Criando o Futuro: Criatividade e Inovação

com

Quando: 24/11/2017 a 26/11/2017

“O mundo não tem sentido se eu não puder inventá-lo.”
Winnicott

Se o mundo é um lugar que está pronto, com todas as regras e circunstâncias já determinadas, tenho poucas possibilidades de movimento e quase nenhuma possibilidade de criar. Meu espírito encolhe, silencia. Só me resta obedecer e desenvolver as “competências” para conseguir me sair bem nesse ambiente, garantir meu espaço, defender meu território e disputar recursos escassos com os outros. É preciso ter sucesso para poder comprar o que o mundo apresenta. Essa é a regra do jogo. Desse jogo. Vejo o mundo como um lugar hostil e o outro como um obstáculo para os meus objetivos. Um mundo de escassez, separação e competição, com pouco espaço para a criatividade. Esse é o jogo finito com poucos ganhadores e muitos perdedores. Para sobreviver e poder consumir o mundo que me é vendido pronto, preciso trabalhar cada vez mais em atividades que embotem minha criatividade. Vendo o meu presente (tempo) com a eterna preocupação em garantir o meu futuro.

A criatividade é uma transgressão. Ela rompe com a ordem vigente e resgata a capacidade de cada um ser o inventor – de si mesmo e da vida. O mundo é um campo de infinitas possibilidades onde o espírito brinca. A maior evidência do espírito é a criatividade. Cada ser humano tem o potencial de manifestar – tornar manifesto – o seu espírito. Quando manifesto meu espírito, eu inovo e essa é a forma mais valiosa de doação para o mundo. Saio do mundo da competição e entro no mundo da expressão/doação. Estou constantemente criando (e vivendo) o meu presente e fazendo emergir o futuro. Esse é o jogo infinito – o campo de expressão permanente do espírito.

Objetivos

Estimular a criatividade e a capacidade de inovar em diferentes aspectos da vida.
Desenvolver a percepção de recursos intangíveis / sutis.
Explorar uma visão de mundo baseada na expressão criativa, não no consumo.

Conteúdo
• Transição de paradigmas: Pensamento cartesiano/industrial > Pensamento sistêmico.
• Recursos tangíveis e intangíveis
• Comunicação consciente
• Autoconhecimento e Responsabilidade
• Simplicidade e Criatividade
• O colapso do modelo econômico e o surgimento da economia “evolutiva”: economia criativa / economia sagrada / economia solidária

Bibliografia de apoio
• As Conexões Ocultas – Fritjof Capra
• A Linguagem das Emoções – Paul Ekman
• Criatividade Quântica – Amit Goswami
• Jogos Finitos e Infinitos: A vida como jogo e possibilidade – James P. Carse
• O Manifesto da Transdisciplinaridade – Basarab Nicolescu
• Presença: Propósito Humano e o Campo do Futuro – Peter Senge, Otto Scharmer e outros.
• Simplicidade Voluntária – Duane Elgin
• Teoria U – liderar a partir do futuro que emerge – Otto Scharmer

A quem se destina
Pessoas interessadas em estimular a criatividade e a capacidade de inovação, em busca de:
• estilo de vida mais autônomo e sustentável e/ou
• modelo de trabalho com maior significado.

A programação conta com Jogos cooperativos de tabuleiro (Relações em Jogo®), práticas da Teoria U, comunicação consciente, meditações e vídeos.


 

A programação está inserida no ritmo de Nazaré Uniluz, mas é de responsabilidade da Facilitadora.

Chegada: entre 16h e 18h30 de sexta-feira
Saída: após o almoço de domingo

Para mais informações, escreva para secretaria@nazareuniluz.org.br ou reserve sua vaga clicando no botão abaixo:

Investimento: R$930,00 (inclui hospedagem em quarto individual e alimentação completa – ovolactovegetariana).

Sandra Felicidade
Psicóloga pela PUCPR - CRP 08/12815. Consultora e facilitadora de processos de transformação. Trabalha há mais de vinte anos com desenvolvimento humano em organizações de diferentes setores, com ênfase nos temas: relações humanas no trabalho, criatividade e inovação, processos de mudança, pensamento sistêmico e inteligência coletiva. Autora do game Relações em Jogo® e de jogos de tabuleiro customizados. Facilitadora do Jogo da Transformação®, credenciada pela InnerLinks Associates desde 1998. Entre os diversos cursos de abordagem sistêmica e holística que embasam seu trabalho, tem formação em Teoria U (MIT), em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial (PUCPR) e em Biopsicologia (Visão Futuro). Blogueira, palestrante e ceramista. Autora de artigos e coautora de livros nas áreas de psicologia e sociologia. Trabalhou durante dez anos na área de marketing corporativo da 3M do Brasil. Mãe de três filhos e praticante de meditação há trinta anos. Em Nazaré Uniluz, facilita a vivência “Caminhos para a Mudança” e workshops fechados para empresas. Realiza atendimento online pela plataforma O Psicólogo Online.