que eu escolhi o caminho certo e de que preciso ser mais amorosa comigo mesma.

Retornar após 5 anos foi uma experiência engrandecedora e curativa. Perceber que a essência permanece viva no coração dos novos residentes. Apreciar a beleza e a restauração de casas e jardins. Sentir o ritmo e a prosperidade de Nazaré Uniluz. Retiro de Silêncio restaurador: eu achei um assento em mim mesmo e ali fiquei. Fazer em silêncio o Labirinto: então vem o insight, tudo se forma e completa. Estou feliz e em paz.

Muito agradável e ambiente próprio para recarregar as energias. Nos ensinando a agradecer em primeiro lugar, antes de pedir. Foi muito gratificante. Estou totalmente refeito. Cheguei um pouco agitado, fora daqui tentarei ficar conectado e lembrando sempre desse período para não mais voltar no estado em que cheguei.

Gostei da recepção carinhosa, da organização, da comida de-li-ci-o-sa! Gostei de tudo aqui, é uma benção a existência deste lugar com o que oferece. Muito obrigada a vocês que cuidam e lutam. Lindo trabalhar, cuidar do jardim, acrescentando “cuidar também do jardim interno”. Valeu muito. Como no Zen se aprende: lavar louça é lavar louça. Só. Completamente.

Sinto profunda gratidão por cada momento vivenciado neste local abençoado e iluminado. Algo mudou profundamente dentro de mim, talvez só possa ter certeza do que é após um tempo. A experiência foi muito intensa.

Foi tudo bem diferente do que eu imaginava, nunca é da forma como pensamos. Mas foi surpreendente demais para mim, pois foi muito mais difícil do que esperava… Encontrar um lugar silencioso dentro é muito mais difícil e profundo do que apenas silenciar a voz. Nossa mente é um labirinto complexo e extremamente indisciplinado. E é disso tudo que une a magia da sincronicidade. Só quando precisamos ter o ato simples do silêncio é que descobrimos que nível mental estamos. Encantador, fascinante e desafiador.

Mais uma vez saio daqui nutrida do cuidado amoroso que Nazaré Uniluz e seus voluntários oferecem. Neste retiro de silêncio pude sentir o amor em cada detalhe que foi pensado para nos fazer sentir acolhidos e satisfeitos. Obrigada por nos mostrarem que o amor está no ser e não nas palavras!

As acomodações são ótimas, as construções transmitem tranquilidade e cuidado. A comida é incrível. O ambiente é acolhedor. O que mais me agradou foi a liberdade. Me senti livre e em paz. Viajar para dentro de si não é nada simples, nem isento de aflições. Vivi momentos de paz, de alegria, outros de aflição e choro, outros de gula, e outros de pleno ócio e muito sono. O que posso dizer é que saio melhor do que cheguei, porque me dei a oportunidade e a permissão para sentir com liberdade e aceitar os sentimentos que se apresentaram a mim. Toda viagem é um pouco sem volta. Agradeço a Nazaré Uniluz por ter me ajudado a voltar outra, metade a mesma, e metade muito mais livre, consciente e em paz.

A comida é muito bem preparada e organizada, os quartos são aconchegantes. Vim ao retiro com o intuito do autoconhecimento, esperando que com o silêncio as coisas ficassem claras em minha mente. Com o passar dos dias em silêncio me sintonizei com a natureza de Nazaré Uniluz, e pude perceber como Deus fez coisas tão perfeitas. Acredito que o silêncio não é a resposta que todos esperam, mas é um momento para refletir. “Deus atende todas as nossa preces, mas o que ele nos concede nem sempre é do jeito que imaginávamos”.

Esse foi o segundo retiro do silêncio que fiz e em cada um deles tive uma experiência linda de autoconhecimento. Podemos meditar, estar em contato com a natureza, descansar e por meio de atividades simples como limpar, cozinhar, cuidar do jardim e até lavar uma louça, perceber padrões que trazemos em nós que tem nos impedido de evoluir. Ao fim, compartilhar e ouvir nossos companheiros de retiro é tão tocante e enriquecedor que saímos revigorados e cheios de planos bons para encarar a vida corrida que temos hoje.

Primeiro, a natureza que abraçou-me como mãe e amiga, presenteando-me com todos aqueles detalhes tão sutis e tão belos, que no viver corrido não damos a atenção merecida. Depois, a vivência em grupo, livre de compromissos e regras sociais impostas por uma fala constante, muitas vezes desprovida de um significado mais verdadeiro. Nesse sentido, a convivência isenta de diálogo permitiu o verdadeiro exercício do compartilhar. Percebi que estávamos todos ali mais inteiros, mais abertos e mais próximos, comungando com o mesmo propósito de servir ao outro com atenção e respeito.

Nazaré Uniluz já faz parte da minha vida e eu amo estar aqui. Com certeza, me sinto muito mais relaxada e em paz comigo mesma em relação ao dia em que cheguei aqui. O que precisa fazer é me esforçar para conservar todos os dias a plenitude e o contentamento que sinto quando estou aqui.

Me sinto como um cacto, cheio de brotos, alguns floresceram, outros estão preparados para dar frutos e cuidar de mim, do outro e do planeta.

Aqui somos bem-vindos, queridos e esperados. A sensação é a de que ninguém chega de surpresa ou por acaso, por mais que isso possa parecer. Há um porquê que nos move até aqui. No meu caso, penso que foi o encontro com a minha autoestima. Chegar e desfrutar de Nazaré Uniluz significa merecimento. Observei algo que considero o ápice do meu encantamento e emoção: os residentes e voluntários não perdem a individualidade quando se dispõem a servir; não há egos inflados, porque o Eu é respeitado, como condição primordial para a existência do Nós. Vejo aqui liberdade na ordem e valorização de cada um, a humildade no exercício do dia-a-dia. Este espaço é feito por todos que aqui estão, com maestria.

Nunca imaginei que esse curso iria mudar minha vida da forma que mudou. Poder trabalhar minha comunicação interior, entender o que está realmente me incomodando e perceber também o que está além dos comportamentos das outras pessoas, foi um presente para a minha vida. Sinto muita segurança e clareza em todos os meus relacionamentos após esse curso.

Uma semana em Nazaré Uniluz fazendo o curso do CNV me impactou muito. Fui re-alfabetizado, aprendi uma nova forma de falar e de ouvir.

Entender o porquê da minha dificuldade de comunicação, apesar de falar tanto e como poderia melhorar foi o que me levou a fazer o curso sobre Comunicação Não Violenta. Queria justamente aquilo que obtive no curso: a oportunidade de aprofundar a teoria e, o mais importante, praticar o novo aprendizado. Reconhecer meus sentimentos e os dos outros, nossas necessidades, aprender a expressá-los, a ter uma escuta empática são apenas alguns dos exemplos do que pude vivenciar durante o curso. Saí de lá nutrida física, mental, emocional e espiritualmente!

A chegada foi de muitas expectativas e uma paixão à primeira vista. Como aprendizado, um olhar profundo de compaixão para mim e para o outro.

O curso de CNV certamente foi um daqueles cursos que nunca mais vou esquecer. Estou encantada como a CNV oferece ferramentas simples e, ao mesmo tempo, tão poderosas para o desenvolvimento de empatia com o outro e consigo mesmo. O clima amigável, lúdico e espontâneo criado no grupo facilitou muito o aprendizado, além do formato interativo e vivencial do curso. O facilitador realmente soube cativar cada um do grupo ao ser exemplo vivo do conteúdo que estava compartilhando. Super recomendo!

Por ser um curso muito mais vivencial do que teórico, acho que pude experimentar muitas emoções e situações que me incomodavam em um ambiente seguro e de plena aceitação dos demais participantes O facilitador passou muita segurança como treinador pela sua seriedade e comprometimento com o que se propõe a oferecer. Sua autenticidade e vulnerabilidade também me deixam muito confortável para entender melhor o próprio conteúdo do curso, além do seu cuidado em considerar as necessidades de todos os participantes. Posso afirmar que minha vida tem outra qualidade após esse curso.

Foi uma experiência maravilhosa em todos os sentidos: os facilitadores do curso, os novos amigos, a receptividade de todos na casa, os momentos de meditação, de compartilhamento e harmonização. Tudo contribuiu para estar mais presente todo o tempo e retornar a SP mais centrada e focada no aqui e agora.

Nazaré Uniluz é um espaço de conexão, onde coisas mágicas acontecem, é muito fácil conectar com nossa intuição e a meditação em grupo é um presente. É maravilhoso como o campus é lindamente sustentado não importa quem esteja lá a experiência e sempre maravilhosa!

Fazer a vivencia de CNV em Nazaré Uniluz foi muito especial. O ambiente ajudou no mergulho interior que eu fiz, pois os ritmos e a paz do lugar são para isso, fundamentais. As pessoas que lá trabalham, são acolhedoras e sempre prontas a ajudar no que for preciso. Tive a oportunidade de conviver com pessoas incríveis, meus colegas e as pessoas da Nazaré Uniluz, que participaram e fizeram parte das profundas e maravilhosas vivências que tive. Gratidão!

Como todas as outras vezes estar na Nazaré Uniluz é um presente para o corpo e espírito. Uma pausa para reflexão, autocuidado e descanso. Achei a vivência de Ho’oponopono perfeita para quem quer aliar essas qualidades. O facilitador é sempre muito capaz e sábio na condução das vivências.

Fui para Nazaré Uniluz em busca de descanso, silêncio, reconexão comigo mesma. Encontrei isso e muito mais, um espaço amorosamente cuidado, pessoas incríveis, vivências que me tocaram profundamente. Saí revitalizada, reconectada e muito feliz!

Foi muito mais que esperei. Natureza fantástica, residentes solícitos, comida maravilhosa e a vivência foi 10! A convivência com outros aprendizes harmoniosa e enriquecedora e a organização das vivências intercaladas com a meditação excelente. Sinto Luz, harmonia comigo mesma, com os outros e com a natureza. Há muito não me sentia assim.

Foi uma experiência indescritível. Tive uma certa dificuldade ao chegar, pois não sabia muito das regras. Mas logo entendi e consegui me inserir no contexto. Gostaria muito de ter ficado mais dias, achei pouco tempo pra absorver tanta coisa boa. Sou muito grata por tudo e a todos que fazem parte dessa linda Universidade da Luz.

É sempre muito bom estar em Nazaré Uniluz. Deleitar-se com a natureza viva ao nosso redor. Apreciar a comida feita com amor e carinho. Ter o prazer de estar cercada de pessoas que expressam o cuidado amoroso uns com os outros. E, além de tudo, poder participar de uma vivência que está me ajudando a trabalhar todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual. Neste momento sinto-me muito mais inspirada e fortalecida para lidar com as questões que me trouxeram aqui neste local. Sinto que após participar do Jogo da Transformação muitas coisas boas vão acontecer.

Me sinto renovada e feliz. Segura par tomar atitudes que me façam seguir em frente na minha jornada de vida.

Experiência ímpar de estar num local tão protegido pelos anjos e cuidado pelos humanos. “Nós somos feitos de silêncios e sons…” Ter tido a unidade presente compartilhada com o todo me iluminou, me transformando em UNILUZ

Houve grande percepção tanto do tema principal do retiro – principalmente sobre a impermanência da vida, sobre a natureza Buda, sobre a preciosidade da vida humana – e também quanto ao grupo de pessoas (voluntários) da própria Nazaré Uniluz, pois pude desfrutar da companhia amistosa e acolhedora de todos os componentes que estavam presentes e, por fim, o convívio valioso com a natureza, enfim, um período bastante gratificante e de crescimento mental e espiritual.

Fui muito bem recebido, com atenção e gentileza. A equipe de Nazaré Uniluz me deu todas as condições ideais para mergulhar na intensa prática de meditação.

Uma experiência marcante. Um retiro zen lhe ajuda em seu processo de autoconhecimento. Vivi uma forte introspecção, avaliando (sem julgamento) tudo o que eu sentia. Muitas memórias surgem nesse momento, mas você encara como aprendizado. Dúvidas sobre o futuro aparecem, mas você aceita que ainda é uma página em branco. Então, você foca no momento presente. E descobre que o aqui e o agora é tudo o que você tem. A equipe de Nazaré Uniluz, junto com a equipe da Monja Coen, foram perfeitos na condução desse processo. Gratidão!

Sinto-me muito feliz, abençoada. Saí da zona de conforto para vir ao encontro do Divino, do Sagrado. Isso aqui é um paraíso na terra. A acolhida, a simpatia, o sorriso, a amabilidade e o amor das pessoas resgataram em mim uma lembrança querida de Comunidade do Osho, na Índia há muitos anos atrás, quando estive lá.

Só poderia acontecer aqui em Nazaré Uniluz: quando você se descobre em profunda paz, tudo que você necessita vem até você. É o divino se manifestando!

Centenas de situações aconteceram para que eu pudesse me auto observar, me ver mais claramente – tanto minha beleza quanto minha sombra. A vida simples e ritmada me permitiu mais espaço e tempo comigo mesma e com o outro de uma maneira mais significativa e verdadeira. Pude cultivar de maneira real o equilíbrio entre o fazer e ser, entre possuir e usufruir, entre necessidade de solitude e independência com necessidade de proximidade com o outro. Fantástico!

Muitas novidades e experiências diversas. Espaço de diálogo entre residentes para aprofundar nossa conexão. Através do contexto acadêmico forte e essencial. Alegria com uma coordenadora apaixonada pelo lugar e muito sensível. , que cria uma atmosfera propícia para se sentir em casa. Eu vim aqui fazer uma residência e me senti muito protegido. Nos jogar na água é o melhor remédio para saber e se confrontar. Experiência muito boa de 3 meses para mim. Muito aprendizado.

Nestes 3 meses de curso, trabalhei muito o meu caráter e minha pessoa como indivíduo e conexão com o Todo. Percebo o quanto me tornei uma pessoa melhor com mais flexibilidade, paz, compaixão, amor no coração para comigo mesmo e o próximo. Está sendo um dos marcos mais importantes de minha vida até agora e minha gratidão para com o espaço Nazaré Uniluz, sua história e para com as pessoas que colaboram de todas as maneiras para o meu desenvolvimento é imensa!

Disciplina com o ritmo, acordar cedo todos os dias, prática de yoga e meditação, escolha dos temas de estudo, integração do grupo, relacionamento com todos: grupo, residentes e coordenação; alimentação – qualidade e hora certa, abertura e fechamento de ciclos, respeito, cuidado amoroso, o grupo, conteúdo. Profunda gratidão! Senti-me muito acolhida e segura durante todo o processo. Isso faz com que o coração se entregue sem reservas. Vivo uma vida com sentido agora e isso eu encontrei em Nazaré Uniluz, neste curso.

Todo processo e vivência que passamos foi de algum modo rico em algum âmbito, onde pude tirar proveito de algo para minha vida. Experiências de uma riqueza sem fim, ainda tem muita coisa para aprender sobre o que passou nesses três meses, mas só gratidão pela oportunidade que tive. Muita intimidade, momentos difíceis e de muita reflexão mas também momentos de leveza e humor sem fim; percepção de que tudo se estiver passando por boas ou nem tão boas experiências; que faz parte do processo de. Foi de um aprofundamento interior absurdo! Uma abertura, sinceridade e muito amor; aprendi que tudo é amor e luz, e me sinto honrada por tê-lo percebido.

Senti no primeiro momento: abertura, coragem, amor. Num segundo momento: medo, desconfiança, dúvidas, apoio, amizade, liberdade, reflexões, muitas reflexões. Agora: abertura coragem, o novo, certeza, valorização da experiência, confiança. Com certeza foi tudo muito intenso e forte. Percebo que saio mais forte e quando tomei a decisão de seguir meu caminho, me senti muito inteira. Tem coisas que só vou saber quando sair…. é muita coisa. Aprendi a fazer um excelente pão! Retomei a poesia! Senti o valor da amizade verdadeira com muitas pessoas que me acolheram sem nenhum interesse quando mais precisei!

O viver em grupo é responsável por profundas reflexões que faço, por ajudar na consciência com o outro, nos mostrando que somos capazes de fazer o nosso melhor. Não esquecerei os dias na cozinha ou no jardim ‘apanhando do rastelo’ ou parando para admirar um beija-flor, uma borboleta ou mesmo uma formiga. Ainda não parti, mas sinto saudade de encontrar o silêncio das manhãs, a presença amiga que sustenta uma energia de amor e fraternidade. Saudades da fruta doce, da torrada crocante de um desjejum que eu ajudei a preparar. Saudade das rodas, das partilhas e dos anjos “marcados”….risos. Parte de mim fica aqui, parte de mim levo comigo. Amor, amor, amor…

Sentimentos de muito amor, sentimentos muito intensos, encontros emocionantes, sentimento de gratidão todas as manhãs ao acordar. Organização, ritmo, aulas de artes, aulas de temas diversos, grupos de estudo. Foi a experiência mais rica e profunda que já tive na minha vida. Grandes aprendizados, conhecimentos, e um contato incrível com meu eu interior.

Sensação de fazer parte de uma comunidade com pessoas de diferentes procedências tanto do nosso grupo como para os que vieram para as vivências. O servir com amorosidade. A responsabilidade de fazer parte do grupo e sentir que dependo dele e ele depende de mim. Ter a consciência de poder viver em harmonia, saber lidar com as adversidades. Ser flexível vivendo em grupo; ter, em contraponto, meu espaço único; a amorosidade, a liberdade de expressão, a alegria expressa. Me senti muito bem, fiz um mergulho interno e tive um tempo de alegria e tranquilidade.

Uma mudança interna muito grande, muitas emoções, grande flexibilidade, saber trabalhar e aceitar os medos, inseguranças e fazer realmente a transformação. Estou abrindo a porta interior, me abrindo para um novo despertar. Saber quais mudanças posso fazer e que depende de minha vontade. Me fez ver que tenho condições e confiança para aceitar o novo e enterrar o passado fazendo o verdadeiro “luto”. Pontos saudáveis foram autoestima, alegria, felicidade, confiança, força, energia, atenção plena, amor próprio.

Tudo foi muito intenso, foi realmente uma imersão nas profundezas de meu ser, com todos os tipos de sensações, sentimentos, pensamentos e emoções, tudo emergindo no momento certo e de acordo com o que eu precisava aprender. Uma experiência de muita entrega. Os princípios de Nazaré Uniluz são ótimos guias para um trabalho interno profundo – reconheço e agradeço. Tudo foi aprendizado válido. Tudo é verdade e caminho.

O ritmo do curso foi curativo, com certeza, no tempo de cada um. A diversidade entre idades foi algo que me tocou e me fez muito bem. Eu, com 61 estar com jovens de 18, 25 e 30 anos, é bem saudável para se espelhar e dinamizar mudanças que me propus. O processo é curativo e preventivo porque desconstrói padrões antigos e constrói uma memória com base na harmonia do universo. Adorável!

Recebi tanto dessa terra sagrada, eu desejaria ter as palavras para expressar minha gratidão para com o amor a todos os seres que me curaram. Eu só sei que algo muito bonito aconteceu comigo. Nazaré Uniluz era um oceano cheio de amor por mim. Eu bebi dele, tanto quanto eu podia, para o conteúdo do meu coração. Eu sinto algo dentro de mim curado. Estou profundamente grato por tudo a graça e a luz que veio em meu caminho… Eu sinto que o curso foi tratado com muito amor, carinho e graça. Eu recebi tanto … Tudo foi perfeito! Que vocês sejam sempre guiados pelo divino … Que vocês possam manter compartilhado o amor e luz com todos os estudantes que surgirem em seu caminho…

Foi única. Muito gratificante. A energia que senti emanar neste espaço, não tinha vontade de voltar.

O Retiro de Páscoa foi bem especial. Eu estava com saudades de Nazaré Uniluz. Um espaço que estimula minha percepção, meus sentidos. Estar em um retiro de silêncio foi uma oportunidade para conseguir o contato comigo mesma, sentir o viver na simplicidade, e estar em contato com a minha essência. Um grupo tão acolhedor, uma equipe iluminada. Sem palavras para descrever. Digo apenas…vivencie! Sim…

Um sopro de fraternidade e espiritualidade no mundo atual. O espírito de Nazaré Uniluz e a sua natureza permitem apaziguar a mente, condição necessária para se rever o que é relevante em sua vida. Senti-me “destravado”. Cada um é cada um. Saio daqui contente e enriquecido de ter vindo e vivenciado com a equipe maravilhosa deste local.

Gostei muito da experiência, do lugar, dos voluntários e da organização. Me ajudou a dar outro significado ao silêncio – sempre fugi desses momentos e aprendi a apreciar.

Cada experiência em Nazaré Uniluz é única! A vivência “Para Viver um Grande Amor” foi muito profunda e me tocou significativamente. Depois desses 4 dias, posso dizer que há algo novo em mim… uma parte interior foi iluminada!! Que delicia viver isso!

Desde a minha chegada até a minha saída, o que mais me chamou a minha atenção foi o cuidado, carinho e amor entre as pessoas. A diferença no meu coração foi grande, logo na abertura dos ciclos, senti como se as minhas raízes estavam se fortificando, um verdadeiro encontro com a minha essência. Os meus presentes foram as pessoas maravilhosas que conheci, desde os participantes, voluntários preciosos e a doce residente do campus. Gratidão eterna.

Visitar Nazaré Uniluz é sair de casa para encontrar você mesmo. O encontro acontece pelas pessoas, abraços, sentimentos, palavras e silêncio. Gratidão é tudo que sinto por tudo que este espaço me oferece.

Me sinto muito bem. Foram 3 dias enriquecedores tanto para o meu modo de agir quanto a postura do corpo. Ajudou a me conhecer mais, a resgatar ideias que eu estava perdendo e a tomar novas atitudes diante de algumas situações do cotidiano.

Na busca para me encontrar tenho tido bastante experiências, boas e ruins. Mas a cada vez que venho a Nazaré Uniluz eu encontro mais um pouquinho de mim. A vibração do lugar e das pessoas que estão e passaram por aqui é incrível!!! Nos fez sentir coisas que nem podíamos imaginar! GRATIDÃO! Experiência de reconexão com meu ser. Reconexão com a mãe terra e seus quatro elementos. Saio daqui com serenidade, saio daqui sabendo que as mensagens que recebi não vieram de mim e sim de algo maior, muito maior.

Os momentos de silêncio e o respeito ao silêncio me agradam muito. Também o ritmo e a harmonia que reinam em todo o campus. Estou num momento de transição em minha vida, de finalizar etapas e fazer novas escolhas. Vim em busca de silêncio, solidão e recolhimento para poder ouvir a voz que me indica os caminhos e escolhas. Estou saindo com muitas respostas e mais sabedoria, clareza e discernimento para prosseguir.

Nos três dias que se passaram, pude perceber um significativo aumento da minha presença no corpo, minha atenção, calma e harmonia eram nítidas também. Saí de Nazaré Uniluz realmente sentindo minha respiração pulsando, além de uma qualidade refinada que alegrou meu coração, os encontros posteriores que tive me confirmaram isto.

A vivência em Nazaré Uniluz foi um caminho lindo de reencontro com minhas verdades. O pulsar de Nazaré me conduziu de volta pra ‘casa’, e me sinto inteira e viva após esse processo com vocês. Muito grata pela existência desse espaço e das pessoas que o habitam.

Lugar lindo, pessoas gentis, comida gostosa, conforto com simplicidade. À medida que os dias vão passando nossos corações vão se entregando, senti em mim e o mesmo nas outras pessoas.

Nazaré Uniluz, um local de imensa beleza e profunda paz. Um local para nos descobrirmos e compartilharmos com pessoas que estão numa mesma vibração de paz, amor e desenvolvimento humano. Um agradecimento especial a toda equipe de residentes e voluntários e ao ótimo trabalho. Ressalto mais uma vez, o que compartilho com os amigos: Nazaré Uniluz é único, porém, não seria um lugar tão especial se não fossem as pessoas que cuidam desse lugar. É isso que faz de Nazaré Uniluz diferente, um lugar com alma. No mundo em que habitamos hoje, é imensamente prazeroso conviver num lugar onde nada é de ninguém e tudo é para todos!

Estar em Nazaré Uniluz é oportunidade de se integrar, de centramento. E o cuidado amoroso que se recebe recarrega as energias.

Quando cheguei estava fervilhando. Saio tranquila, em paz, confiante no agora e no meu melhor. Gratidão. Namastê. A todos vocês o meu amor.

Cheguei a Nazaré Uniluz com muita agitação mental, estava aqui somente de corpo, meus pensamentos continuavam em São Paulo. Aos poucos, a reconexão com minha essência ocorreu, me senti integrada ao ritmo e à natureza deste espaço e toda agitação e ansiedade perderam espaço. Gratidão!

Achei tudo maravilhoso. Sinto-me muito gratificada e fortalecida (meu espírito). Tive contato com muitos pensamentos, informações e aprendizados que agora fazem parte de mim; espero conseguir fazer com que eles continuem comigo, me exercitando para viver o “aqui e agora”.

A harmonia e simplicidade deste campus é uma coisa encantadora. Seria uma covardia de minha parte falar que teve algo que não gostei! Parabéns pelo lugar, carinho e dedicação de todos que aqui vivem! Muita Luz!!! Sou muito grata pela forma como Nazaré Uniluz me acolheu. Cada vivência, palavra e carinho obtido aqui será usado como referência de comportamento no meu dia a dia.

Espaço de fraternidade e aprendizado, que favorece o silêncio e o recolhimento. Desperta o desejo profundo de reverência. O sagrado no ambiente, em cada grande ou pequena coisa e em nós mesmos. Saio integrada na natureza e unida a todos os irmãos que aqui estiveram partilhando suas vidas. Sinto-me em harmonia com o Universo.

O que mais me agradou foi a sensação de paz do local e a calma das pessoas. A comida também senti que foi preparada com muito carinho e estava uma delícia. Vim buscar paz e harmonia e encontrei e estou levando comigo.

A aprendizagem que levamos deste lugar é sempre imensa. A vivência foi muito intensa e levo muita vontade de aprender mais. Cheguei com a mente agitada, ansiosa, com medo. Saio tranquila, com o coração cheio de energia e com vontade de aprender mais e mais.

Neste encontro específico, me agradou a interação do grupo a que pertenço, na roda da fogueira. Minha vida tem outro significado. Estou imensamente grata aos anjos e aos colaboradores, pois a luz e o amor que recebo aqui são valiosos e inesquecíveis.

Há muito tempo tenho pensado em fazer o Curso da Transpessoal, mas fazer em Nazaré Uniluz é um privilégio. Ao estar em Nazaré Uniluz sempre descubro o melhor de mim, resgatando sonhos adormecidos há muito tempo.

Experiência única, gostei muito de conhecer o lugar, vou levar para o meu cotidiano para poder utilizar com meus alunos.

Quando cheguei foi tenso, porque é muito difícil ficar em silêncio, porém ao término das atividades pude perceber o quanto é importante o momento da meditação. Sabe, o mais difícil é você prestar mais atenção consigo mesmo e ver o quanto você erra em alguns momentos. É isso, hoje tenho a certeza de que vou me dar mais atenção e me cuidar mais para poder ajudar o próximo. Paz interior. Feliz.

Foi uma experiência única e que me trouxe muita paz interior.

Tive oportunidade de estar passando o dia neste local, onde fomos recebidos com muito carinho e paz. Durante o dia, nas atividades (caminhada, momentos de meditação), o sentimento é de paz, tranquilidade, trouxe para nosso corpo uma sensação de diminuição de peso.

Uma experiência inesquecível – um retorno ao eu, uma oportunidade de desacelerar, encontrar-se comigo. Grata pela sensação de paz.

Bom, foi uma vivência maravilhosa, estou indo embora me sentindo tranquila, com paz espiritual, uma sensação muito gostosa.

Como sempre, Nazaré Uniluz é uma fonte viva de harmonia e saber. Daqui sempre saio enriquecida. Saio bastante ancorada em múltiplas possibilidades de expansão de meu ser.

Tudo aqui me agrada: o silêncio, a natureza, a energia, o estar aqui… Companheirismo, Luz, Amor, Gratidão, Conhecimento.

Sabia que mais do que a técnica, precisava silêncio e retiro. Saio com a certeza de que levarei a atenção plena e o cuidado amoroso nos meus afazeres diários, pois vivenciei o quanto a agitação mental é prejudicial na minha vida. Grata por tudo.

A vivência em Tecelagem no mês de janeiro tem se tornado um marco para o início do meu “ano novo”. É um momento de reflexão, de concentração e sintonia com aquilo que almejo. É meu ritual de boas-vindas ao que virá.

Uma experiência pra minha alma. Senti que passei muitos dias lá. Acolhimento e integração com a natureza é um sentimento que brota institivamente. Palavras perdem o efeito pois o silêncio se sobrepõe dando ênfase ao simples e belo. Falar se torna desnecessário porque os outros sentidos ficam aguçados e presentes. “Presente” é o que representa minha breve estadia lá. Quero voltar! Gratidão.

Dias maravilhosos, muita conexão interna e com a natureza. Possibilidade de perceber como venho vivendo, reorganizar, modificar, melhorar…

Para mim o contato com o ambiente …a recepção amorosa das pessoas! Fizeram a diferença!!!
Foram dois dias de intenso aprendizado na arte do conhecimento!!! Agregados à estadia maravilhosa de Nazaré Uniluz!!! Gratidão eterna.

Estudar em Nazaré Uniluz é sempre um campo favorável. Adorei participar desta formação. Estou grata por este momento.

Os dois dias que passei em Nazaré Uniluz, na Vivência Cozinhar e Meditar, foram de intensa reflexão e transformação. A impressão é de ter passado um mês neste lugar, tão intenso foram esses dias, tantos aprendizados, experiências, sensações e emoções. A vivência me trouxe uma outra visão da cozinha e do relacionamento com o alimento. A estadia em Nazaré Uniluz me trouxe paz e equilíbrio, por meio da prática da meditação e da vivência em grupo.

Fiquei um tempo sem ir (um ano, acho) e o reencontro foi incrível. A leva atual de residentes ė muito do amor tranquilo. O jardim impecável, exuberante, a cozinha cheia de novidades, os pisos restaurados, limpeza impecável, a paz em tudo… Nazaré Uniluz emociona porque é de verdade, possível, permanente, integro, viável, lindo… único.

Foi maravilhoso, uma oportunidade de transformação e realinhamento do físico, emocional, mental e espiritual, num cenário natural de beleza exuberante, respeito, amizade e alegria.

Ir para Nazaré Uniluz é sempre uma experiência muito enriquecedora e profunda para mim. Saí da vivência cheia de ternura por todos que estavam no campus nesse fim de semana e cheia de gratidão pela experiência.

Cheguei a Nazaré Uniluz muito cansado, exausto, esgotado mentalmente. Foi um breve período a vivencia, a estadia, mas foi o suficiente para o meu entendimento pessoal. Ao final da vivência eu estava me sentindo muito bem, rejuvenescido, com as forças renovadas. Gratidão a todos de Nazaré Uniluz.

Fui para Nazaré Uniluz em busca de autoconhecimento, e encontrei mais do que isso!
Cheguei com uma angústia no peito, o anjinho que me recebeu foi da purificação, e ao decorrer do curso, recebi tanto amor deste lugar, das pessoas, que não tinha outra maneira de sair daí a não ser com muita LUZ transbordando em mim (que por sinal foi o anjinho que se despediu de mim). Sou muito grata por essa experiência, e não vejo a hora de voltar. Agradecimento especial ao grupo Mindfulness!

Agora a palavra gratidão tem sentido para mim. Gratidão. Como descrevê-la? Não sei, mas o que sei é que essa palavra tem um efeito diferente para cada pessoa. Pensando aqui em meu canto, diria que seria algo semelhante à sensação gostosa de acordar. Como é? Isso mesmo. Ali, me espreguiçando, percebo que tudo que tenho naquele exato momento é o suficiente. Percebo que tudo está em seu devido lugar, o que não necessariamente significa que a tempestade passou, mas o importante é seguir em frente. Muito grata por tudo.

Minha experiência foi realmente indescritível. Senti como se fosse um retorno a um lugar conhecido, apesar de nunca ter estado em Nazaré Uniluz e um reencontro com pessoas que nunca vi, mas com as quais me conectei dia a dia. A generosidade e o amor cuidadoso e desprendido de todos que fazem parte deste lugar tão mágico realmente me impressionou positivamente. Pessoas com um propósito claro de evolução e ajuda ao próximo para que alcancemos o mesmo estado evoluído de espírito. Gratidão eterna.

Foi um espaço que permitiu a reflexão e o reencontro comigo. A busca pelo retiro ocorreu pela necessidade de sair do cotidiano acelerado em que vivemos e poder fazer a escuta interior, tão necessária, para podermos ter mais discernimento quanto as questões que realmente importam. Além do mais , a gente se dá conta de alguns padrões incorporados e que no dia a dia não percebemos e que precisam ser revistos. Uma experiência de reencontro, de relaxamento e de crescimento pessoal, fundamental para quem quer “cuidar do seu Jardim interior”.

O Retiro de Silêncio é perfeito para ouvirmos nosso Eu, e a energia de Nazaré Uniluz é uma grande facilitadora. A facilitadora conduziu o retiro de forma impecável, recheando cada dia com práticas de Yoga e vivências de Mindfullness, corpo e mente em ação todo o tempo. Os residentes e voluntários foram incríveis.

A intensidade das meditações é o que mais está reverberando em mim, eu diria que foi a parte mais profunda do trabalho. Eu tenho essa prática, e depois do retiro, me sinto mais propensa a meditar mais, o que tem acontecido.
Eu sinto que estou tendo mais clareza de visão, maior confiança nas decisões que preciso tomar no momento e maior confiança em mim e na própria vida.

Mindfulness e meditações. Aumentou ainda mais o cuidado com o próximo e meio ambiente que são práticas já realizadas por mim. No momento de minha chegada estava cheio de angústia, triste e amargurado. As meditações me deram um tempo comigo a fim de me centrar e me dar a chance de melhorar em muitos pontos. O Mindfulness me mostrou como é importante vivenciar cada momento como se fosse o primeiro e acima de tudo valorizá-lo.
Em minha saída me sentia mais leve e decido a melhorar a cada mais minha vida em todos os pontos de vista.

Minha busca foi plenamente alcançada: acalmar o coração, sobrecarregado com as viagens do ano, das quais retornei com toda a carga emocional possível.

O que ficou vivo em Nazaré Uniluz é o cuidar de si, do outro e do mundo. O respeito e amor pelo que faz. Eu fazia as atividades sem interesse apenas por amor e por carinho. O lugar tem uma energia maravilhosa!

Participar desse retiro foi a experiência mais transformadora do meu processo de despertar. Eu sabia que “algo iria acontecer” em Nazaré Uniluz, mas foi muito além de qualquer expectativa. Nazaré Uniluz mudou minha forma de interagir. De falar. De escutar. De comer e de meditar. De respeitar meu ritmo e dos demais a minha volta. Me ensinou a estar presente de verdade. A me conectar comigo e com os demais. Me ensinou a estar sozinha e em grupo também. Me ensinou a colocar amor e atenção em tudo o que eu estiver fazendo: seja produzindo um pão para alimentar outras pessoas, ou lavando sua louça. Esses ensinamentos e tantos outros absorvidos, reverberaram de forma extremamente positiva e intensa na minha rotina maluca em São Paulo. Eu vivia uma vida sem direcionamento, sem disciplina e sem atenção. Me convidei a estender parte da rotina do campus para dentro da minha casa. Alguns horários, as práticas de meditação e yoga, a atenção plena na hora de comer, de conversar, escutar. Me desconectar do barulho exterior e estar disponível no meu silêncio interior o quanto eu puder. O Poder da Pausa e do Silêncio.
Eu não tenho palavras para agradecer o que me ensinaram. Gratidão eterna a vocês e aos ensinamentos. Orgulhosa de mim também, por ter tido a coragem e a determinação de me tirar da posição de vítima e do comodismo, para me entregar dessa maneira. Nunca vou esquecer.

Cheguei em Nazaré Uniluz cheia de ansiedade, assustada até, sem saber o que me esperava. Desde o primeiro momento me senti tão acolhida, bem recebida, que minha alma se encheu de amor!
A vivência com pessoas diversas, o cuidado amoroso, o altruísmo, tudo isso despertou em mim um sentimento de profunda paz de espirito, pertencimento, e principalmente amor!
Voltei com minha alma aquecida e com um desejo de carregar comigo cada experiência ali vivida!

Ficaram profundamente marcadas em minha memória as experiências, tão enriquecedoras, que vivi no campus Nazaré Uniluz. Participei do retiro Viver em Grupo junto com minha esposa e posso dizer que a “sala de aula” dessa Universidade ensina matérias que não estão nos livros, pois exercitei muito a interação com a natureza, o contato humano solidário, o sentimento puro de gratidão, o conhecimento da consciência interna e principalmente os benefícios de “estar presente”, mesmo nas mais corriqueiras das tarefas.
Mas é impossível traduzir uma vivência tão intensa em palavras. O mais simples é vivenciar e guardar o que a vida ensina. Fica o desejo de voltar numa próxima oportunidade e a imensa gratidão por toda equipe administrativa, os residentes e voluntários, os funcionários e tantas outras pessoas que mantém esse Oásis de Luz e Sabedoria.

Paz, limpeza de toxinas emocionais, miasmas e tantas outras coisas que acumulamos no dia a dia por vibrarmos em frequências baixas. Acredito que o ritmo de Nazaré Uniluz, especialmente os horários de meditação e a relação com o silêncio ajudam a manter a proteção do lugar. Parece que quando entrei fui literalmente “limpado” energeticamente e, durante os dias, mais e mais alinhava meus centros de força, ao final, saí muito energizado. E isso também acho que tem relação direta com a alimentação, com o princípio do cuidado amoroso. Quando cheguei, o fato de ter sobre o travesseiro do quarto um galinho e alecrim e um galinho de alfazema, já me senti carinhosamente abraçado pelo lugar, pelas pessoas que fazem o lugar ser assim. Então, foi lindo, maravilhoso!

O Curso de CNV superou minhas expectativas, posso afirmar que meu relacionamento com meu marido tem outra qualidade após esse curso, posso dizer vivo no paraíso. NAZARÉ UNILUZ e CNV Super recomendo!

Recepção atenciosa e acolhedora. As acomodações revelam quanta beleza existe na simplicidade e quanta verdade existe no termo: “o menos é mais”. Necessidades básicas plenamente atendidas e respeitadas. Ambiente limpinho, tela na janela deixada aberta para uma recepção arejada. Um pequeno ramo de lavanda deixado sobre a escrivaninha tornou palpável a atmosfera de amor que comigo ali permaneceu até o último dia de curso. Senti um ritmo harmonioso e muito bem ancorado em Nazaré Uniluz, encantadoramente capaz, entretanto, de compreender e respeitar a necessidade individual de um hóspede que opte, por exemplo, em permanecer silenciosamente em seu quarto quando “deveria” naquele momento específico estar na sala de meditação. Sou grata a essa flexibilidade amorosa que acolheu minha necessidade de solitude em alguns momentos. A alimentação em Nazaré Uniluz é outro momento que você se sente especialmente amado. Além de nutrir e trazer real vigor ao corpo, mostra que além de beleza, a simplicidade pode ter muito, muito, muito sabor; e ser extremamente criativa! A imersão nesse ambiente de paz e que convida ao estado de presença me ajuda a relembrar, renovar e sedimentar princípios que trazem significados importantes ao meu viver. O fogo precisa ser “alimentado” para nos manter aquecidos. Estar em Nazaré Uniluz é uma das formas possíveis de alimentar meu fogo interno. Este espaço é o local onde encontro lenha em abundância para isso. Sou grata!

Cheguei agitada em Nazaré Uniluz com diversas questões abertas e de difícil resolução. A experiência que tive da 1ª vez neste espaço mexeu positivamente comigo e da 2ª vez não foi diferente. Literalmente me retirei, mesmo fazendo o curso. Deixei claro que sentia muita necessidade de ficar ao máximo em silêncio e em um processo forte de introspecção. É assim que me sinto em Nazaré Uniluz. A medida que o tempo foi passando, fui sentindo todas as questões de dissolverem naturalmente, pois elas voltaram a ter a dimensão normal delas: voltaram a ser simples situações do cotidiano que não tinham tanto poder para me abalar.
Dessa vez consigo identificar exatamente os principais recursos que usei em Nazaré Uniluz para sair do piloto automático: a meditação praticada de forma mais plena e o silêncio total não apenas nos horários definidos no ritmo, mas após o almoço, quando me recolhia ao meu quarto e ouvia o silêncio que falava comigo de forma tão clara.
Agradeço humildemente essa nova oportunidade. Gratidão!

Foi uma experiência única, maravilhosa, enriquecedora. A partilha com as pessoas, o lugar, a natureza… tudo conspira para uma estada de paz e autoconhecimento. Gratidão imensa!

Foi maravilhosa a vivência. Aprender sobre um assunto que o qual tenho tanta afinidade, que me traz uma sensação muito boa.

Foi uma nas experiências que mais me fizeram feliz até hoje. O ritmo que Nazaré Uniluz apresenta, nutriu meu corpo e minha alma, me senti extremamente alimentada como ser humano. Um lugar e uma atividade que me guiaram e desenvolveram uma atenção plena em tudo que fiz e trago isso pro meu dia a dia agora. Muito obrigada pelo recebimento, acolhimento e afeto que me abraçaram. Com certeza Nazaré Uniluz é o lugar do auto amor que transborda para o amor com os outros. Incrível, incrível e especial demais.

Local de muita receptividade, trabalho altruísta, do servir, com muita simplicidade e acessibilidade.

Ir à Nazaré Uniluz é sempre um respiro de paz e um resgate do que é ser humano. O retiro foi incrível e profundo. As facilitadoras têm muito a ensinar com abundante amorosidade.

Ritmo, estar integrado à Nazaré Uniluz me convidou à reflexão pessoal sobre como tenho realizado minhas tarefas e pude experimentar neste fim de semana uma forma de viver em harmonia com a natureza e com as pessoas. Saber ouvir, saber falar, meditar, alimentar corpo e alma, dividir, ampliar consciência, falar com anjos, entre tantos e tantos aprendizados.

O jogo da Transformação foi conduzido de forma excelente! A facilitadora esteve muito presente, muito focada nas duas jogadoras participantes. Houve uma notável diferença entre o momento de chegada e da partida de Nazaré.

Adorei a vivência. É uma experiência para a vida, para se reconectar, aprender a lidar melhor com os nossos sentimentos, e ter a oportunidade de conhecer pessoas incríveis. Voltei renergizada e pronta para os desafios do dia a dia. Super recomendo!!!

Estar em Nazaré Uniluz foi incrível! Nunca estive em um lugar que me recebeu com tanto carinho, um lugar lindo, com uma energia incrível. Foi um desafio ir, já que era o meu primeiro retiro, mas certamente encontrei muito mais do que fui procurar. Saí fortalecida e em paz comigo mesma.

Encontro muito profundo, muitas vezes dolorido pelo longo tempo de meditação, mas muito produtivo.

Estar em Nazaré é sempre um presente, participar do retiro com a Monja Coen foi um presente em dobro.
Me sinto em harmonia comigo e com todos, sensação de plenitude, de presença, estou absorvendo cada momento do meu dia.

Foi uma surpresa maravilhosa em todos os sentidos! Nazaré Uniluz é um local maravilhoso, uma energia amorosa e cuidadosa que me envolveu desde a chegada até os instantes da saída. Minha vontade é “brincar de ficar” para sempre ai, mas me aguardem, pois voltarei!

Sim, senti diferença. Saí de lá com muito mais paz, com um outro olhar para o outro. A vivência nas atividades voluntárias me trouxeram momentos de total concentração, ou seja, momentos de meditação e autoconhecimento.

Vim residir em Nazaré aos 54 anos, e aprendi muitas coisas práticas ao passar por salas de aula como horta, manutenção e padaria. Vivenciar os princípios do silêncio e da meditação foi uma experiência interessante, embora desafiadora no início. Foi maravilhoso conviver com pessoas lindas de diferentes vertentes e com muito aprendizado para compartilhar.

Que experiência incrível. O lugar, a natureza, as pessoas que conheci, o quarto individual, a alimentação deliciosa, a disciplina, o viver em grupo, o mergulho em mim mesma nos momentos de silêncio e meditação, os desafios, tudo! Pude descobrir novas formas de me relacionar comigo mesma, com os outros e com o mundo. Aprendi a estar presente, a prestar atenção, a servir com alegria. Valeu muito a pena!!!

Quando eu atravesso a porteira verde, eu sinto, eu entro em um campo diferente. A vivência dos princípios e as atividades em cada sala de aula me conectam com a minha essência. Nazaré Uniluz me ajudou a ter uma nova visão de mundo, de um mundo mais sustentável, de um mundo mais cooperativo, de um mundo mais humano. Eu me sinto abençoado por ter tido a oportunidade de residir nesse espaço, de colocar-me disponível para essa incrível experiência.

Residir em Nazaré Uniluz foi atender a um chamado da alma. Acredito e confio que o Ser que habita em nós tem uma inteligência intrínseca e basta estarmos atentos ao seu chamado. Eu o fiz. Foi uma experiência de um ano e nove meses muito intensos de minha vida de muita reflexão, entrega, estar a serviço de um bem maior a tudo e a todos. Sou muito grato pela oportunidade e super recomendo. Considero que todos nós deveríamos nos dar a oportunidade de estarmos conosco mais profundamente em algum momento de nossa jornada.

Cheguei num determinado momento da minha Vida que não sabia quem eu era. Sentia que precisava me aquietar e conectar com o meu Ser. Em fevereiro de 2014, resolvi parar tudo o que estava fazendo. Tinha 62 anos, sou mãe de 3 filhos e avó de 3 belezas! Me entreguei de corpo e alma. Seriam 3 meses de recolhimento, que se estendeu para 9 meses. Conheci pessoas incríveis. Estar em Nazaré Uniluz e poder Servir a todos é uma experiência divina!.

Olá, meu nome é Bruli, tenho 26 anos e sou mulher transgênero. Morei em Nazaré Uniluz por um ano e meio, e este espaço para mim, desde então, tem sido o meu acelerador quântico como jornada de vida, propósitos, missões, processos e conexões. Eu não conseguiria fazer minha transição de gênero, além de todas as transformações, em outro lugar físico; aqui, como sempre, recebo muito apoio na minha jornada interior e é onde eu posso doar parte de mim, em trabalhos voluntários.

Ter vivido como residente em Nazaré Uniluz foi como relembrar o imenso potencial humano de cooperação, de harmonia e de amor sincero existentes em cada ser humano. Toda a atmosfera e princípios desse lugar me inspiraram a entrar em contato com quem sou de verdade e a compartilhar essa alegria intrínseca ao coração de cada um.

Foi uma experiência nova, apesar de estar novamente em Nazaré e novamente em uma vivência em Tecelagem.
Apesar de já saber algo e ter experiência com o tear, busquei seguir o passo-a-passo, a proposta da vivência, sem ansiedade, sem querer ir além.
Levo comigo as cores e as formas de todos, como inspiração. Levo a energia e uma sensação de bem-estar, de que algo novo foi incorporado à minha vida.

Faz um certo tempo que a questão de fios e linhas tem me fascinado. O tear tem me atraído. Mas mais do que o interesse pela técnica e o produto, o interesse vem de uma necessidade simbólica. Devo fazer algumas escolhas na vida. Ou melhor, desejo ser dona do meu destino e dentro das possibilidades, escolher o que quero ou não que aconteça na minha vida, da mesma forma que escolho os fios que coloco no meu trabalho.
O tear e o tecer fazem com que eu vivencie nas cores todo esse direito de escolha.
Agradeço de coração os ensinamentos que me possibilitaram este passo na minha vida.

Mesmo tendo participado de outras vivências anteriores e com o mesmo tema, para mim tecer nunca é a mesma coisa. A cada trabalho são fios diferentes, cores diferentes, momentos de vida diferentes que se refletem naquilo que tecemos.
Achei ótimas as práticas corporais feitas após cada período de trabalho no tear. Também achei especial a meditação feita na sala de tecelagem.
Tecer é maravilhoso. Volto para casa renovada, com os sentidos mais aguçados e a criatividade renovada. Obrigada, sempre grata!

X
X