Dia 01 – Yoga para Centrar e Enraizar
Nesse momento pandêmico, a realidade de muitos de nós tem sido o isolamento, menos contato físico, toque e também menos contato com a natureza. Muitos estão experimentando ansiedade, tristeza, desconexão, senso de não pertencimento, solidão e às vezes até falta de sentido em viver. Temos substituído o contato humano e natural por mais tempo no computador ou celular. Isso obviamente tem nos trazido acesso a bastante coisa interessante e tem até nos oferecido um senso de conexão através das conversas virtuais, ou da comunidade online que temos nutrido. Mas esse tempo maior nesses meios de comunicação também vem com alguns efeitos colaterais e um deles é uma possível atividade mental maior.
Quase 100% das vezes que nos sentimos desconectados ou sem centro, é porque temos energia mental demasiada. Provavelmente perdidos em pensamentos e estórias. Quando estamos no nosso centro, relaxados no nosso eixo, temos muito mais energia disponível no dia a dia, energia que é convertida em presença, presença amorosa. O contrário disso, é quando deixamos a mente nos levar a esmo, vagando sem rumo e perdida em comparações, julgamentos, crenças e estórias antigas. Nesse último cenário nossa energia está sendo usada para isso, e muito pouco se converte em presença, nos sentimos prisioneiros do passado ou de um futuro imaginário.
Então essa prática de 20 minutos do primeiro dia do nosso desafio é justamente para cuidar disso. Vamos trabalhar o corpo de maneira que ele se sinta enraizado e pertencente no aqui e agora. Conscientemente conduzindo nossa energia para lugares mais baixos do corpo. Queremos cultivar eixo e centro, para sentir mais conexão principalmente com nós mesmos e com a nossa realidade atual.
Vamos trabalhar algumas posturas em pé, para sentir mais claramente a força, conexão, estabilidade e solidez que nossas pernas podem nos proporcionar. A respiração como outro ponto de foco e de retorno do foco, para entendermos melhor o que é estar centrado, ao invés de dispersos em pensamentos a maior parte do tempo. Vamos nos permitir ocupar o espaço que ocupamos, e perceber como nos relacionamos com ele.
Linda prática para você!
Sabedoria Nazaré Uniluz – Ordem Cerimonial e Atenção Plena
A Ordem cerimonial se constitui em atitudes e atividades que reverenciam a natureza cíclica da vida, reconhecendo as etapas de início, meio e fim de cada ciclo a ser vivenciado nas tarefas do cotidiano. Um exemplo de ordem cerimonial praticado em Nazaré Uniluz é fazer um momento de silêncio antes de iniciar qualquer atividade, justamente para irmos de encontro ao nosso centro e, a partir da consciência desse centro, desse eixo, você pode relaxar no centro que existe no grupo também. Quando nós estamos centrados, nós permitimos e inspiramos o outro a estar no seu centro também. Nele, toda a sua energia amorosa da atenção pode ser oferecida para o seu momento presente.
O princípio da Atenção plena é o ato de manter a mente preenchida com o momento presente, no aqui e agora, observando-se a si mesmo, seu relacionamento com o outro e com o Todo. Em Nazaré Uniluz lembramos que qualquer atividade que realizamos – varrer, lavar, cortar os legumes, apresenta uma oportunidade de encontro com algo sagrado, que nos traz de volta ao nosso centro.
Reflexão diária
- Como foi sua prática do Dia 01? Você teve alguma inspiração ou insight que gostaria de compartilhar com todos? Deixe seus comentários na nossa Comunidade Desafio de Mindfulness Yoga no Facebook!
- Você tem a possibilidade de sair para uma caminhada, ou de simplesmente colocar seus pés na terra, contemplar o pôr do sol, trabalhar no seu jardim ou nos seus vasos? Observe a qualidade de centramento presente na natureza: como ela se mostra nas árvores, plantas e pássaros? Como você a percebe?
- Adote a prática regular de EXPIRAR a energia mental sempre que a perceber surgindo ou quando já estiver presente. Sinta seus pés no chão, apoiados na terra, ou se estiver sentado(a), sinta seu assento e também os pés no chão (CONTATO). Sinta a RESPIRAÇÃO por alguns momentos e depois olhe ao seu redor: o que você consegue ver exatamente agora (RECONHECIMENTO)?
Grata por sua prática!