O que é:
Este curso parte da visão de como a nossa vida está intimamente relacionada com a vida da Mãe Terra, e como o desenvolvimento espiritual da consciência humana está ligado com o trabalho na agricultura, trazendo a sacralidade como elemento base das práticas agrícolas. Baseado na cosmovisão da agricultura biodinâmica, da agroecologia e dos conhecimentos de povos e culturas tradicionais, esta jornada propõe, por meio de conceitos teóricos e práticas espirituais e agrícolas, a reconexão do ser humano com a natureza e seu empoderamento no cultivo de alimentos. Abordaremos práticas de implantação e manejo de sistemas produtivos mais ecológicos e adaptados às nossas condições naturais: sistemas agroflorestais e policultivos.
Para quem:
Para todas as pessoas que estejam dispostas a se movimentar, sem restrição de idade. Para quem quer aprender ferramentas simples e práticas que visem cultivar mais vitalidade, paz, relaxamento, sensação de expansão e alegria.
Benefícios:
- Ampliação da visão da agricultura como base de relacionamento com a natureza e consigo
- Autoconhecimento
- Prática de Autoconsciência
- Autonomia na produção de alimentos por meio do conhecimento de técnicas ecológicas de produção
Conteúdo Programático:
- Agricultura Sagrada: o desenvolvimento da consciência humana e a agricultura
- Organismo e Individualidade agrícola nos trópicos: dinâmica e estratégias das florestas tropicais
- Análise da paisagem e a importância da árvore no sistema
- Desenhos e consórcios de espécies possíveis
- Passos para implantação do sistema produtivo
- Manejo do solo nos trópicos
- Manejo Agroflorestal Biodinâmico: conforto fisiológico: manejo de solo, luz, biomassa.
- Uso de preparados biodinâmicos e uso do calendário astronômico agrícola
(sexta-feira) Tarde: A partir das 14h00 – Check-in para os participantes e tarde livre para contemplação com lanche de boas-vindas Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h30 – Reunião para integração e apresentação do grupo, da história, princípios e acordos de Nazaré Uniluz 22h – Silêncio Absoluto (sábado) Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Agricultura e Espiritualidade 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Tarde: 14h30 – Atividade Agricultura e Espiritualidade 16h30 – Lanche 17h00 – Atividade Agricultura e Espiritualidade Noite: 19h00 – Meditação 19h20 – Jantar 20h00 – Atividade Agricultura e Espiritualidade 22h00 – Silêncio Absoluto (domingo) Manhã: 07h00 – Meditação 07h20 – Desjejum 08h15 – Roda de Abertura da Manhã 08h30 – Atividade Agricultura e Espiritualidade 11h00 – Partilha de fechamento 12h00 – Meditação 12h20 – Almoço Saída do campus após o almoço
Pré-requisito: Não há necessidade de nenhuma experiência prévia.