Retiro Despertar no Corpo

Yoga, Meditação e Música Corporal

(Feriado de Corpus Christi)

com e

Quando: 15/06/2017 a 18/06/2017

DespertandoCorpo

É da nossa natureza sermos livres, mas nos distanciamos dessa verdade quando passamos a acreditar nas histórias que contamos para nós mesmos de como é nossa vida e quem acreditamos ser. Esquecemos que nossa real natureza é livre e descomplicada. Podemos vivenciar e expressar essa liberdade aqui e agora, através do nosso corpo humano, a ferramenta mais importante e sofisticada a que teremos acesso nesta vida. O corpo é uma ferramenta de comunicação com o mundo externo que expressa claramente nosso mundo interno.

E, como todos nós temos corpos diferentes e formas diferentes de nos expressar, utilizaremos vários portais para acessar essa liberdade de sermos quem somos. Nesse retiro teremos práticas de meditação mindfulness sentados e em movimento, yoga e práticas musicais, para nos conectarmos com o nosso corpo sonoro e, assim, acessar e dar expressão à nossa real natureza.

Através da yoga, quietude, movimento e música corporal, cultivaremos nossa autenticidade, espontaneidade, não julgamento e bem-estar.

Com o movimento consciente aprenderemos a nos expressar, momento a momento, de maneiras que nos elevem e nos libertem. Com as práticas de música corporal, desvendaremos o potencial da nossa escuta, ampliando nossa capacidade sensível de percepção e acessando diferentes formas de nos expressarmos e nos relacionarmos. E, com as práticas de yoga e meditação, exploraremos maneiras de nos sentirmos mais enraizados, centrados e intimamente conectados com o fluxo da vida através dos nossos corpos e corações.

Esse retiro é aberto para todos, tanto como ferramenta para despertar, quanto prática de autoexpressão e cura. Buscaremos integrar a prática espiritual com o todo de nossa vida.

Saiba mais sobre Mindfulness e Yoga

Essas duas práticas, Yoga e Mindfulness, podem trabalhar juntas de uma maneira muito poderosa. Usamos a habilidade do corpo em movimento que a Yoga proporciona para abri-lo, relaxá-lo e realmente sentirmos a respiração e nosso próprio corpo, de dentro para fora. Ao invés de simplesmente nos sentarmos e nos forçarmos a focar, sem cuidado para preparar o corpo, o movimento gentil e suave da Yoga nos nutre, dando o apoio que a mente precisa para estar mais presente.

A prática de Mindfulness – atenção pelna – não acontece só quando sentamos para meditar ou quando estamos no tapetinho de Yoga. Acontece também nas atividades matinais de sustentação do campus, caminhadas meditativas e também encorajaremos a estendê-la para nossa vida além do retiro. É um constante lembrar-se de estar na presença em tudo que se esteja fazendo.

Saiba mais sobre Música Corporal

A música corporal é um caminho para a descoberta do nosso corpo como recurso para criarmos sons. Desde nossas origens, a música feita a partir dos sons do corpo é uma fonte eficiente de comunicação e expressão de nossos sentimentos e emoções com o exterior que nos cerca. Integramos práticas como a percussão corporal, os cantos circulares e os jogos musicais cooperativos, para desvendarmos as autênticas características sonoras que cada corpo reverbera.


 

Chegada: entre 16h e 18h30 de quinta-feira
Saída: após o almoço de domingo

Para mais informações, escreva para secretaria@nazareuniluz.org.br ou reserve sua vaga clicando no botão abaixo:

Investimento: R$ 825,00
(inclui alimentação completa – ovolactovegetariana - e hospedagem em quarto individual).

Valores acima desse são apreciados e bem-vindos, contribuindo com a vinda de mais pessoas.

Juliana Bizare
Viveu no exterior por aproximadamente 14 anos, e durante esse período teve a abençoada oportunidade de estudar Yoga e Meditação com mestres reconhecidos internacionalmente, tanto do Oriente quanto do Ocidente. Morou dois anos na Índia, onde ensinou Yoga no Tushita Meditation Centre em Dharamanshala e estudou com os Chanchani, Usha Devi, Tenzin Palmo entre outros. Na Califórnia se aprofundou ainda mais nesses assuntos, e fez sua formação em Yoga e Mindfulness RYT200 com Katchie Ananda. Estudou no Spirit Rock, recebendo ensinamentos de mestres como Jack Kornfield, Philip Moffit e Anne Cushman. Recém chegada do Peru, estava ensinando Yoga, Meditação e Movimento Consciente num centro internacional imersa na floresta amazônica. Atualmente está finalizando sua pós-graduação em Psicologia Transpessoal e oferece retiros e vivências na Uniluz e outros centros voltados para o autoconhecimento no Brasil e Peru.

Rita Cruz
Graduada em Educação Musical (UNESP) e Pós Graduanda em Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (Projeto Cooperação/UNIP), desde 2015 se dedica ao estudo e prática da Música Corporal. É facilitadora de música e pedagogia da cooperação no projeto Ser Música, coordenadora executiva do projeto Música do Círculo, integrante do grupo Orquestra Corporal (direção de Fernando Barba e Stênio Mendes). Já estudou com Keith Terry, Zuza Gonçalves, Pedro Consorte, Ronaldo dos Santos, Reinhard Flatischler (Taketina), Lucas Ciavatta (O Passo) e integra o grupo de estudos sobre percussão corporal orientado por Fernando Barba, e o grupo de estudos sobre o Desvendar da Voz, orientado por Rita Maria. Foi professora de artes da rede municipal de São Bernardo do Campo (2016).

Partilhas