Comunicação Não Violenta

A arte de conectar-se com a beleza por trás dos espinhos

com e
cnv_comunicacao_nao_violenta

 Próximas turmas | 2018:


Cursos Intensivos em
Comunicação Não Violenta:

  • Básico – Módulos 1 e 2: 23 a 29/julho
    (saiba mais)
  • Aprofundamento – Módulos 3 e 4: 30/julho a 05/agosto
    (saiba mais)


O que é CNV

A Comunicação Não Violenta (CNV) é  um processo empático de entendimento que facilita a harmonização das necessidades pessoais com as necessidades de outras pessoas. Envolve, inicialmente, uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos. Para isso, é essencial aprender uma linguagem que nos permita construir uma relação de confiança com o outro e que aumente a disposição para cooperação e apoio mútuo. Grande parte dos problemas entre casais, pais e filhos, empregados e empregadores, vizinhos, políticos e governantes pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com palavras..

Sobre o Curso

Os cursos são dirigidos para quem quer desenvolver estratégias para solução de conflitos interpessoal e intrapessoal. São baseados nos trabalhos internacionalmente conhecidos de Marshall Rosenberg sobre a Comunicação Não Violenta e a metodologia contribui significativamente para o gerenciamento e a expressão de emoções sem agressões ou criação de conflitos, buscando soluções de consenso criativas, cooperativas e empáticas.


Quais são os objetivos?

  • Valorizar você mesmo e outras pessoas;
  • Intervir de forma mais segura e firme e, ao mesmo tempo, mais tranquila a favor de suas metas;
  • Ter mais segurança ao se comunicar com pessoas difíceis e desafiadoras;
  • Não levar ataques para o lado pessoal;
  • Entender melhor os motivos do comportamento aparentemente ‘estranho’ das outras pessoas;
  • Procurar um clima de cooperação e de valorização;
  • Dirigir-se aos conflitos e resolvê-los construtivamente;
  • Conduzir conversas e discussões difíceis de uma maneira construtiva;


A quem se destina?

Qualquer pessoa interessada em aprofundar a qualidade dos seus relacionamentos.

O trabalho tem sido realizado com empresários, educadores, profissionais da área de saúde, mediadores, prisioneiros e guardas, militares, membros do clero, funcionários públicos, dentre muitos outros. Membros do “Center for Nonviolent Communication” (CNVC) introduziram programas de paz em regiões assoladas por guerras como Sérvia e Croácia, Burundi e Sri Lanka, e as técnicas de CNV estão sendo ensinadas em escolas da Ex-Iugoslávia e de Israel.


Quem criou este processo de comunicação?

O criador desse processo é o psicólogo norte-americano Dr. Marshall Rosenberg. Tendo crescido em um bairro turbulento de Detroit, se interessou por novas formas de comunicação para criar alternativas pacíficas de diálogo que amenizassem o clima de violência com o qual conviveu. A Comunicação Não Violenta foi o resultado de sua especialização em psicologia social, de seus estudos de religião comparada e de suas vivências pessoais. Em 1984, o Dr. Rosenberg fundou, na Califórnia, o “Center for Nonviolent Communication” (CNVC), que se transformou em uma grande organização internacional sem fins lucrativos, com dezenas de pessoas habilitadas a dar treinamento em trinta países, entre eles o Brasil. Seu livro virou um best-seller internacional.


Estrutura do Curso

Cursos Intensivos em janeiro e julho:

Os Cursos de Comunicação Não Violenta no formato Intensivo em janeiro e julho são divididos em Básico (que inclui os módulos 01 e 02) e Avançado (que inclui os módulos 03 e 04), cada um no formato de 6 dias em imersão (de segunda-feira à noite até o domingo na hora do almoço).

Curso Intensivo Básico durante o semestre:

O curso Intensivo Básico durante o semestre ocorrerá este ano no mês de Abril (26/04 a 01/05) no formato de 5 dias em imersão (de quinta a terça-feira).

Curso Extensivo:

O curso Extensivo pode ser referente ao Básico (módulos 01 e 02) ou ao Avançado (módulos 3 e 4) e acontecem em dois encontros de quinta-feira à noite até o domingo na hora do almoço.

Curso Introdutório:

O Curso Introdutório em Comunicação Não Violenta inclui o módulo 01 e acontece em um encontro, de quinta-feira à noite até o domingo na hora do almoço.

 

Conteúdo programático

Inscrições

Para fazer sua inscrição, escreva para secretaria@nazareuniluz.org.br.

Investimento: Clique em
"+ Investimento e Forma de Pagamento" na descrição do Curso.

Sven Fröhlich-Archangelo
É treinador internacional de Comunicação Não Violenta, comunicação intercultural e mediação de conflitos há 20 anos. Já foram seus clientes na Alemanha, o Exército alemão, o Governo da Bavária e a associação humanitária alemã “Internationaler Bund”. No Brasil, trabalha para empresas, Tribunais, Ministérios Públicos e outras organizações.

Carolina Cassiano
Trabalha com comunicação há 18 anos. É jornalista, facilitadora de processos de transformação pessoal, coach da linha ontológica e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Investiga a linguagem caminhos de desenvolvimento humano: além da CNV, também Autocompaixão & Mindfulness e Ontologia da Linguagem.


Partilhas