Despertar da Consciência e do Propósito

com e

Quando: 12/03/2018 a 06/06/2018

autoconhecimento despertar propósito consciência

O Curso de Especialização para Voluntários: o Despertar da Consciência e do Propósito visa a educação para a inteireza do ser e o despertar da consciência para uma cultura de paz e harmonia. Contribui para a realização da nossa missão de ser uma escola de desenvolvimento integral do ser humano, para a consciência de si mesmo e de sua inter-relação com o Todo.

O eixo temático está centrado nas ecologias individual, social e ambiental e desenvolvido em encontros diários para grupos de estudos com todos os participantes presentes nesse despertar.

É um curso potencialmente transformador, que traz uma visão holística do ser humano, harmonizando pensamento, sensação, sentimento e intuição. E uma abordagem transdisciplinar do conhecimento que engloba as Artes, Ciências, Tradições e Filosofia. É uma forma de vivenciar o conhecimento, desencadeando assim um intenso processo interno de autoconhecimento, ampliando nossa visão de mundo e de serviço altruísta.

Esta experiência que prescinde qualquer conhecimento. Não exige formação anterior específica em nenhuma área, mas solicita ao participante uma abertura de visão para o novo e para a transformação pessoal, para as partilhas pessoais em grupo, flexibilidade para o viver em comunidade. Assim como disponibilidade para servir e despertar.


Objetivo

O curso tem por objetivo promover, acompanhar e aprofundar o aprimoramento pessoal de indivíduos através dos princípios que regem Nazaré Uniluz, com uma visão transdisciplinar. Forma os participantes como agentes transformadores dos processos de desenvolvimento humano e social, em qualquer área a que se dediquem após a formação.


Orientação Geral

A grade curricular, as atividades complementares e a metodologia formam um todo harmônico com ênfase na transdisciplinaridade e ao estímulo de valores humanos individuais e sociais saudáveis e sustentáveis. Oferece um referencial necessário e suficiente de conceitos e experiências teórico–práticas que permitem ao participante aplicar os conhecimentos adquiridos durante o Curso na sua vida pessoal, social e profissional. Também, para aqueles que, convidados e disponíveis ao final do curso completo, queiram servir como voluntários residentes no campus de Nazaré Uniluz com todos os compromissos que isto envolve.


Metodologia

A metodologia básica do curso é a prática do Viver em Grupo, desenvolvida e aperfeiçoada desde 1982 por Nazaré Uniluz, através da vivência de seus princípios básicos. Consiste num trabalho fundamentalmente presencial e de convívio diário em atividades do cotidiano. Neste método, o facilitador age em contínua interatividade com os estudantes e estes, por sua vez, em contínua interatividade entre si. Isso acontece de tal modo que a atividade grupal é o campo privilegiado da aprendizagem em todas as “salas de aula” (cozinha, copa, padaria, jardins, horta, manutenção, harmonização de ambientes, recepção, etc.).

O eixo metodológico central é o estímulo e a prática da convivência grupal harmoniosa, o estímulo ao refinamento da sensibilidade e o aprendizado pelo exercício.

  • Favorece e orienta a reflexão;
  • Desenvolve a prática dos princípios de Nazaré Uniluz: a meditação, o silêncio, a atenção plena, o serviço altruísta, o ritmo e ordem cerimonial, o cuidado amoroso, a partilha, a comunicação sustentável, a responsabilidade socioambiental e a liderança circular.
  • Estimula o contato consigo mesmo, com os outros participantes do Curso e com o meio que os envolve.
  • Além da convivência grupal permanente, os elementos teóricos do curso são trabalhados através de um método que se baseia na sequência rítmica das diferentes fases do processo de aprendizagem:
    • serviço altruísta e estudos em grupo;
    • atividades práticas manuais e corporais;
    • vivências e reconhecimento;
    • exercícios de visualização;
    • palestras;
    • compreensão e domínio dos conteúdos.
  • Encontros com as artes também são realizados como complemento da alegria de conviver, aprender e criar, apresentando conteúdos que visam abrir e ampliar horizontes e repensar sua vida e suas escolhas. Um aprendizado no qual a pessoa se conhece, se fortalece enquanto Ser Integral, experimentando possibilidades de novas ações e visões, em resumo: aprender a aprender.
  • A razão, a emoção, a sensação e a intuição são igualmente valorizadas para esta experiência do servir e para o desenvolvimento pessoal, o despertar e a jornada espiritual.


Conteúdo Programático

  • O início do Despertar da Consciência e do Propósito – conhecendo onde estamos, com quem estamos e indagando quem somos.
  • Relação do indivíduo consigo mesmo, cultivo da auto-observação e recolhimento.
  • Relação dos indivíduos entre si e com a instituição, criação de harmonia no convívio grupal, entre o ambiente externo e as atividades diárias que sustentam a identidade e o propósito comum.
  • Cultivo de uma relação co-criativa com o outro, em sintonia com o Todo.
  • Integração e acordos.
  • Participação nas atividades do Retiro Viver em Grupo (a prática do servir voluntariamente em nossas “salas de aula”: cozinha, copa, padaria, jardins, horta, manutenção, harmonização das casas e espaços comunitários, recepção, reuniões de integração, partilhas).
  • Estudo e prática dos princípios da Meditação, Silêncio e Atenção Plena; Ordem Cerimonial, Ritmo, Cuidado Amoroso e Partilha; Serviço Altruísta, Comunicação Sustentável, Liderança Grupal e Responsabilidade Socioambiental na dinâmica interativa com os demais princípios.
  • Estudos e reflexões sobre textos e palestras sobre Autoconhecimento e Filosofia da Consciência.
  • A prática da focalização de atividades no Retiro Viver em Grupo.
  • O convívio grupal – maneiras de planejar a execução e dividir tarefas.
  • Assumindo responsabilidades dentro de seu Propósito.
  • Encerramento: avaliação da experiência individual e grupal


Estrutura

O Curso Despertar da Consciência e do Propósito está concebido de tal modo que todos os temas trabalhados estejam interconectados e dialoguem entre si. Isso faz com que o participante perceba o sentido transdisciplinar subjacente a todos os conteúdos apresentados e presentes no desenvolvimento das atividades do Programa Viver em Grupo, metodologia básica de Nazaré Uniluz.

As vivências e cursos da programação oferecida no campus não estão abertas aos estudantes do Curso de Especialização para Voluntários. Entretanto, vivências e facilitadores da instituição serão integrados ao Curso sempre que possível e necessário. São oferecidas atividades do Viver em Grupo nos períodos das manhãs, de 8h30-11h30; encontros de grupos de estudos às tardes, de 14h30-16h30 e práticas corporais, de saúde integral ou de arte nos fins de tarde 17h00-18h30. Eventualmente são realizadas atividades às noites e fins de semana.


Regime de Imersão

O Curso Despertar da Consciência e do Propósito: Especialização para Voluntários completo é integralizado em 12 (doze) semanas, perfazendo um total de 500 horas no formato de imersão total, residindo no campus de Nazaré Uniluz. O participante deve estar conectado consigo mesmo para absorver ao máximo o que esta experiência pode oferecer, evitando saídas. Deverá ter o compromisso de estar livre de agendas externas, inclusive virtuais, para que a experiência possa ser profunda e transformadora.

As folgas são nas tardes de quartas-feiras e domingos, para descanso dentro do campus. Saídas só serão aceitas em casos de emergência. Embora seja possível ter acesso à internet e usar telefone nos horários livres, sugere-se que o estudante mantenha sua imersão o mais protegida possível de interferências/informações externas.


Duração e carga horária

A jornada do Despertar da Consciência e do Propósito tem duração completa de 12 semanas, em formato de residência temporária, com uma carga horária total de 500 horas de Curso.


Da adesão ao curso - Matrícula

  1. Conhecer o campus e o trabalho desenvolvido
  2. Enviar a documentação solicitada
  3. Pagar a matrícula para reserva de vaga
  4. Entrevista com a coordenação
  5. Aguardar avaliação da coordenação

É pré-requisito que o interessado em participar do Curso já tenha experienciado alguma atividade no campus ou participe de um período no Retiro Viver em Grupo, caso não conheça o campus.

O participante, para ter aprovada sua inscrição no curso, deverá preencher a Ficha de Inscrição Online, contendo informações e histórico pessoais. Na própria ficha, o participante deverá anexar os seguintes arquivos (doc, pdf ou jpg):

  1. Histórico pessoal.
  2. Ficha de Inscrição
  3. Currículo
  4. Biografia com carta de intenção.
  5. Anexar documentos (RG/CPF) e foto atual
  6. Pagamento de matrícula.
  7. Definir compromisso financeiro e forma de pagamento do curso.

Ficha de inscrição on-line: https://nazareuniluz.wufoo.com/forms/ficha-de-matracula-cursos-de-longa-duraaao/

Os responsáveis pelo curso analisarão a Ficha de Inscrição e, sendo aprovada, entrarão em contato com as informações para realização da matrícula.

Ao iniciar o Curso, na primeira semana, o participante deverá preencher os seguintes formulários:

  1. Ficha Cadastral e Histórico de Saúde.
  2. Termo de Responsabilidade.
  3. Regimento Interno do Programa de Educação Permanente.


Das avaliações e desligamento do Curso

Todos os participantes devem passar por um processo de avaliação periódica, em que será analisada a experiência de cada um, tendo em vista a proposta inicial e o desenvolvimento do processo. Fichas de Avaliação serão preenchidas a cada mês ou quando necessário.

Importante: a participação no curso não garante ao candidato, tornar-se um Guardião de Nazaré. Para continuidade no Programa de Aprofundamento para Residentes é preciso ser convidado para se tornar voluntário de apoio ou residente.

Quando houver dificuldades na comunicação sustentável entre quaisquer pessoas envolvidas no trabalho, os envolvidos deverão ser convocados para uma mediação com os coordenadores do Programa de Voluntariado. No caso de impossibilidade de resolução do conflito neste processo, poderá haver desligamento dos envolvidos.

O participante que não cumprir o estabelecido, não sustentar pessoal, física ou emocionalmente, seu próprio processo pessoal, não corresponder ao desempenho esperado ou infringir alguma regra estabelecida pelo Regimento Interno, será convocado para uma entrevista. Se for o caso, assinará seu desligamento do Curso, o que implicará na desocupação imediata do quarto ocupado por ele.

O participante do Curso se compromete a se desligar da experiência se ocorrer envolvimento afetivo com outra pessoa presente no campus.

No caso de acidente ou doença que impossibilite sua locomoção, o estudante deverá se desligar do curso.

Investimento

Para informações sobre o valor deste curso, favor entrar em contato com:

Estão incluídas nas 12 semanas do Curso Despertar da Consciência e do Propósito a hospedagem em quarto individual com banheiro, alimentação ovolactovegetariana em 4 refeições diárias, facilitadores e ou focalizadores, atividades e vivências e materiais utilizados no Curso.

Não estão inclusos cardápios especiais, despesas de viagens ou traslado de qualquer tipo, ajuda de custo.

As vagas são limitadas e serão preenchidas em sequência, de acordo com a ordem de pagamento das matrículas e a disponibilidade de vaga.


Coordenação:

Programa de Voluntariado de Nazaré Uniluz, grupo formado pelos Gestores da instituição, Focalizadores do Programa de Educação Permanente para Voluntários, com vários anos de experiência no trabalho voluntário e Facilitadores que fazem parte da grade de vivências e cursos da casa.

Para download de um arquivo com todas as
informações que constam abaixo: Clique aqui

Para mais informações:

Coordenação do Curso: despertar@nazareuniluz.org.br
Secretaria Geral (Juliana): secretaria@nazareuniluz.org.br


Se você quiser ler todas as partilhas feitas pelos participantes da turma anterior, clique aqui.

Investimento: Veja em "Investimento" no texto ao lado.

Equipe Uniluz
Pessoas que doam seu tempo, suas vibrações e seu cuidado amoroso, perpetuando o espírito e o trabalho de Nazaré Uniluz.

Eleonora de Almua Perez
Terapeuta Transpessoal pela DEP - Dinâmica Energética do Psiquismo 1998; CRT 27276 - Facilitadora de Pathwork - O Caminho da Autotransformação; Tecelã Artesanal pelo Liceu de Artes e Ofícios de SP; Terapeuta Corporal com formação em Massagem Integrativa Oriental-Ocidental; Mestre em Reiki. Trabalha com Alinhamento Energético. É um canal para cura através da Quelação – Mãos de Luz de Barbara Ann Brennan. É a criadora da Oficina Transpessoal Tramas do Ser: Consciência Desperta, Razão Iluminada onde focaliza vivências de tecelagem artesanal Tramas do Ser: o Tecelão, a Tecelagem Artesanal e a Metáfora do Ser; e do Retiro Espiritual Os Sete Portais: O Despertar do Indivíduo. Em Nazaré desde 1993, já foi residente e atualmente focaliza o Programa de Educação Permanente em Nazaré Uniluz, facilita Grupos de Estudos para Residentes. Faz parte da coordenação e é Guardiã do Curso de Especialização para Voluntários em Nazaré Uniluz: O Despertar da Consciência e do Propósito com 3 meses de imersão no campus Nazaré. Contato: eleonorapz@gmail.com

Partilhas