O que é:
A partir da ótica da Psicologia Analítica, da Mitologia Criativa e da EcoArteterapia, nesse curso teórico-vivencial veremos como a natureza humana e planetária se espelham mutuamente. Segundo Jung, a natureza, por refletir tudo o que existe em nosso inconsciente, deve servir de guia para o processo de desenvolvimento de nossas sementes criativas, levando à expressão de nossa singularidade e expansão da nossa consciência, processo denominado por Jung de individuação. Os participantes realizarão atividades expressivas com recursos artísticos associados a elementos naturais coletados no meio ambiente, confeccionando trabalhos que os colocarão em contato com aspectos da “Floresta de Símbolos” que é o nosso inconsciente, num caminho de Ecologia profunda.
Psicologia Analítica e Ecologia Profunda
Carl Gustav Jung (1875-1961), fundador da Psicologia Analítica, considera que psique e mundo são aspectos indissociáveis, face e dorso de uma realidade una. Valorizando a necessidade e importância da integração entre o homem e a natureza, foi um precursor do pensamento ecológico – uma ecologia profunda, da alma, que compreende a Criação como uma teia que interliga todos os seres num mesmo tecido cósmico, multicolorido, que denominou de inconsciente coletivo. Para Jung, a natureza, por refletir tudo o que existe em nosso inconsciente, deve servir de guia para o trabalho sobre nossas sementes criativas. Ele chamou esse processo de individuação, concebido como a “Grande Arte”, à exemplo da Alquimia e suas operações, entre elas as relacionadas aos 4 elementos: Terra, Água, Fogo e Ar, em sua correlação com forças psíquicas.
Arteterapia
Os recursos artísticos, quando colocados à serviço do nosso desenvolvimento psicológico, promovem a expansão da consciência, prática que Jung já utilizava com seus pacientes. A Arteterapia de base junguiana, ao fornecer à alma meios artísticos para a expressão de seus conteúdos, reúne eu-outro-meio-ambiente e cosmo numa rede de relações significativas tecida pelos fios da linguagem simbólica, sendo caracterizada dessa perspectiva como uma EcoArteterapia.
Para quem:
Qualquer pessoa interessada em conhecer e vivenciar a arteterapia.
Para que:
O trabalho com o tema da Ecologia profunda, através de recursos arteterapêuticos associados aos quatro elementos da natureza – Terra, Água, Fogo, Ar – enquanto representantes de forças psíquicas, proporciona a ampliação da consciência de si, do outro e do mundo, desenvolvendo a nossa capacidade de nos posicionar de maneira responsável, ética e criativa em todas as nossas relações. Do encontro e trabalho conjunto entre a consciência, com seus atributos e funções, e o inconsciente, como um reservatório de possibilidades ainda não atualizadas, nascem e concretizam-se novas configurações existenciais, emergindo daí os contornos de nossa mitologia pessoal, ancorada na ancestralidade de nossa psique.
Conteúdo programático:
- Meio Ambiente e psique: atitude simbólica e ecologia profunda
- Ecoarteterapia: Psicologia Analítica, Xamanismo e Arteterapia
- Símbolos da Natureza e mitos correspondentes
- Atividades expressivas relacionadas aos 4 elementos e desenvolvidas a partir de elementos naturais
Sexta-feira Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto Sábado Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade EcoArteterapia 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 – Atividade EcoArteterapia 16h30 – Lanche 18h00 – Atividade EcoArteterapia Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Atividade EcoArteterapia 22h00 – Silêncio Absoluto Domingo Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 –Atividade EcoArteterapia 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço Pré-requisitos: não há