Dia 05 – Yoga e Perspectiva
Quando estamos nesse caminho da meditação ou da auto investigação, às vezes podemos nos sentir como andando na corda bamba, com medo de cair ou medo de seguir adiante. Podemos continuar caminhando sem nos paralisar por esse medo, quando temos fé e sabemos que podemos utilizar tudo que temos, ferramentas, ensinamentos, apoio de amigos, etc., para ampliar nossas perspectivas. Portanto, ao invés de ficarmos presos em certas atitudes pequenas e estreitas, de querer provar que estamos certos, ou de querer nos livrar de coisas o tempo todo, nós escolhemos incluir coisas, incluir tudo que encontramos no caminho, com compaixão e resiliência.
Para caminharmos assim precisamos ter clareza de onde saem nossas ações, ou seja, a clareza da nossa intenção. A nossa intenção contém todas as sementes do que estamos plantando e do que vamos colher em algum momento no futuro. Se agimos de um lugar de ganância, isso vai gerar um certo resultado. Se agimos a partir de um lugar de amor e abertura, essas ações carregam as sementes dessa intenção, e possibilitam resultados diferentes. Estar em contato e ter clareza da nossa intenção a cada ação se torna um refúgio para nós, um lugar para voltarmos e nos reconectar com quem somos e o que queremos de verdade nessa vida. Isso gera mudança de perspectiva, de algo estreito para algo amplo.
Conforme iniciamos nossa prática hoje, te convidarei a entrar em contato com sua intenção. O que te motiva estar aqui agora, fazendo essa aula? O que é realmente importante para você nesse momento? Te convido também a observar como é praticar partindo desse lugar claro de intenção. Como é mover seu corpo saindo dessa intenção de auto compaixão? Vamos trabalhar torções e inversões simples, e posturas de equilíbrio para movermos o corpo de maneira que levamos nosso olhar para lugares diferentes do normal, mudando de perspectiva.
Sabedoria Nazaré Uniluz – Meditação e Comunicação Sustentável
A meditação acontece quando temos clara a nossa intenção maior de sermos consciência amorosa. A meditação é um constante lembrete dessa intenção, para assim vivermos a partir de um lugar muito mais amplo, com infinitas possibilidades de interagir com a vida com frescor. Em Nazaré Uniluz praticamos a meditação três vezes ao dia, todos os dias, e esse é um dos pilares da convivência grupal. É um momento de higienização interna, onde nos damos conta de tensões e conflitos que possam estar presentes. Isso é importante pois facilmente caímos no hábito limitante da mente de querer provar, rejeitar, contrair. Podemos cultivar mais espaço interno e a partir desse espaço surgem diferentes perspectivas de como responder a cada momento.
Existem duas maneiras de nos comunicarmos: a partir do momento presente, onde me conecto com minha experiência no agora, ancorada no que sinto no corpo, mente e coração e me expresso a partir dali. Ou estamos sem presença e respondemos ao que acontece através do que percebemos ser a realidade. E essa percepção geralmente vem de conflitos internos, julgamentos, crenças limitantes sobre mim mesma(o) ou sobre o outro, etc. Essa última é uma comunicação somente mental, e pode gerar bastante conflito desnecessário. Em Nazaré Uniluz cultivamos uma comunicação sustentável, uma comunicação que gera perspectivas diferentes e aprendizados.
Reflexão diária
- Como foi sua prática do Dia 05? Você teve alguma inspiração ou insight que você gostaria de compartilhar com todos? Deixe seus comentários na nossa Comunidade Desafio de Mindfulness Yoga no Facebook!
- Conforme você pratica Yoga ou se envolve em qualquer outra prática com consciência, perceba sua intenção e o seu grau de esforço. Eles estão te ajudando de alguma maneira? Ou você precisa dar um passo para trás e reavaliá-los?
- Cultive o hábito de reconhecer e ter clareza da sua intenção antes de agir. Saiba de onde suas ações estão saindo, e perceba as várias possibilidades que surgem nesses momentos de clareza.
- Que tal incorporar uma prática diária de meditação na sua vida? Acredito que esse é um momento ótimo para isso.
Grata por sua prática!