Gaia Education

Design em Sustentabilidade

com e

 SiteUniluz2_Gaia_2016

 

Gaia Education – Design em Sustentabilidade é um programa de educação para a sustentabilidade que oferece uma perspectiva sistêmica para o planejamento e desenvolvimento de práticas sustentáveis. O método une reflexão e experiência prática, com a implementação dos conteúdos em projetos ao longo do programa. É realizado em 41 países, em todos os continentes, e diversos estados brasileiros, sempre adaptado à realidade local (www.gaiaeducation.net).

Coordenação Geral: Taisa Mattos e Larissa Oliveira
com: 23 educadores, mais o apoio da Equipe Uniluz

Carga Horária: 40 horas/aula por dimensão (social, econômica, ecológica e visão de mundo)

30 vagas

O programa celebra a parceria entre a “Entrelaços – Desenvolvimento Integral” e o “IBEST” (Instituto Brasileiro de Estudos para a Transição) como instituições realizadoras, contando com um corpo docente de 23 educadores, referências em suas áreas de atuação, além do apoio da Equipe Nazaré Uniluz.

Sobre o Curso

Gaia Education é um curso inovador que incentiva os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos saudáveis e sustentáveis em quatro dimensões da experiência humana: social, ecológica, econômica e cultural/espiritual (visão de mundo). Atende ao propósito de educar para a transição rumo a uma cultura sustentável de âmbito global, com aplicação local. Sua metodologia baseia-se na necessidade da reflexão teórica aliada à experiência prática, promovendo o empoderamento de indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Inclui aulas expositivas, dinâmicas de grupo e atividades práticas, oferecendo uma perspectiva sistêmica aplicável a projetos, empreendimentos, iniciativas coletivas, instituições e redes.

Objetivos

  • Conscientizar sobre a necessidade de transição para um modo de vida mais sustentável;
  • Capacitar os participantes para se tornarem agentes desse processo de transição, podendo contribuir  para um desenho mais sustentável de suas organizações, comunidades, projetos e famílias;
  • Formar agentes de sustentabilidade nos âmbitos: social, ecológico, econômico e visão de mundo.

Público-alvo

  • Lideranças comunitárias
  • Agentes sociais
  • Gestores públicos
  • Pesquisadores das áreas sócio-ambientais e da economia solidária
  • Pessoas que trabalham em equipes, grupos e coletivos
  • Estudantes com  interesse em sustentabilidade
  • Educadores
  • Organizações não-governamentais
  • Profissionais de desenho e planejamento urbano e rural
  • Profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e bioconstrução
  • Permacultores e pesquisadores horticulturais
  • Técnicos e pesquisadores de tecnologias ambientais
  • Empresários interessados em investimento ético e coordenadores de áreas de responsabilidade social das empresas
  • Todas as pessoas interessadas na temática da sustentabilidade

Conteúdo programático

Dimensão Visão de Mundo
Mudança de Paradigma e Nova Ciência / Transformação da Consciência / Espiritualidade Socialmente Engajada / Simplicidade Voluntária / Saúde Pessoal e Planetária / Origem Dual do Universo – Feminino e Masculino / Educação Inclusiva para a Sustentabilidade / Visão Holística

Dimensão Social
Criando Comunidade, Abraçando a Diversidade / Liderança, Empoderamento e Tomadas de Decisão / Comunicação Não-Violenta / Mediação de Conflitos / O exemplo das Ecovilas / Dragon Dreaming – Design Colaborativo de Projetos / Pedagogia da Cooperação / Redes, Ativismo e Ações Colaborativas / Arte e Celebração / Cidades em Transição

Dimensão Econômica
Da Economia Global à Sustentabilidade / Economia Social Solidária e Economia do Amor / Fortalecendo Economias Locais / Bancos Comunitários e Moedas Sociais / Saúde Financeira / Consumo Consciente / Empreendedorismo e Empresas Sociais / Fluxonomia 4D / Metodologias Sociais Colaborativas / Redes e Feira de Trocas

Dimensão Ecológica
Reconexão com a Natureza / Princípios da Permacultura / Permacultura Urbana / Energias Renováveis / Prática de Design Integrado / Bioconstrução e Restauração Ecológica / Tecnologias Apropriadas para a Gestão da Água e dos Resíduos / Agroecologia e Segurança Alimentar / Metodologias Sociais Colaborativas / Ecologia Profunda

Corpo Docente

O corpo docente é formado por profissionais referências em suas áreas de atuação dentro da esfera da sustentabilidade.

Dimensão Visão de Mundo

  • Jorge Mello é terapeuta corporal (Shiatsu) com pós-formação em Terapia de família e casais. Experiente em saúde integrativa, participou de equipes de parto humanizado e atendimento a pacientes terminais. Instrutor de Aikido e Yoga, praticante e difusor da Simplicidade Voluntária. Treinamentos em Findhorn (Escócia), no Schumacher College (Inglaterra) e na Krogerup Hojskolle (Dinamarca). Monge ordenado no Zen Budismo. (Ver Mais)
  • José Pacheco é fundador da Escola da Ponte em Portugal, referência mundial de sucesso e inovação em pedagogia; Mestre em Educação da Criança, professor na Escola da Ponte com Reconhecido Notório Saber. Autor de vários livros e atualmente colabora com o Projeto Âncora, em SP. (Ver Mais)
  • Roberto Crema é Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais. Criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992). Reitor da Universidade Internacional da Paz – Rede UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livros. (Ver Mais)
  • Sonia Café é graduada em Letras e foi consultora editorial da Editora Pensamento-Cultrix. Como escritora, tem livros publicados em diversas línguas, entre eles “Meditando com os Anjos” e “O Livro das Atitudes”. Atuou como pesquisadora e consultora na Amana-key, empresa de educação e desenvolvimento organizacional. Participou da criação de Nazaré Uniluz, da qual é membro do Conselho de Anciãos e associada. (Ver Mais)
  • Taunay Daniel é Doutor e Mestre em Multimeios, Especialista em Epistemologia da Ciência e Bacharel em Fiolosofia. É diretor, roteirista e produtor. Trabalhou como pesquisador em linguagem audiovisual para a educação e comunicação científica. É coordenador do curso de Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal de Nazaré Uniluz e facilitador. É associado de Nazaré Uniluz e do Conselho de Anciãos. (Ver Mais)
  • Equipe Nazaré Uniluz

Dimensão Social

  • Edgard Gouveia Jr é Arquiteto, Urbanista, pós-graduado em Jogos Cooperativos e dedica sua vida a mobilizar pessoas para transformar o mundo. Palestrante em TEDx e consultor internacional, aplica tecnologias sociais como World Café, Open Space, Danças Circulares, Comunicação Não Violenta e Jogo Oásis. É idealizador do Play The Call, uma gincana mundial online com tarefas no mundo real. (Ver Mais)
  • Fabio Brotto é Professor e Mestre em Ciências do Esporte, Co-fundador do Projeto Cooperação e responsável pela Pós-Graduação em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas. Autor dos livros “Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”, “Jogos cooperativos: jogo e o esporte como um exercício de convivência” e “Jogos Cooperativos nas organizações”, dentre outros. (Ver Mais)
  • Felipe Simas – Engenheiro Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas. Professor na Universidade Federal de Viçosa (MG), no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Atua em projetos de Educação para a Sustentabilidade, coordenadou os Programas AmaGaia e Gaia Viçosa. Treinador internacional de Dragon Dreaming, facilita formações e assessora grupos no Brasil e em outros países. (Ver Mais)
  • Sven Fröhlich-Archangelo, alemão residente no Brasil, é administrador de empresas e treinador de Comunicação Não Violenta, Comunicação Intercultural e Mediação de Conflitos. Atuou junto ao exército alemão, o governo da Bavária e a associação humanitária alemã “Internationaler Bund”. No Brasil trabalha com várias empresas e desenvolveu com a prefeitura de Campinas um projeto para prevenção de violência. (Ver Mais)
  • Tiago Sartori é consultor em desenvolvimento organizacional e comunitário. Graduado em Esporte e pós-graduado em Administração para Organizações do Terceiro Setor. Formado facilitador pelo “Programa Germinar” e Aprofundamento de Consultores da ADIGO Consultores. Formado em “Gestão da Mudança “e “Habilidades em Coaching para facilitação de processos”, ambos do EcoSocial. (Ver Mais)

Dimensão Econômica

  • Marcos Arruda é economista e educador mestre e doutor. Foi professor de Filosofia da Educação e Sócio-fundador do Instituto Cajamar, do Ibase e do PACS. É sócio do Instituto Transnacional (Amsterdã). Conferencista e consultor, trabalhou com Paulo Freire.  (Ver mais)
  • Monica Picavea é Jornalista, pós graduada em Marketing, com mestrado em Negócios nos EUA. Cursou Design em Sustentabilidade na Escócia. Atuou em comunicação e marketing e há 8 anos desempenha cargos de diretoria em Organizações do Terceiro Setor. Hoje atua com o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento social. (Ver mais)
  • Plínio de Souza é Psicoterapeuta e Bacharel em Psicologia, Coach executivo, Trainer em PNL com certificação em Constelações Sistêmicas, Hipnose Clínica e em TLT. Palestrante e treinador, autor de técnicas inovadoras para tratamento rápido de traumas, fobias e drogadição, para alavancagem de planos de carreira e pessoais. (Ver Mais)
  • Lala Deheinzelin é palestrante internacional, futurista e pioneira em economia criativa no Brasil. Assessora empresas, governos, instituições, ONGs e redes. É considerada uma das futuristas top no mundo. Recentemente foi indicada pela P2P Foundation uma das 100 Mulheres Co-Criando a Sociedade Colaborativa. (Ver Mais)
  • Ana Paula Silva é sócia Diretora da Morada da Floresta, Empresa Social e ONG que trabalha com a Permacultura Urbana, Sustentabilidade, Educação e Cultura de Paz. Idealizadora da linha Bebês Ecológicos, Ecologia Feminina e Bem Estar Natural. Promove Palestras sobre sustentabilidade, alimentação e parto humanizado. (Ver Mais)
  • Cláudio Spínola é formado em Artes Plásticas e dedica-se à sustentabilidade desde 2004. Idealizador, fundador e diretor da Morada da Floresta, ministra cursos e palestras, desenvolve sistemas de compostagem para pequenos, médios e grandes geradores de resíduos orgânicos e consultoria em gestão de resíduos. É idealizador e coordenador do projeto Composta São Paulo. (Ver Mais)

Dimensão Ecológica

  • Guilherme Castagna é sócio-fundador da Fluxus Design Ecológico, integrando engenharia civil ao design ecológico em projetos inovadores de manejo de água. Membro do corpo técnico do OIA (O Instituto Ambiental), pioneira na reciclagem de nutrientes no tratamento de efluentes. Fundador da ONG Humanaterra, palestrante no TEDxJardins City 2.0, co-criador do Movimento Cisterna Já e facilitador de cursos para o cuidado com a Água. (Ver Mais)
  • Marcelo Bueno é Bio arquiteto, Fundador do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica), trabalha com projetos e construção de casas autossuficientes, sistema de tratamento e re-uso de esgoto residencial, captação de água de chuva, energia renovável e bio construções, atualmente está a frente da Morada Viva – empresa de bioconstrução. (Ver Mais)
  • Romeu Leite é membro fundador e morador da Vila Yamaguishi em Jaguariúna, SP. Formou-se em medicina veterinária, é agricultor e consultor do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Romeu participou do primeiro Treinamento em Ecovilas no Brasil. (Ver Mais)
  • Tomaz Lotufo é gradudo em Arquitetura e Urbanismo, mestre e professor do MBA em Construções Sustentáveis. Atua como arquiteto no escritório 2Bio + Arquitetura, com foco em Arquitetura de baixo impacto ambiental e projetos comunitários. Membro da rede de Permacultura Permear. (Ver Mais)
  • Larissa Oliveira Criadora da “Entrelaços – Desenvolvimento Integral” – que facilitar processos de desenvolvimento humano. Em Nazaré Uniluz, é coordenadora do Curso Gaia Education. Pós-graduada em Arte, Ecologia e Sustentabilidade, facilitadora do Jogo da Transformação, Coach com formação em Coaching Integrativo Sistêmico, facilitadora de Danças Circulares e de Biodanza, Bailarina e Educadora. (Ver Mais)
  • Taisa Mattos é Mestre e Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Bacharel em Comunicação Social. Faz parte do Movimento de Ecovilas, é co-fundadora da Ecovila Terra Una – MG e integra o Movimento Cidades em Transição. Atua com o Gaia Education, desenvolvendo, coordenando e lecionando em diversos programas. Educadora, dá oficinas, palestras e workshops em diversos temas ligados a sustentabilidade e a vida comunitária. (Ver Mais)

Datas dos Encontros

Dimensão Social: 18 a 24/04 (2ª a dom)
Dimensão Econômica: 20 a 26/06 (2ª a dom)
Dimensão Ecológica: 05 a 11/09 (2ª a dom)
Dimensão Visão de Mundo: 28/10 a 04/11 (6ª a 6ª)

Inscrição

Envie um e-mail para secretaria@nazareuniluz.org.br

Investimento

Valor por Dimensão: R$1.790,00, sendo:

R$1.000,00 (Curso) + R$790,00 (Diárias em Nazaré Uniluz = Hospedagem em quarto individual e alimentação ovolactovegetariana completa)

Total 4 Dimensões: R$4.000,00 (Curso) + R$3.160,00 (Diárias)

 FlyerFINAL_Gaia_2016