Retiros de Mindfulness:

A Consciência do Corpo-Mente e Coração

com e
Curso_Mindfulness_Site

Junte-se a nós, no solo sagrado de Nazaré Uniluz, para estes Retiros de Mindfulness. Exploraremos a consciência e presença por meio do corpo-mente, no espírito de um coração amigável, compassivo, alegre e autêntico.


O quanto você tem saboreado a sua vida?
Atualmente, com a velocidade dos acontecimentos e multiplicidade de estímulos, facilmente embarcamos no ritmo frenético da urgência de ter que fazer muitas coisas. Assim, acabamos agindo em razão de uma lista de afazeres e condições que nem sempre estão alinhados com as nossas necessidades mais verdadeiras. Facilmente nos vemos passando pelos dias e pela vida em uma atitude automática e talvez passiva.

Como mudar isso?
A consciência do corpo-mente e coração possibilita deixar de ser refém das forças atuantes no caos. Essa habilidade pode ser despertada e treinada por um conjunto de práticas, fruto da ciência e das tradições meditativas, atualmente conhecida como Mindfulness. Os exercícios desse método ativo são organizados de forma acessível a todas as pessoas com vontade e abertura para sair de ciclos viciosos, intensificar o saborear da vida e, principalmente, assumir a responsabilidade pelo que se vive.

Num espírito de comunidade, exploraremos os ensinamentos de Mindfulness através da nossa experiência direta. Com práticas enraizadas no corpo, exploraremos as diferentes nuances da relação mente-coração e nos abriremos para a capacidade de estarmos plenamente atentos em vários níveis. Aprenderemos um pouco sobre a dinâmica neurocognitiva do processo da meditação, a importância do foco (estabilidade da atenção) e como cultivar a harmonia das emoções por meio do corpo e da consciência em si. Perceberemos também que esse novo olhar que despertamos sobre nossa experiência humana e sobre tudo que nos cerca nos leva a uma versão mais autêntica de nós mesmos.


RETIRO DE MINDFULNESS


O que é?
Os Retiros de Mindfulness são independentes entre si. Você pode escolher participar de todos com um valor diferenciado ou participar de experiências avulsas de acordo com o tema de maior interesse. Cada Retiro abordará uma aplicação diferente de Mindfulness, entremeados por práticas de movimento consciente como Mindfulness Yoga e Qi Gong. Serão oportunidade de conhecer diversas ferramentas com o poder de nos libertar internamente. Além dos retiros, haverá também encontros online para apoiar a sua prática entre os retiros.


Para quem?
O curso é recomendado tanto para iniciantes nas práticas meditativas, quanto para os mais experientes.


PROGRAMA:

De 01 a 03 de Setembro - 2017

Mindfulness: Reconhecer e acolher a nossa humanidade

Ensinamentos espirituais muitas vezes parecem apontar para um tipo de perfeição super-humana, que é reforçada por imagens clássicas e estórias do Buda, Jesus Cristo e outros “santos” que são mitos na nossa história. Isso pode fazer com que nossa própria liberdade de Ser pareça inalcançável ou muito distante. No entanto, os ensinamentos e práticas de Mindfulness dão ênfase à nossa experiência imediata e comum, nossa experiencia humana como a base para nossa libertação. Nesse fim de semana vamos enxergar nossa liberdade como humanos como algo bem próximo e possível, e vamos explorar como compreender e integrar as várias possibilidades da nossa prática na nossa vida cotidiana.

Conforme meditamos e entramos em contato com nossas sensações e emoções, passamos a entender de verdade a natureza humana que todos compartilhamos. Nossa experiência deixa de ser somente pessoal, e passa a ser mais ampla, mais universal. O que é ser humano? O que é ter um corpo? Ter sentidos? Ter pensamentos? Qualidades da mente? O que é ter uma atenção dispersa ou focada? Como relaxar a tensão interna e física que criamos constantemente e inconscientemente, e cultivar um estado de presença mais relaxado em si mesmo e um coração mais aberto?

De 29 de setembro a 01 de outubro – 2017

Mindfulness: Presença nos desafios e dificuldades

Reagir instintivamente ou Responder com consciência? Nesse retiro entraremos em contato com exercícios para reconhecer como nos comportamos diante de variados estímulos e situações. Lutar, Fugir, Estagnar, Saborear, Compreender, Escolher. O quanto nossos hábitos internos nos prendem a padrões de reações inconscientes? É possível quebrar condicionamentos e cultivar a curiosidade e abertura de uma mente não reativa e equânime? O que é viver isso por meio do próprio corpo?

É vital que entendamos sofrimento como algo que na sua essência nos convida a refletir sobre a enorme gama de reações emocionais negativas que experimentamos na vida. O estresse ou desconforto que sentimos, como alienação, desespero, incertezas, falta de controle, frustração, medo, raiva, tudo isso mostra nossa resistência em reconhecer e acolher a vida em sua natureza e totalidade. Sofrimento assumiu uma reputação ruim na nossa sociedade, mas nos ensinamentos daquele que despertou ele é considerado nobre, pois nos oferece a oportunidade para uma das investigações mais relevantes e inspiradas que podemos conduzir na nossa vida. O que é mais nobre e magnífico em nós vem à tona quando reconhecemos o sofrimento, a alegria, completude da experiência de cada momento.

De 27 a 29 de outubro – 2017

Mindfulness: Compaixão, Cultivando uma mente mais sábia e um coração mais gentil

Neste retiro focaremos no cultivo da qualidade de amor gentil (Metta em Pali, língua falada pelo Buda). Preencheremos nossos corações, mentes e corpos com uma sabedoria cuidadosa e amorosa. A “presença desperta” e o “amor gentil” são essenciais para vivermos a vida espiritual. A consciência que desenvolvemos através da prática de Mindfulness nos permite ter mais clareza e entendimento das coisas da vida. As práticas do “amor gentil” abrem nosso coração, permitem que nos aceitemos e nos abracemos com gentileza e nos conectam mais intimamente com o todo da vida. A fusão dessas duas práticas nos ajuda a responder mais compassivamente aos desafios que encontramos em nós mesmos e no mundo.

Refletiremos sobre os cinco obstáculos para a prática e aprenderemos algumas ferramentas para trabalhar com emoções difíceis e estados mentais que atrapalham o cultivo do amor gentil.

De 10 a 12 de novembro – 2017

Mindfulness: A expressão do ser autêntico

Nosso corpo é um arquivo vivo das nossas experiências. O quanto do que se vive é fruto de projeções pessoais, familiares ou sociais? O quanto do que se vive é fruto da pureza e da singularidade que existem dentro de cada um? Modo fazer, Modo Ser, Modo Vir a Ser. A habilidade da atenção plena e o seu papel na criação e sustentação de um campo aberto para o Vir a Ser. O que o corpo guarda e pode ser revelado por meio da atenção, intenção e atitude? O que o corpo guarda e pode ser revelado por meio de movimento e consciência?

De 24 a 26 de novembro – 2017

Mindfulness: Oportunidades diárias para mais amor, sabedoria e conexão

Alguma vez você já se perguntou como levar sua prática espiritual para além dos retiros ou das sentadas para meditar, abordando sua vida como um todo? Neste retiro exploraremos como nossa prática pode ser desafiada e tomar ainda mais vida nas interações diárias. Enquanto é verdade que nos tornamos mais íntimos e conectados a nós mesmos através da prática silenciosa, nossa exploração se expande quando aprendemos a manter essa conexão viva com a gente mesmo enquanto nos relacionamos com o outro. O convite é fazer de cada interação que temos no nosso dia, uma oportunidade para praticar mais conexão, compreensão e insight.

Os retiros acontecerão com alguns momentos de silêncio, com algumas meditações guiadas, ensinamentos e inquiry (exploração da experiência vivida), criando uma ponte entre nossa prática silenciosa e a qualidade vibrante, e muitas vezes caótica, do nosso dia a dia.

Vamos também explorar algumas ferramentas para um mindful speech (fala e escuta com atenção plena). Uma prática mais relacional é um convite para comparecermos a todos os aspectos da nossa vida com mais graça e um coração aberto.

Em alguns módulos, o conteúdo será apresentado somente por Juliana Bizare sem a participação de Marcio Sussumu.


Investimento:

  • Retiro Inteiro:
    (da noite de sexta ao almoço de domingo)
    R$790,00
    (incluem hospedagem em quarto individual e alimentação ovolactovegetariana completa)
  • Retiro – Somente no sábado: 
    (08h15 às 18h15)
    R$365,00
    (inclui almoço ovolactovegetariano e dois lanches)

  • 2 ou mais Retiros:
    Faça sua proposta – Temos possibilidades de bolsas

A programação está inserida no ritmo de Nazaré Uniluz mas é de responsabilidade dos Facilitadores.

Chegada: entre 16h e 18h30 de sexta-feira
Saída: após o almoço de domingo

Para se inscrever, escreva para secretaria@nazareuniluz.org.br

Juliana Bizare
Viveu no exterior por aproximadamente 14 anos, e durante esse período teve a abençoada oportunidade de estudar Yoga e Meditação com mestres reconhecidos internacionalmente, tanto do Oriente quanto do Ocidente. Morou dois anos na Índia, onde ensinou Yoga no Tushita Meditation Centre em Dharamanshala e estudou com os Chanchani, Usha Devi, Tenzin Palmo entre outros. Na Califórnia se aprofundou ainda mais nesses assuntos, e fez sua formação em Yoga e Mindfulness RYT200 com Katchie Ananda. Estudou no Spirit Rock, recebendo ensinamentos de mestres como Jack Kornfield, Philip Moffit e Anne Cushman. Recém chegada do Peru, estava ensinando Yoga, Meditação e Movimento Consciente num centro internacional imersa na floresta amazônica. Pós-graduada em Psicologia Transpessoal, oferece retiros e vivências na Uniluz e outros centros voltados para o autoconhecimento no Brasil e Peru.

Marcio Sussumu Hirayama
É instrutor do Centro Paulista de Mindfulness e do Programa básico de Alquimia Interna do Tao da Grande Tríade. Realizou Doutorado (Unicamp) e Pós-doutorado (Unifesp) cujas pesquisas abordaram as Intervenções baseadas em Mindfulness. É professor do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness (Mente Aberta, UNIFESP), foi Research fellow do Centre for Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor (Reino Unido) e do Center for Mindfulness and Compassion do CHA - Harvard Medical School teaching hospital.