Como a Dança e o Yoga podem te ajudar a aquietar a agitação mental do dia a dia, diminuir a ansiedade e despertar uma sensação gostosa de presença?
Já percebeu que quando você está totalmente presente numa atividade prazerosa, qualquer que seja, a sua mente relaxa e você sai dessa atividade com mais energia? Isso é o que acontece quando estamos no momento presente, esse é o poder do Agora. A dança Criativa e o Yoga têm a intenção de entrar nesse lugar de presença, de forma prazerosa e gentil.
Dança Criativa
Na Dança Criativa somos conduzidos, pela música e pelo facilitador, a entrar na dimensão sensorial e da imaginação e deixamos o corpo expressar do jeito que ele quiser, sem coreografia nem obrigatoriedade de ritmo. Quando nos permitimos a isso, uma onda de bem-estar passa pelo corpo e nossa mente vai se aquietando sem briga interna como às vezes acontece quando sentamos em meditação, mas a mente continua a mil.
Outro ponto positivo da Dança Criativa é se libertar da obrigatoriedade de dançar “bonito” como foi construído socialmente. Essa pressão social oprime a expressão natural de muita gente que poderia se beneficiar da dança como instrumento de despertar da Alma.
Aqui a dança é trabalhada como forma de liberação e desbloqueio energético, emocional e criativo, buscando a retomada do fluxo energético e a reconexão com a criança interior, com a espontaneidade, naturalidade e força da criação.
Yoga
A prática de Yoga casa perfeitamente com a Dança Criativa pois ajuda a abrir espaços dentro de nós, tanto física como energeticamente, assim como nos níveis emocional, mental e espiritual. Ela aumenta a nossa percepção e esse estado expandido proporciona paz e tranquilidade.
A respiração consciente, Pranayama, é um aspecto muito importante do Yoga e transformador do nosso estado mental. Já percebeu que quando estamos apaixonados suspiramos profundamente e quando estamos estressados prendemos a respiração ou respiramos bem curtinho?
Com a prática da respiração consciente durante a prática de Yoga conseguimos conduzir nosso estado mental para a Paz e o Amor incondicional.
Existe um senso comum que Yoga está relacionado com super alongamentos e performance física, porém o objetivo está relacionado com um estado mental.
O Yoga é para todos?
A própria palavra Yoga é extremamente inclusiva, significa União. Quando nos separamos criamos polaridades que tendem a se conflitarem, quando juntamos criamos equilíbrio e harmonia. Portanto, busque uma prática de Yoga que você se identifique para praticar o estado de União que aparece quando estamos no Agora.
E quando estamos muito agitados?
Às vezes estamos muito agitados para uma aula de Yoga e é aí que a Dança nos ajuda a aquietar para conseguir desfrutar dos benefícios do Yoga. Com o autoconhecimento conseguimos perceber qual atividade é apropriada para nós, e existem inúmeras para nos ajudar a aquietar e dissolver a ansiedade e medos que nos tiram do sério.
Meditação Ativa
É um misto de dança e meditação, outra forma para trazer o Agora à nossa mente compulsiva, que como os budistas bem descrevem, é um macaco louco picado por um escorpião. Assim, vamos ser gentis com nossa mente e desacelerar de forma amorosa e didática através da Meditação Ativa.
Vantagens de um Retiro
Quando mergulhamos num retiro, nossa rotina muda totalmente e assim nossos condicionamentos são desarmados. Assim podemos mergulhar mais profundamente numa experiência nova e mágica. É uma ferramenta muito eficaz de reprogramação comportamental. No final do retiro você terá semeado profundamente sementes de bons hábitos que com o tempo florescerão, espalhando seu perfume por sua vida.
Por André Ananta, agosto/2021
Começou a praticar Yoga e Meditação em 1996 e com os altos e baixos da vida foi percebendo como os trabalhos de consciência dos 5 corpos (Físico, Energético, Emocional, Intelectual e Espiritual) são ferramentas maravilhosas para se assentar na paz. Fez Educação Física pela UNESP, Dança, Psicobiologia entre outros.
Quer aprofundar-se na Dança Criativa e no Yoga? Conheça o Retiro Despertar da Alma, facilitado por André Ananta.