Pesquisar

Confiança inabalável

Um jovem discípulo foi visitar um mestre que era um charlatão. Mas o jovem confiou nele completamente. Ele pensava que o mestre era um iluminado e tudo o que o mestre dizia ele seguia confiantemente, sem titubear. Rumores diziam que o mestre era uma pessoa tão avançada e iluminada que a simples repetição do seu nome fazia com que seus discípulos pudessem andar sobre as águas. Apesar disso, ninguém tinha conseguido andar. Os que tentaram afundaram, pois não confiavam suficientemente no mestre.

Mas, aconteceu que um jovem visitante realmente conseguiu andar sobre as águas. Esse feito se transformou numa coisa comum em sua vida e ele parou de usar as pontes para atravessar de um lado para o outro do rio. As pessoas ficaram muito perturbadas com aquilo, principalmente os discípulos mais antigos. Em segredo todos tentaram, mas não conseguiram. E quando o mestre ficou sabendo disso, também ficou muito perturbado e pensou secretamente: “Se meu discípulo pode caminhar sobre as águas porque confia em mim, por que eu não posso também? Eu posso qualquer coisa! Eu sou o maior mestre do mundo! Meus discípulos estão caminhando sobre as águas, então eu devo ser maior do que Jesus!”

E assim, em segredo, o mestre saiu para tentar caminhar sobre as águas, pois nunca havia tentado antes. Ele estava com medo, pois sabia que era uma fraude. O discípulo confiava nele plenamente, mas ele não tinha qualquer confiança em si mesmo. E como confiar, se ele sabia que estava enganando as pessoas? Mesmo assim ele tentou e afundou.

O mestre, então, chamou o jovem discípulo e lhe perguntou: “Meu filho, como é que você faz isso?” E o jovem respondeu, “Eu simplesmente confio e digo o seu nome, ‘Mestre, leve-me para o outro lado do rio’ e assim sou levado. Recentemente, eu comecei a voar do pico de uma montanha para outro, porque eu pensei, se é possível andar sobre as águas, por que não voar pelos ares? E assim eu disse: ‘Mestre, leve-me deste pico para o outro’ e assim sou levado. Tudo é possível. Basta dizer o seu nome.”

Uma ponderação:
A confiança, como uma qualidade essencial do Ser, é imperturbável. Se a confiança é inabalável, é impossível ser enganado. Não importa se a pessoa em que você confia está lhe enganando ou não. Quando você confia, ninguém pode enganar você. Sua confiança incondicional é o “veículo” para lhe levar ao outro lado do rio ou para onde você quiser.

Por Sônia Café – Escritora, Co Fundadora e Colaboradora de Nazaré Uniluz.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram