Início > Cursos e Vivências > EcoArteterapia — Somos Natureza Vestida de Gente

EcoArteterapia — Somos Natureza Vestida de Gente


O que é:

A partir da ótica da Psicologia Analítica, da Mitologia Criativa e da EcoArteterapia, nesse curso teórico-vivencial veremos como a natureza humana e planetária se espelham mutuamente. Segundo Jung, a natureza, por refletir tudo o que existe em nosso inconsciente, deve servir de guia para o processo de desenvolvimento de nossas sementes criativas, levando à expressão de nossa singularidade e expansão da nossa consciência, processo denominado por Jung de individuação. Os participantes realizarão atividades expressivas com recursos artísticos associados a elementos naturais coletados no meio ambiente, confeccionando trabalhos que os colocarão em contato com aspectos da “Floresta de Símbolos” que é o nosso inconsciente, num caminho de Ecologia profunda.

Psicologia Analítica e Ecologia Profunda

Carl Gustav Jung (1875-1961), fundador da Psicologia Analítica, considera que psique e mundo são aspectos indissociáveis, face e dorso de uma realidade una. Valorizando a necessidade e importância da integração entre o homem e a natureza, foi um precursor do pensamento ecológico – uma ecologia profunda, da alma, que compreende a Criação como uma teia que interliga todos os seres num mesmo tecido cósmico, multicolorido, que denominou de inconsciente coletivo. Para Jung, a natureza, por refletir tudo o que existe em nosso inconsciente, deve servir de guia para o trabalho sobre nossas sementes criativas. Ele chamou esse processo de individuação, concebido como a “Grande Arte”, à exemplo da Alquimia e suas operações, entre elas as relacionadas aos 4 elementos: Terra, Água, Fogo e Ar, em sua correlação com forças psíquicas. 

Arteterapia

Os recursos artísticos, quando colocados à serviço do nosso desenvolvimento psicológico, promovem a expansão da consciência, prática que Jung já utilizava com seus pacientes. A Arteterapia de base junguiana, ao fornecer à alma meios artísticos para a expressão de seus conteúdos, reúne eu-outro-meio-ambiente e cosmo numa rede de relações significativas tecida pelos fios da linguagem simbólica, sendo caracterizada dessa perspectiva como uma EcoArteterapia.

Para quem:

Qualquer pessoa interessada em conhecer e vivenciar a arteterapia.

Para que:

O trabalho com o tema da Ecologia profunda, através de recursos arteterapêuticos associados aos quatro elementos da natureza – Terra, Água, Fogo, Ar – enquanto representantes de forças psíquicas, proporciona a ampliação da consciência de si, do outro e do mundo, desenvolvendo a nossa capacidade de nos posicionar de maneira responsável, ética e criativa em todas as nossas relações. Do encontro e trabalho conjunto entre a consciência, com seus atributos e funções, e o inconsciente, como um reservatório de possibilidades ainda não atualizadas, nascem e concretizam-se novas configurações existenciais, emergindo daí os contornos de nossa mitologia pessoal, ancorada na ancestralidade de nossa psique.

Conteúdo programático:

  • Meio Ambiente e psique: atitude simbólica e ecologia profunda
  • Ecoarteterapia: Psicologia Analítica, Xamanismo e Arteterapia
  • Símbolos da Natureza e mitos correspondentes
  • Atividades expressivas relacionadas aos 4 elementos e desenvolvidas a partir de elementos naturais

Clique para mais detalhes sobre o que viveremos durante este ciclo

Sexta-feira

Tarde: 

A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas

Noite: 

19h00 – Meditação

19h20 – Jantar

20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz

22h – Silêncio Absoluto

 

Sábado

Manhã: 

07h00 – Meditação

07h20 – Desjejum

08h15 – Roda de Abertura da Manhã

08h30 – Atividade EcoArteterapia

12h00 – Meditação

12h20 – Almoço

Tarde: 

14h30 – Atividade EcoArteterapia

16h30 – Lanche

18h00 – Atividade EcoArteterapia

Noite: 

19h00 – Meditação

19h20 – Jantar

20h00 – Atividade EcoArteterapia

22h00 – Silêncio Absoluto

 

Domingo

Manhã: 

07h00 – Meditação

07h20 – Desjejum

08h15 – Roda de Abertura da Manhã

08h30 –Atividade EcoArteterapia

11h00 – Partilha de fechamento

12h00 – Meditação

12h20 – Almoço

Saída do campus após o almoço

Pré-requisitos: não há

Datas, valores e inscrição - clique abaixo:

Aguarde novas datas!

Doar Faz Bem
X
X