Início > Cursos e Vivências > Metamorfose em argila

Metamorfose em argila


metamorfose-na-argila-capa-site-nazare-uniluz

Dos muitos benefícios do trabalho em argila, ressaltamos que ele favorece a busca do equilíbrio das formas, não somente na estética, mas também na vida diária, reequilibrando, assim, sua saúde física, emocional e mental.

O trabalho com a terra, elemento que faz parte da natureza, contribui ainda mais para o encontro com a sua verdadeira essência. A modelagem com o barro incentiva também o seu organismo e sua personalidade a trabalhar com os líquidos e substâncias do seu corpo físico, colocando-os em harmonia e equilíbrio.

Trata-se de um trabalho meditativo que proporciona ao aprendiz uma aproximação maior consigo mesmo e com suas potencialidades.

Ajuda o indivíduo a expressar o melhor de si através de sua criação, aproximando-se mais do seu Criador. Este trabalho tem sua inspiração na Antroposofia (conhecimento do homem), fundada por Rudolf Steiner no século passado e autor do seguinte enunciado:

“O nosso mais elevado ideal é apoiar o desenvolvimento de seres humanos livres, capazes de tomar seu destino em suas próprias mãos e imprimir propósito e direção a suas vidas…”

Rudolf Steiner

Essa atividade é realizada em comunhão com o “Viver em Grupo” e, numa parte do tempo, o participante também se integra ao ritmo das atividades diárias de sustentação do campus na cozinha, padaria, jardim, horta, dentre outras “salas de aula”.

Para que:

Este projeto tem como objetivo desenvolver a criatividade, a cooperação, a auto estima e a atenção plena dos participantes, aprimorando sua ligação com seu Eu interior.

Metodologia:

Consiste em teoria e prática:
– Antes de iniciar o trabalho com a argila, procuramos liberar as tensões e relaxar o mental com exercícios de euritmia, que são movimentos com o corpo acompanhados de versos, exercícios respiratórios, observação de formas de elementos da natureza como sementes, folhas, árvores, flores, etc. O método pretende envolver não só o nível físico, como também o anímico (da alma) do Ser. A alma é a principal inspiração para este trabalho, pois quando acessada o processo flui naturalmente.

Para quem:

Favorece de modo especial professores e psicólogos, mas é para o público em geral.

Conteúdo programático:

O conteúdo baseia-se principalmente na compreensão do ser humano. Segundo Steiner, o ser humano compõe-se de corpo e psique ou alma. Tanto um quanto o outro necessitam de aprimoramento para o seu desenvolvimento harmônico .
Metamorfose em argila é um nome que se dá para um trabalho de arte e barro, cuja metodologia se apóia nos estudos Antroposóficos. Significado: Antropos = homem, sofia = conhecimento.
O escultor coloca o que está “fora” (dele) para dentro da arte e o que está “dentro” para fora, fazendo com que “fora e “dentro”, objetivo e subjetivo se unam. Os benefícios do trabalho em argila favorecem a busca do equilíbrio das formas não somente na estética, mas também na vida. Quando o objetivo do escultor é alcançado, ele satisfaz com a sua arte não apenas sua vida interior, mas a de todos que a contemplam.

Rudolf Steiner, quem foi?

Nasceu na Áustria em 1861, estudou em Viena, fez curso superior de Ciências exatas. Estudioso, pesquisou com afinco a evolução e desenvolvimentos humanos. Autor de vários livros como a “Filosofia da liberdade”, “Linhas básicas para uma teoria do conhecimento na Cosmovisão de Goethe”, e outros. Contribuiu no campo da medicina e farmacologia (Weleda), Agricultura, (Biodinâmica), a arquitetura (Construção do Goetheanum – Escola superior livre de Ciências da Psique em Dorna, na Suíça.)

Está inserida no ritmo de Nazaré Uniluz, mas é de responsabilidade da facilitadora.

Para mais informações, escreva para secretaria@nazareuniluz.org.br ou reserve sua vaga clicando no botão abaixo:

Inscreva-se
Próximas datas

Sem datas disponíveis

Nazaré Uniluz
Assign a menu in the Left Menu options.
Assign a menu in the Right Menu options.
X
X