O que é:
Em nossas vidas, assim como na natureza, ocorre um envelhecimento fisiológico contínuo e natural, que começa no nascimento e se prolonga por todas as fases da vida.
Ter a oportunidade de se perguntar como estamos envelhecendo, adentrar neste universo que traz estranhamento, temores, e poder transformar em momentos de experiências que revelem nossa riqueza, talentos e liberem a potência interior do que realmente viemos realizar nesta passagem por este mundo, é uma oportunidade de viver sendo quem realmente somos.
Este retiro é um convite para abrirmos um espaço em nós para reconhecer esta fase como época também de mudanças e crescimento, e olhar como estamos vivendo, para compreender e entender a vida com maturidade e consciência, reconhecendo que envelhecemos.
Poder pausar e desacelerar para se aproximar de forma amorosa e gentil de nossos temores, idas e vindas, repensar prioridades, como ocupamos nosso tempo, nossas relações, cuidar de nossas emoções e escolher como cultivar e transbordar em sabedoria os passos de nossa trajetória, vivendo de maneira mais genuína, com entusiasmo, leveza, humor , coragem e compaixão.
Para quem:
Para todos que se sentem tocados pelo tema:
- por estarem vivendo este ciclo de vida;
- por trabalharem com pessoas que estão vivenciando esta fase;
- por estarem convivendo com pessoas que estão na maturidade;
- pessoas que se identificam com este tema.
Para que:
- Reconhecer como estamos nos preparando e vivenciando esta fase de vida.
- Aprender a abrir espaços para aprofundar nossa natureza mais genuína.
- Recolher nossos talentos, ressignificando nossa trajetória, bênçãos e cicatrizes.
- Trazer mais consciência para rever nossas prioridades, valores e nossa ação no mundo.
- Usar o tempo e experiência que temos a favor de nós: aprendizados, redescobrir talentos, agir com mais criatividade, leveza e sabedoria.
- Aprendizado e transformação: como lidar com esta fase de tantas transições, e cultivar a coragem, abertura e curiosidade para explorar e aprender novas possibilidades.
- Como cultivar relações de mais qualidade: nossos relacionamentos criam um senso de pertencimento e de apreciação?
- Perceber o que estamos compartilhando de nossas experiências de vida.
Conteúdo Programático:
- Maturidade: significado e possibilidades
- Apropriar-se de nossa trajetória de Vida
- Consciência e sabedoria: como ampliar em nossa trajetória
- Práticas de Mindfulness e contemplativas
- Dança circular: a sabedoria do corpo se expressando a cada novo passo
- Expressão criativa: se desafiando a experimentar o novo e ressignificar o conhecido
Sexta-feira Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto Sábado Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Maturidade e florescimento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 – Atividade Maturidade e florescimento 16h30 – Lanche 18h – Atividade Maturidade e florescimento Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Atividade Maturidade e florescimento 22h00 – Silêncio Absoluto Domingo Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 –Atividade Maturidade e florescimento 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço
Pré-requisito: Não há.